Desde o projeto até à chave: BFS

1. Contexto

Depois de termos analisado as seguintes duas empresas:

O turnaround da SPX Corp.

Boa empresa, bom investimento? Tetra Tech

Que estavam agrupadas em others no seguinte artigo:

Que empresas analisar?

Hoje iremos analisar a Builders FirstSource (BFS) que já possui um valor de mercado de $10.400 M.

2. Apresentação

A BFS fabrica e comercializa materiais e componentes para indústria da construção civil e também fornece serviços de instalação e construção a todos os interessados. Dentro dos produtos que são fabricados pela própria empresa temos: vigas que são utilizadas no teto e nos pisos, painéis de parede, escadas, janelas, entre outros. Paralelamente a BFS revende produtos de terceiros que não produz…

…e oferece toda a tipologia de serviços necessários para a construção de casas. A BFS possui tais profissionais como: arquitectos, designers, construtores, vendedores, entre outros. A equipa da BFS é composta por 26.000 profissionais.

No início de 2021 foi realizada a fusão com a BMC Holdings:

Builders FirstSource Completes Combination with BMC Stocks Holdings

O último valor de mercado registado da BMC foi de $3.610 M. A gestão aponta para uma diminuição de custos na ordem dos $150 M em 2022:

Desde o projeto até à chave: BFS 1 - Borja On Stocks

O CEO da BMC Holdings passou a CEO da BFS:

Builders FirstSource Announces Completion of Planned CEO Transition

A gestão aponta para o seguinte mix de produtos em 2021:

Desde o projeto até à chave: BFS 2 - Borja On Stocks

O end market da BFS são as casas Single-Family:

Desde o projeto até à chave: BFS 3 - Borja On Stocks

2.1 Acionistas

Desde o projeto até à chave: BFS 4 - Borja On Stocks

Entre os principais acionistas temos os mesmos do costume, porém também temos um ativista com 4,28% do capital e que tem vindo a aumentar a sua posição.

3. Contexto Histórico

A BFS é cotada desde junho de 2005 e todos os relatórios podem ser consultados no site da SEC.

3.1 Valor de Mercado e Número de Ações

Por cada ação da BMC os seus investidores receberam 1,3125 ações da BFS…

Desde o projeto até à chave: BFS 5 - Borja On Stocks

…pelo que, recentemente o número de ações da BFS aumentou consideravelmente:

Desde o projeto até à chave: BFS 6 - Borja On Stocks

O valor de mercado catapultou-se para os $10.400 M. Não há nenhum plano de recompra de ações.

3.2 Top Line

Desde o projeto até à chave: BFS 7 - Borja On Stocks

O CAGR das vendas entre 2001 e 2020 é de 9,55%, porém entre 2001 e 2009 as vendas diminuíram 55% e apenas em 2015 é que o volume de negócios ultrapassou os valores de 2005. O crescimento das vendas em termos YoY é o seguinte:

Desde o projeto até à chave: BFS 8 - Borja On Stocks

A BFS possui dois catalisadores: o aumento do preço da madeira serrada…

Desde o projeto até à chave: BFS 9 - Borja On Stocks

… e as aquisições de novas empresas que podem ser visualizadas no seguinte gráfico:

Desde o projeto até à chave: BFS 10 - Borja On Stocks

3.3 Bottom Line

Desde o projeto até à chave: BFS 11 - Borja On Stocks

O resultado líquido da BFS não é consistente e o facto de terem sido apresentados 7 anos seguidos de prejuízos não me transmite confiança. As estimativas dos analistas apontam para um lucro recorde em 2021. Nos primeiros 6 meses de 2021 o lucro apresentado foi de $497 M, porém os fluxos de caixa operacionais foram negativos em $204 M.

O PER21 é de apenas 8,8, porém esta aparenta ser uma situação em que o PER pode vir a enganar dada a inconsistência dos resultados, a volatilidade do preço da madeira cerrada e o elevado valor do goodwill e dos ativos intangíveis.

3.4 Margens

Desde o projeto até à chave: BFS 12 - Borja On Stocks

Desde 2010 que as margens têm vindo a aumentar, começando pela expansão consistente da margem bruta e acabando com a expansão menos linear da margem líquida.

3.5 Balanço

O último balanço é de junho de 2021. O ativo conta $90 M em cash e com ativo corrente total de $4.915 M. O ativo não corrente conta com $2.535 M em goodwill e $1.423 M em ativos intangíveis, sendo que, em suma, estas rúbricas representam 37% do total do ativo. Desde o início de 2021 que a rúbrica accounts receivable não tem parado de aumentar em termos numéricos. Convém verificar o peso da rúbrica face às vendas:

Desde o projeto até à chave: BFS 13 - Borja On Stocks

O peso em termos percentuais está dentro das normas e o aumento deverá estar relacionado com a recente aquisição, porém a BFS poderá vir a enfrentar alguma falta de liquidez no curto-prazo. No último relatório temos a seguinte informação:

Desde o projeto até à chave: BFS 14 - Borja On Stocks

Pelo que, mesmo que os recursos próprios não cheguem, a BFS possui créditos pré-aprovados para colmatar as dificuldades de curto prazo. A dívida financeira não corrente é de $2.245 M e as maturidades são as seguintes:

Desde o projeto até à chave: BFS 15 - Borja On Stocks

Tendo em conta que os analistas projetam um EBITDA entre os $2.314 M e os $1.812 M entre 2021 e 2023, o Net-Debt to EBITDA está em valores controlados.

4. Conclusão

Desde o projeto até à chave: BFS 16 - Borja On Stocks

O múltiplo do EBITDA não se encontra esticado. O que me afasta da BFS é a volatilidade recente do preço da madeira cerrada, a aquisição recente da BMC, a qual elevou consideravelmente o valor dos ativos intangíveis e do goodwill, sendo que estes podem levar a perdas devido a potenciais imparidades. Esta situação poderá acontecer caso esta queda a pico…

Desde o projeto até à chave: BFS 17 - Borja On Stocks

…continue. Eu diria que não é boa ideia comprar uma cíclica nesta altura até porque a BFS possui um forte historial de drawdowns:

Desde o projeto até à chave: BFS 18 - Borja On Stocks

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão