Parabéns ao Sérgio Araújo, 1000mercis de saída

1. Contexto Histórico

O TOP20 Paris é, neste momento, o único dos quatro TOPs do BoS (Lisboa, Amesterdão, Paris e US) que revela underperformance face ao seu benchmark e evidentemente essa é uma situação que me desagrada, mas não é por isso que vou procurar incrementar o esforço nas análises em Paris, é mais porque tenho gosto e curiosidade.

Dentro do TOP20 Paris há grandes outperformers, como por exemplo a L.V.M.H. que comentei hoje no Fórum e grandes underperformers, sendo que a pior mesmo é a 1000mercis, que recentemente mudou de nome para Numberly.

Teoricamente eu deveria largar as underperformers e manter as outperformers, mas preciso de ter razões fundamentais fortes para essas decisões, não posso basear-me nas oscilações de curto/médio prazo das cotações. Senão muitas das outperformers, como por exemplo a L.V.M.H., a Euronext e a Airbus, teriam sido largadas lá em baixo quando tiveram drawdowns semi-dolorosos.

Posto isto, vou reler as análises anteriores à Numberly (ex-1000mercis), para reentrar no contexto:

Vou reler também o tópico da Numberly no Fórum. Quero dar os parabéns ao Sérgio Araújo, pois ele aparentemente viu bem a situação, especialmente quando escreveu o seguinte:

Numa perspectiva fundamental, a partir de 2010 verifico um aumento consistente de vendas (o que é bom), mas diminuição consistente do lucro (como se as despesas “comessem” as receitas, o que se verifica num negócio essencialmente baseado em “headcount”, como é o do marketing digital), e a diminuição consistente da margem de lucro (também mau, e coerente com quem tem que concorrer com indianos e “small mom & pop shops” a fazerem campanhas de marketing nas redes sociais).

2. Perspetivas

Ontem a Numberly apresentou, de forma sucinta, os seus resultados do 1º semestre de 2019:

E continua a tendência de mais Vendas e menos Lucros…

Parabéns ao Sérgio Araújo, 1000mercis de saída 1 - Borja On Stocks

…tal como tem acontecido desde 2010:

Parabéns ao Sérgio Araújo, 1000mercis de saída 2 - Borja On Stocks

Nota: estimativa obtida através da mera duplicação do Lucro do 1º semestre

A margem líquida, que foi de 26% em 2010, está agora nos 5%, uma compressão que deverá ser explicada pelo que o Sérgio Araújo escreveu.

A CEO justifica a quebra no Lucro com o seguinte:

Parabéns ao Sérgio Araújo, 1000mercis de saída 3 - Borja On Stocks

Investimentos em tecnologia, recrutamentos e vendas de produtos/serviços com menos margem. Aumento de 1,3 M€ nos Custos com Pessoal.

Efetivamente a empresa tem vendido cada vez mais…

Parabéns ao Sérgio Araújo, 1000mercis de saída 4 - Borja On Stocks

…mas lucrado cada vez menos (como vimos), sendo que as estimativas do analista que segue a empresa, neste momento estão assim:

Parabéns ao Sérgio Araújo, 1000mercis de saída 5 - Borja On Stocks

O PER19 está nos 22…

Parabéns ao Sérgio Araújo, 1000mercis de saída 6 - Borja On Stocks

…o que é elevado, porém poderá haver, naquelas estimativas, margem para surpresas positivas, pois agora foram mesmo cortadas até ao osso. Acho eu.

Vou dizer o que penso em termos de curto, médio e longo prazo.

  • No curto prazo, o corajoso chegava a este ponto, reconhecia o erro, dava os parabéns a quem viu a situação de forma correta e pagava o preço respetivo pela lição, ou seja, vendia a perder e encaixava a menos-valia;
  • No médio prazo, o caguinchas com medo de perder pensava que qualquer programa de corte de custos ou surto mais forte de crescimento das Vendas poderá dar um Lucro mais jeitoso, que volte a entusiasmar os investidores por esta small cap. Convém não esquecer que os gestores têm 42,08% do capital e que a empresa tem comprado ações próprias…
  • No longo prazo, o vidente considera que a vulnerabilidade do negócio está exposta, que o Sérgio Araújo tem razão e quando eventualmente vier uma recessão económica a Numberly provavelmente ver-se-á muito aflita com uma estrutura de custos pesada e Vendas mais baixas.

E quem sou eu? Por muita vontade que tenha de ser o caguinchas (seria mais confortável) opto ser o corajoso… para melhorar a performance do TOP20 Paris tenho de tomar as seguintes atitudes:

  • Vender as piores
  • Manter as melhores
  • Analisar mais ações francesas em busca de novas oportunidades

3. Conclusão

A 1000mercis será retirada do TOP20 Paris à cotação de fecho de hoje. 

Parabéns ao Sérgio Araújo, 1000mercis de saída 7 - Borja On Stocks

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Artigos Relacionados

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão