AdP: Atlantia versus Vinci

1. Contexto Histórico

Como certamente saberão há dois dias caiu uma ponte em Génova, Itália …

… e houve 39 vítimas mortais a lamentar 🙁

No contexto da Bolsa, a Atlantia, que é a empresa dona da Autostrade per l’Italia que operava a ponte, está a desvalorizar 22% na Bolsa de Milão na sessão de hoje:

Por necessitar de focus, auto restrinjo-me às análises a ações cotadas em Lisboa, Amesterdão e Paris, pelo que não vou analisar a Atlantia.

Porém a tragédia deverá ter repercussões em duas empresas cotadas em Paris que já analisei, a Aeroports de Paris e a Vinci:

2. Perspetivas

Na análise à Aeroports de Paris vimos que o Estado francês controla 50,6% do capital da empresa. O Governo de Emmanuel Macron está a estudar a possibilidade de vender essa posição para financiar um programa de apoio a pequenas e médias empresas inovadoras. Na corrida a essa privatização da Aeroports de Paris estão duas empresas de peso, precisamente a italiana Atlantia e a construtora francesa Vinci, que já opera aeroportos, nomeadamente em Portugal.

Com o que aconteceu em Génova parece-me que será politicamente indefensável que a Aeroports de Paris seja entregue à Atlantia, ficando apenas um concorrente viável… a Vinci!

Vimos que a Aeroports de Paris é muito sólida, consistente e lucrativa, e a sua aquisição deverá melhorar os fundamentais da Vinci em termos de longo prazo.

A Vinci é uma blue chip europeia do setor da construção e das infra-estruturas.

3. Conclusão

A Vinci ficou um pouco mais perto do TOP10 Paris

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Artigos Relacionados

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão