Ação do Mês: Março 2018

Os computadores e o software por vezes podem ser cruéis. Quando já estava perto de finalizar o artigo, por causa de uma imagem que deu erro, perdi o artigo todo (não ficou em rascunho), pelo que tenho de o escrever novamente e já não tenho muito tempo. Vou tentar resumir.

Digamos que vi bastantes ações e quando digo “vi” significa que vi os gráficos das cotações, li as análises anteriores, as notícias mais recentes e as tabelas de resultados. É verdade que nas últimas semanas houve algumas micro-caps sem base fundamental sólida que tiveram subidas bastante significativas, como por exemplo a Archos, a Atari, a Avenir Telecom, a Claranova, a Gaussin e a Logic Instrument. Eu vi-as subir, porém considerei que a valorização era por motivos infundados e que este desenvolvimento do mercado provavelmente levará a emissões de novas ações por parte destas micro-caps, que precisam de capital. No passado já fui atraído por este género de momentum plays nas micro-caps (tinha um small cap bias) sem grandes resultados, por dois motivos: como não existia base fundamental sólida as mãos eram fracas e também porque as empresas não representavam bons investimentos a longo prazo. Agora que já tenho 22 anos de Bolsa opto por ser mais conservador nas minhas escolhas e deixar passar as oportunidades mais especulativas.

Fiz um esforço moderado para identificar oportunidades fora dos Portfolios, nomeadamente no setor da construção, mas não encontrei nada suficientemente atrativo. Rondei mais a Euronext Amesterdão, que é onde começo a sentir mais segurança, talvez por causa da outperformance recente do Portfolio TOP10 Amesterdão.

Por outro lado acho que é mais benéfico ir escolhendo para Ação do Mês holdings dos outros Portfolios do BoS, para que no máximo os Portfolios tenham “apenas” 40 holdings diferentes. Nesse caso o Portfolio Ação do Mês serviria para reforçar, de forma oportunista, nas ações dos outros Portfolios.

Ao ler as notícias mais recentes deparei-me com esta divulgada hoje pela ST Micro:

Reli as análises anteriores:

E fiquei bastante atraído. Aliás, acho difícil alguém ler estas análises e não ficar atraído pelas ações da ST Micro. É verdade que desde que a ST Micro entrou no Portfolio TOP20 Paris a cotação descaiu cerca de 7% …

Ação do Mês: Março 2018 1 - Borja On Stocks

… mas eu tenho de me manter fiel à ideia de que os primeiros 10% ou mesmo 20% são irrelevantes e nada dizem acerca da qualidade do investimento. Uma ação pode descer 10% do meu preço de compra e mesmo assim vir a ser o melhor investimento que já fiz na vida. Aliás, é muito pouco provável que, ao comprar uma ação, fique logo a ganhar e nunca fique a perder nem que seja alguns pontos percentuais, pelo que seria descabido avaliar a bondade de um investimento pela oscilação inicial da cotação. Seria um processo semelhante a avaliar a inteligência de uma pessoa pelos seus resultados na Raspadinha. Também temos de ter em consideração que a ST Micro tinha subido bastante nos meses anteriores, pelo que seria natural um período de consolidação. Não existem ações, nem mesmo as mais atrativas, que subam em linha recta.

No outro dia, já não sei onde foi, referi que por vezes o mercado tem tendência a valorizar as empresas todas da mesma forma, isto é, com múltiplos semelhantes, ainda que as perspetivas de crescimento sejam bastante diferentes, e que isso gera ineficiências e oportunidades de investimento. Por exemplo, o PER 2020 da ST Micro é de 13,5 e o PER 2020 da Danone é de 15,6. Eu até acho que o consumo global de produtos da Danone vai aumentar, mas, quer dizer, a indústria da alimentação é madura, não tem nada a ver com as indústrias em que a ST Micro é líder, dos chips para automóveis autónomos e internet das coisas.

Os automóveis e outros veículos autónomos deverão ser uma das maiores inovações do século XXI, que trará bastante progresso económico ao mundo desenvolvido. A internet das coisas também, de forma a que possamos obter informação, e dar instruções, a todo o tipo de máquinas e mesmo objetos de forma remota.

Há dez anos atrás, quando apareceu o iPhone, era possível ver que a Apple iria crescer de forma acelerada na década seguinte. E agora, não é evidente que daqui por dez anos teremos muitos carros autónomos nas estradas e que muitas máquinas e objetos estarão ligados à internet e a comunicar entre si? Penso que sim. Estive a ver as soluções da ST Micro para ambas as áreas e fiquei convencido.

Conclusão

A ST Micro vai entrar no Portfolio Ação do Mês à cotação de fecho de hoje com 1 000 € (valor meramente indicativo). O nível de risco é 3 e o PAQVH é 105 €, tal como descrito nas análises anteriores. 

Códigos: símbolo Reuters é STM.PA e o ISIN é NL0000226223

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Artigos Relacionados

Download ebooks grátis

e-books sobre Investimento em Ações

Cinco e-books inspiradores e informativos sobre investimentos em ações

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão