Boa tarde, caros Subscritores.

Perguntei a um dos meus filhos (6 anos) se conhecia os filmes da Disney. Ele disse:

Conheço e não gosto!

O miúdo só gosta do Lightning McQueen e da música “The Imperial March” do Darth Vader da série Star Wars. Dos Avengers tem medo. Será que a Disney está a perder o encanto entre os mais novos? Já vou ver se existem estudos acerca da relação entre as «crianças» e a «Disney». No entanto, a Walt Disney é uma das 6 empresas que Own (Almost) All Media:

Apresentação

The Walt Disney Company é mais do que o rato Mickey, o pato Donald, a Branca de Neve e a Disneyland. É uma gigantesca multinacional, fundada em 1923 pelos irmãos Walt Disney e Roy Oliver Disney, com negócios em várias áreas: media, merchandise, licenciamento, brinquedos, videojogos, eventos, hotéis, parques de diversão, entre outros. No princípio, a Disney era um estúdio que produzia curtas metragens de animação, mas hoje é um verdadeiro império do entretenimento (radio, eventos temáticos, canais de TV, séries, filmes, etc.):

A empresa tem 4 fontes de Receita:

  • O conteúdo emitido através da rádio/TV e das redes por cabo…

… onde se tem verificado um aumento do número de transmissões por cabo e sem fio, nos últimos 10 anos…

… bem como um aumento do número de subscritores dos serviços pagos:

  • A Receita “offline” dos parques de diversões (Disneyland, Disney World, Disney Cruise Line, etc.), do licenciamento da sua propriedade intelectual (direitos de uso da marca, dos personagens, etc.) e do merchandise (brinquedos, livros, revistas, etc.) sofreu uma enorme quebra, devido ao impacto da Covid-19…

… principalmente nos parques de diversões, que estiveram encerrados no período de confinamento em 2020:

  • A produção de filmes distribuídos nos cinemas, na TV e por streaming, a produção de séries, o negócio da música e os eventos ao vivo (em palcos como o da Broadway) também foi afectada pela pandemia:

Aqui estão incluídos os clássicos de animação…

… e os mais recentes…

… as produções dos estúdios da Pixar

… dos estúdios da Marvel

… dos estúdios da Lucasfilm, com a série Star Wars

… entre muitas outras produções cinematográficas:

  • Os direct-to-consumer (DTC) streaming services incluem a Disney+, ESPN+, Hotstar e a Hulu (numa batalha contra a Netflix), entre outros:

A ESPN+ e a Hulu têm crescido bastante, mas a Disney+ ainda tem o domínio dos seus serviços pagos de streaming:

Nos 4 serviços de streaming

… destaco o crescimento da Hulu desde 2013…

… e nos últimos meses…

… e o crescimento da Hotstar (Indian subscription video on-demand streaming service), que se irá beneficiar do potencial do mercado indiano, nos próximos anos:

Principais Accionistas

Os principais accionistas são grandes fundos de investimento:

Gráfico de Longo Prazo

Apesar da excelente performance das acções, que nos últimos anos se beneficiaram dos investimentos realizados nos estúdios de produção…

… entre 2000 e 2010 os investidores andaram a penar:

Como será 2020-2030?

Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

A Capitalização Bolsista é de $260 B:

Informação Financeira

A Receita teve uma ligeira quebra nos últimos 12 meses, devido à Covid-19 (em 2 segmentos, como já indiquei):

O Resultado Líquido também foi afectado. Veja-se os $2,9 B de prejuízo…

… provocado pela quebra de Receita e pelo aumento dos Gastos e Perdas:

A Divida Total corresponde a 60,12% do Capital Próprio…

… e a Dívida Líquida agravou-se, aumentando para 4,5 vezes o EBITDA:

Desenvolvimento

O meu filho gosta mais do Youtube do que da Disney (e pelos vistos não é o único, como dizem alguns estudos), mas o mercado da Disney é vasto, abrangendo também as pessoas adultas:

Apesar da pandemia ter afectado bastante o segmento Parks, Experiences and Products e o segmento Studio Entertainment, a acção recuperou de forma enérgica…

… embora certos analistas não esperem que os segmentos afectados pela pandemia recuperem antes de 2022. Apesar disso, o Price-to-Sales está nos píncaros:

O Price-to-Earnings foi estragado pelos prejuízos (a média anda perto dos 15)…

… e o dividend yield está muito baixo, denotando sobrevalorização (apesar da quebra do dividendo):

As perspectivas na Refinitiv apontam para um PER24 de 18,6… está alto, em relação à média (15):

ConclusãoA Walt Disney Company é uma das maiores empresas de media do mundo. A pandemia da Covid-19 impactou os Resultados consolidados do Grupo, principalmente devido à quebra do segmento Parks, Experiences and Products e do segmento Studio Entertainment.

A Walt Disney Company é uma das maiores empresas de media do mundo. A pandemia da Covid-19 impactou os Resultados consolidados do Grupo, principalmente devido à quebra do segmento Parks, Experiences and Products e do segmento Studio Entertainment. A dívida financeira aumentou bastante, mas a resiliência do negócio é capaz de suportar a deterioração do Balanço, tal como em anos passados. O preço da acção está, na minha opinião, cerca de 60% acima do valor justo. Eu não daria mais de $90 por cada acção.

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

 

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do BorjaOnStocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O BorjaOnStocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site BorjaOnStocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Preparado para INVESTIR nas MELHORES AÇÕES?