Uma Sleep Number para o Natal?

Bom dia caros Subscritores,

A Sleep Number apresentou resultados ontem à noite, após o fecho de Wall Street. Eu só espreitei na app do Investing e vi-a a subir 9%, pelo que subentendi que os resultados tinham sido melhores do que o esperado.

E foram, muito poucos esperavam que, com a confiança dos consumidores no mínimo de sempre, a Sleep Number aumentasse as suas vendas em 13%, para $549 M e o EPS em 75%, para $1,54.

Como é que a gestão conseguiu fazer isto?

Nas análises anteriores vimos que não estavam a conseguir produzir as smart beds de gama mais alta, porque lhes faltava um componente crítico, um chip, que obtiveram no 2º trimestre, o que lhes permitiu produzir e entregar essas camas mais valiosas (que há muito estavam encomendadas), com o preço médio de cada cama a aumentar de $5.094 para $6.485.

Mas este foi um efeito temporário.

No 3º trimestre o valor de venda unitário voltará a baixar e a Sleep Number vai ser afetada por uma quebra da procura de dois dígitos (a procura desceu 12% no 2º trimestre) e a guidance aponta para um EPS de $0 no 3º trimestre e de $3 a $4 no total do ano de 2022.

Na primeira metade do ano o EPS foi de $1,6, pelo que esperam entre $1,4 e $2,4 no 4º trimestre, que sazonalmente é o mais forte, por causa do período do Natal.

Eu também gostava de ter uma smart bed no Natal, pelo que fui ao site da Sleep Number ver se podia comprar uma. Pediam sempre o Zip Code, pelo que comecei por falar com uma assistente virtual e depois com a Susan:

Uma Sleep Number para o Natal? 1 - Borja On Stocks

Uma Sleep Number para o Natal? 2 - Borja On Stocks

Só vendem nos States e pelo andar da carruagem, devem abrir a primeira loja em Portugal daqui por uns 20 anos e em Leiria daqui a uns 30 anos. Nessa altura, se lá chegar, já vou ser velhinho.

A Susan sugeriu que utilizasse um freight forwarder, ou seja, um transportador marítimo, mas isso já deve meter muita burocracia e parece areia demais para a minha camioneta. Pode ser que alguém mais paciente e habilidoso, a Catarina, leia esta análise 😉

Anyway, com a confiança dos consumidores no nível mínimo desde que há registos…

Uma Sleep Number para o Natal? 3 - Borja On Stocks

…e a Sleep Number vendendo artigos de consumo discricionário, eu estava preparado para prejuízos este ano.

Afinal, quem é que, neste ambiente macroeconómico, compra camas de $5.500?

Pelos vistos, ainda há quem compre, quem não adie a satisfação das suas necessidades, independentemente das notícias e dos ventos macroeconómicos.

A gestão cortou a guidance, de $5 a $6 de EPS, para $3 a $4. Não me surpreende, reparem no que escrevi na análise aos resultados do 1º trimestre:

guidance para o EPS em 2022 está entre os $5 e os $6, mas é perfeitamente possível que não alcancem este objetivo, uma vez que o EPS no 1º trimestre foi apenas $0,09.

Isto não me apoquenta, o que me chateia é terem deixado de comprar ações próprias. No 2º trimestre só compraram $12,6 M e no 3º não vão comprar nada.

Ou seja, quando a cotação estava lá no alto, acima de $100, gastaram o lucro todo a comprar ações próprias. E agora que a cotação está abaixo de $40, cá em baixo, deixam de comprar ações próprias. Porquê? Porque estão com medo e com pouco dinheiro, pois gastaram-no todo a adquirir ações próprias.

Neste aspeto há que dar razão ao Artur, que desde cedo alertou para este risco.

Havia outra empresa que fazia isto, quando o free cash flow yield era elevado (ou seja, quando a empresa estava com um bom free cash flow), compravam ações próprias e quando era baixo, não compravam. A mesma coisa com a Sleep Number, quando o negócio corre bem e as ações estão altas, compram-nas. Quando corre mal e as ações estão baixas, não compram.

É uma má estratégia, mas quando os negócios são bons resistem a estratégias “estúpidas” da gestão e acabam por valorizar… a outra empresa que fazia isso era a RICK, que acabou por ser uma multibagger.

O que é que posso dizer mais?

Que estou surpreendido pelo drawdown de 80% desde o máximo?

Uma Sleep Number para o Natal? 4 - Borja On Stocks

Sim, estou.

Mas mantenho-me de pedra e cal com esta ação… a empresa está por $0,8 B e eu vejo-a a valer mais de $20 B no longo prazo.

Vende um big ticket item, cheio de inovação e tecnologia e tem um belíssimo track record.

Conclusão

A Sleep Number mantém-se no TOP20 Small Caps US e o PAQVH mantém-se nos $1.240.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão