Troco CBOE por Jinko Solar

1. Introdução

Esta análise começa por ser uma análise de resultados do Hélder e termina com uma recomendação para o TOP20 Small Caps US.

2. Contexto Histórico

A JinkoSolar é uma companhia chinesa da indústria solar que vende produtos e serviços para empresas e particulares, tais como painéis solares…

… baterias residenciais…

… e industriais…

… mantendo uma posição de liderança no sector:

Entre os principais accionistas só há grandes fundos:

A acção teve, no final do ano passado, uma forte subida…

…mas, nos últimos meses, tem vindo a perder a força:

3. Resultados

Apesar dos efeitos da pandemia, o sector está aquecido – a Receita aumentou 18% e o Resultado Líquido aumentou 3,2%:

4. Pontos Positivos

No final de 2020, a JinkoSolar continuou a ser a maior fabricante de PV (photovoltaic manufacturing and technology) do mundo. A empresa aumentou as remessas de módulos solares em 31,5% em 2020…

…e espera um crescimento das remessas em cerca de 30% em 2021, com a nova geração Tiger Pro a responder por 40%-50% do total.

5. Pontos Negativos

Em termos operacionais, o momento é muito positivo. Destacaria como negativo apenas o prejuízo de $22,8 M dos efeitos cambiais e o aumento das despesas com juros (+17,3%). É necessária alguma atenção os níveis da dívida, pois têm vindo a distanciar-se dos Capitais Próprios, nos últimos anos:

6. Perspectivas

O Grupo está optimista em relação à procura por módulos fotovoltaicos. A remessa de painéis foi de 18,8 MW em 2020 (mais 31.4% do que em 2019), e é esperada uma remessa de 25-30 GW em 2021:

A expectativa dos analistas de $5.109 M de Receita para 2020 foi superada ($5.384 M), e é possível que a taxa de crescimento da Receita de 17,51% até 2022 também venha a ser superada, se a produção prevista se concretizar:

7. Conclusão

Teria de estudar mais a fundo o sector, mas parece-me que o grande factor para o sucesso de longo prazo reside na qualidade das baterias. O artigo mais recente que encontrei foi o da Solar Power World, que faz uma análise meramente descritiva, mas sei que a empresa tem conseguido atingir vários recordes no que respeita à eficiência das baterias:

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

8. Comentário & Conclusão do César

Verifico que a Jinko Solar tem fundamentais superiores à Canadian Solar pelo que ou eu trocava a Canadian Solar pela Jinko Solar, ou por outra holding do TOP20 Small Caps US. Preferi esta segunda opção.

Ao fazer uma revisão rápida por todas as holdings encontrei uma cujas motivações estão invalidadas:

Na sexta-feira passada o S&P 500 fechou nos 4.128,8 pontos, cerca de 13,2% acima do nível que outrora pensei que seria o topo do bull market atual:

Já no dia 16 de março de 2021, com o S&P 500 nos 3.969 pontos, comecei a virar o bico ao prego:

Havendo uma continuação do bull market nos próximos anos – mesmo que seja um moderado – em princípio a volatilidade será baixa e não haverá assim tanta procura por produtos financeiros derivados, como opções e futuros. E na Europa este género de produtos continuará a sofrer a concorrência “desleal” das casas de apostas em produtos financeiros tóxicos, tais como CFDs.

Saio da CBOE com uma mais-valia magrinha, que à cotação de fecho de sexta-feira estava nos 13,7%:

A CBOE vai sair do TOP20 Small Caps US à cotação de fecho de hoje.

Em relação à Jinko Solar, é a maior do mundo na produção de painéis fotovoltaicos e baterias de energia solar e está subavaliada.

Na análise à Canadian Solar, a certa altura o Hélder refere o seguinte:

O PER23 não é alto… está perto de 13.

Pois bem, à cotação de fecho de sexta-feira, nos $38,65…

…e tendo em conta a estimativa de EPS de $4,23 em 2023…


…o PER23 da Jinko Solar está nos 9,1.

Nessa análise que justificou a entrada da Canadian Solar no TOP20 Small Caps US eu escrevi isto:

Não sei como é que uma play destas está com um PSR21 de $2,9 B/$5,8 B = 0,5

Ora bem, a Jinko Solar, que é a top player, está com um PSR21 de 0,29!!!

Isto porque o valor de mercado está nos $1.749 M e a estimativa de receitas em 2021 aponta para os $6.125 M.

Adorei um parágrafo do press release sobre os resultados de 2020 da Jinko:

O que aconteceu na última década foi que houve uma batalha entre americanos, europeus e chineses e nesta indústria dos painéis solares e baterias, há que reconhecê-lo, os chineses venceram.

Por exemplo, repare-se nas estimativas para a First Solar, uma norte-americana que ainda é uma $8,5 B cap:

Está a ser sufocada pelas empresas chinesas, que conseguem produzir numa escala superior e com um custo mais baixo.

Agora, ao mesmo tempo que os chineses emergem como os grandes produtores globais desta indústria, temos todas as empresas de energia do Ocidente a quererem investir hundreds of billions na geração de energia solar.

Esta combinação deverá permitir às empresas chinesas – principalmente à Jinko Solar e à Canadian Solar, que são a primeira e a segunda maiores – não só crescer as suas receitas a taxas bastante elevadas, como eventualmente expandir consideravelmente as suas margens de lucro.

A Jinko Solar vai entrar, com 5% do capital e à cotação de fecho de hoje, no TOP20 Small Caps US.

O nível de risco é 3 e o PAQVH… vou imaginar que nos próximos 10 anos as receitas crescem à taxa média anual de 15% (até aos $24.779 M) e que a margem líquida se expande até aos 8% ($1.982 M de Lucro em 2031). Aplico-lhe um múltiplo de 20 e obtenho um PAQVH de $39.640 M, o que a dividir pelas 106 milhões de ações emitidas dá uma cotação de $373,96.

Estamos a falar de uma tenbagger em dez anos, sensivelmente, sendo que a taxa média anual de retorno prevista é de 25,5%. Oxalá que sim, mas, é evidente que existe risco, não só que o cenário otimista não se concretize, como ainda haja perdas consideráveis. É assim o investimento em ações, por isso é que diversificamos por uma série de ações diferentes, em princípio todas elas com uma relação favorável entre a rendibilidade esperada e o risco.

9. Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do BorjaOnStocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O BorjaOnStocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site BorjaOnStocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Este artigo tem um comentário

Deixe uma resposta