Alguns subscritores do BoS ganharam muito dinheiro com a subida meteórica das acções da Tesla, nos últimos meses…

Gráficos das Ações da Tesla desde o IPO

… e após a queda superior a 25%, nas últimas semanas…

Cotação atual da Tesla

… questionaram-se sobre o que fazer às acções. Muitos falam do perigo da concorrência, da dívida, dos prejuízos, entre outros factores de risco, mas eu penso que um dos principais chama-se “Elon Musk”. Sem este génio, conseguirá a Tesla sobreviver à fase de desenvolvimento em que ainda se encontra? Além da Tesla, Musk tem sobre si o peso de outras extraordinárias empresas (por exemplo, a SolarCity, que é uma subsidiária da Tesla, e a SpaceX, que pode vir a ser lançada em Bolsa):

As empresas do Elon Musk

É uma personalidade verdadeiramente fascinante:

Apresentação

A Tesla foi fundada em 2003 por Martin Eberhard e Marc Tarpenning em San Carlos, Califórnia. O seu nome é uma homenagem ao inventor e engenheiro Nikola Tesla. Os dois fundadores desempenharam papéis activos na empresa antes do envolvimento de Elon Musk, que se juntou ao Conselho de Administração da Tesla em Fevereiro de 2004, tornando-se presidente da companhia. A empresa fabrica veículos totalmente eléctricos, como os modelos S + 3 + X + Y (sexy!)…

Modelos da Tesla - NASDAQ: TSLA

… fabrica, também, estações de carregamento rápido Supercharger

Vários negócios da TESLA - NASDAQ: TSLA - as estações de carregamento

…e um conjunto exclusivo de outras soluções de energia, como a Powerwall (uma bateria de carregamento energético residencial)…

Powerwall - estação de carregamento elétrico doméstico da TESLA

… a Powerpack (armazenamento de energia para serviços e empresas) e o Solar Roof (telhados que transformam a luz solar em electricidade), permitindo aos clientes realizar a gestão da produção, do armazenamento e do consumo de energia renovável.

A maioria da Receita é gerada nos EUA e na China:

Receita da Tesla por região demográfica

A produção e distribuição de carros caiu 5% no último trimestre, face ao período homólogo…

… mas, ainda assim, a empresa superou as principais marcas de automóveis, no primeiro semestre de 2020:

A Tesla tem, actualmente, novos projectos em desenvolvimento…

… como o Cybertruck (a pickup da Tesla)…

Cybertruck, o pickup da TESLA - NASDAQ: TSLA

… o Semi (o camião eléctrico)…

… e o novo Roadster (substituindo aquele que foi o primeiro carro produzido pela Tesla – o Roadster de 2008, descontinuado em 2011):

Estes veículos trazem um sistema de condução automática, actualizações de software via OTA e baterias de longo alcance…

… sendo o desenvolvimento das soluções energéticas um negócio paralelo, mas essencial a todo o eco-sistema:

Principais Accionistas

Elon Musk, arriscou perder todo o seu capital quando salvou a Tesla e a SpaceX da bancarrota, mas hoje é o maior accionista da Tesla e um dos homens mais ricos do mundo:

Principais acionistas da TESLA - NASDAQ: TSLA

Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Não será aquele salto do Market Cap (de $75,7 B para $341,9 B) exagerado?

Informação Financeira

O crescimento da Receita abrandou em 2019…

… mas pela primeira vez apresentou Lucro:

Ou não! Vamos ver as contas.

A Receita dos automóveis caiu 3,66%, de $5.376 M para $5.179 M…

… bem como a Receita com os Services and other (assistência fora da garantia, venda de carros usados, merchandise, seguros, etc.):

services and other, which includes non-warranty after-sales vehicle services, sales of used vehicles, retail merchandise, sales by our acquired subsidiaries to third party customers, and vehicle insurance revenue

Mas há aqui uma ratoeira: a Receita com a venda dos automóveis…

… inclui automotive regulatory credits, que aumentaram de $111 M para $428 M…

… ou seja, créditos de emissões de dióxido de carbono…

… vendidos a outros fabricantes de automóveis e a outras entidades. Eu não conheço a fundo as normas contabilísticas americanas, mas isto não deveria entrar no resultado operacional da empresa. No nosso sistema de normalização contabilística isto é considerado um “Ganho” e não uma “Receita” (muito menos “Receita automotive“). Isto induz os investidores ao erro. Estes créditos renderam mais neste último trimestre ($428 M) do que no ano inteiro de 2018 ($419 M) e quase tanto como em 2019 ($594 M):

Se não fosse a venda destes créditos de emissões de dióxido de carbono, a Tesla continuaria com prejuízos.

O dinheiro em Caixa, no Balanço consolidado…

… corresponde a 61% da dívida total:

Considerando o EBITDA ttm de $3.491 M, a dívida líquida até nem é alta.

Desenvolvimento

O Price-to-Sales é que é alto! É quase o dobro da média histórica:

TESLA - PSR - Price to Sales Ratio

Considerando a Receita esperada em 2024 ($71.764 M) e o PSR médio (7,5)…

… o Market Cap de 2024 poderá ser de $538 B (acima do actual = $350 B). Mas nada impede a acção de chegar a $1 trillion. Estas valorizações saem completamente fora do meu radar, mas há gente séria justificar a tese de investimento. O PER24 é de… 62:

Conclusão

A Tesla não conseguiu entrar para o índice SP500. Não sei se a venda dos créditos de emissões de dióxido de carbono foi uma jogada para influenciar os resultados e, por conseguinte, a tentativa de entrada da empresa no índice ou se há outra razão por trás. O Musk parece ser o tipo de pessoa que sabe o que faz (quanto ganhou com os famosos posts no twitter?). Pessoalmente, não consigo avaliar a Tesla, pois tanto pode falir como revolucionar o mundo – pilhas e baterias inovadoras (em parceria com a Panasonic na Gigafactory), uma Tesla App Store, inovações no autopillot, sinergias com a SpaceX, etc…

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

 

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do BorjaOnStocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O BorjaOnStocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site BorjaOnStocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

mercado americano

Preparado para INVESTIR nas MELHORES AÇÕES?