Sobe balão sobe: Denny’s

1. Contexto Histórico

Ontem estive a ler bastante informação sobre a cadeia de restaurantes Denny’s, nomeadamente a seguinte apresentação aos investidores…

…e outro género de informações fornecidas pela Refinitiv (novo nome da Reuters Eikon), assim como os gráficos com as tendências fundamentais de longo prazo, como por exemplo este…

Sobe balão sobe: Denny's 1 - Borja On Stocks

…que mostra o volume de Vendas anual a diminuir e o Price to Sales Ratio a aumentar, o que é estranho e raro. No caso da Denny’s o que se passa é que a empresa tem andado a franchisar os seus restaurantes que eram detidos integralmente, o que faz com que deixe de ter as Receitas (e os Custos associados) dos restaurantes e passe a receber antes uma royalty dos franchisados, que costuma ser em torno de 4,5% das Vendas.

Através desta estratégia conseguiram passar dos Prejuízos aos Lucros…

Sobe balão sobe: Denny's 2 - Borja On Stocks

…e a ação subiu qualquer coisa como 100 bags:

Sobe balão sobe: Denny's 3 - Borja On Stocks

Este é um bom gráfico para revisitar quando estiver a estudar uma turnaround play.

2. Mais coisas estranhas

Se uma empresa passa de pesados Prejuízos a Lucros é evidente que irá valer muito mais, porém, repare-se que o Lucro da Denny’s há uns anos que está mais ou menos no mesmo nível, então porquê que a ação continua a subir?

A resposta poderia ser “porque continua subavaliada”, mas não é o caso, pois o PER19 da Denny’s já está nos 34.

Também poderia ser porque estaria subavaliada face ao valor do seu Capital Próprio, mas não, efetivamente a Capitalização Bolsista da Denny’s está nos $1 379 M, enquanto que o seu Capital Próprio é NEGATIVO em $143 M:

Sobe balão sobe: Denny's 4 - Borja On Stocks

Esta é que deixou os contabilistas e os adeptos do Price to Book Value de cara à banda!

Como é possível as ações de uma empresa que está em falência técnica subirem 100 bags, ou 10.000%? É possível quando a própria empresa vai comprando ações de forma massiva no mercado:

Sobe balão sobe: Denny's 5 - Borja On Stocks

Desde 2010 a Denny’s recomprou 41 milhões de ações próprias (41% do total) e continua a comprar nos níveis atuais:

Sobe balão sobe: Denny's 6 - Borja On Stocks

Não interessa se a ação está sobre-avaliada, eles compram ações próprias a “qualquer” preço e quando há um comprador assim tão certo e tão agressivo no mercado, porquê que iriam aparecer vendedores em número e força suficientes para impedir a subida?

São estas compras de ações próprias é que fazem com que o Capital Próprio seja negativo, pois os montantes utilizados para comprar ações próprias são reduzidos ao Capital Próprio (tal como acontece no caso dos dividendos – porém a Denny’s não paga dividendos).

3. Quando é que o balão estoira?

A Denny’s está a passar a fase positiva do ciclo económico a recomprar ações próprias a preços exorbitantes, quando poderia estar mais focada em construir uma almofada financeira que lhe permitisse passar confortavelmente pela próxima fase recessiva. De qualquer modo também tem reduzido a sua Dívida Líquida em termos de longo prazo…

Sobe balão sobe: Denny's 7 - Borja On Stocks

…pelo que a gestão não tem sido de todo irresponsável.

Mas, quando eventualmente acontecer uma nova recessão económica e a Denny’s der novamente Prejuízo (tal como no passado, curiosamente não em 2008), em princípio vai ter de parar de comprar ações próprias, até porque a 30 de junho de 2019 só tinha $5,4 M em Cash e Equivalentes:

Sobe balão sobe: Denny's 8 - Borja On Stocks

O dia a dia na Denny’s deve ser: receber as royalties de um lado e comprar ações próprias do outro… porém quando eventualmente as royalties só derem para pagar as despesas correntes e o serviço da dívida, a Denny’s vai ter de parar de comprar ações próprias. E nessa altura, quem é que vai comprar estas ações com um múltiplo de 34 e sem grandes perspetivas de crescimento?

Poucos, e uma queda de mais de 50% será inevitável.

4. Conclusão

Apesar da Denny’s poder continuar a valorizar no curto/médio prazo, as ações estão sobre-valorizadas e não seria boa ideia adicioná-la ao TOP20 Small Caps US nos próximos tempos. Se no futuro a ação cair mais de 50% voltarei a analisá-la.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão