Sleep Number cortou guidance, mas mantenho confiança

Em relação à análise aos resultados do 2º trimestre, onde escrevi o seguinte…

No 3º trimestre o valor de venda unitário voltará a baixar e a Sleep Number vai ser afetada por uma quebra da procura de dois dígitos (a procura desceu 12% no 2º trimestre) e a guidance aponta para um EPS de $0 no 3º trimestre e de $3 a $4 no total do ano de 2022.

…o EPS apresentado ontem à noite, relativamente ao 3º trimestre, nos $0,22, foi acima da guidance, que apontava para $0.

Sleep Number cortou guidance, mas mantenho confiança 1 - Borja On Stocks

Só que a guidance para o total do ano foi cortada, de um EPS nos $3 a $4, para um EPS nos $1,5 a $2.

Isto significa que o 4º trimestre – aquele em que estamos agora e que é sazonalmente mais forte – vai ser significativamente abaixo do esperado (mais à frente veremos as razões).

Nos primeiros nove meses de 22 a Sleep Number obteve Vendas de $1,6 B e um EPS fully diluted de $1,83:

Sleep Number cortou guidance, mas mantenho confiança 2 - Borja On Stocks

Se agora dizem que o EPS do total do ano vai ser entre $1,5 e $2, isto significa que o mais provável é que no 4º trimestre tenham um pequeno prejuízo.

Consequentemente a ação, que já estava 76% abaixo do máximo recente…

Sleep Number cortou guidance, mas mantenho confiança 3 - Borja On Stocks

…está a cair 24% no pre market:

Sleep Number cortou guidance, mas mantenho confiança 4 - Borja On Stocks

À cotação de $27,66 o valor de mercado da Sleep Number está nos $607 M.

No 3º trimestre entregaram 106 mil smart beds (5 mil acima do que esperavam, por isso é que o EPS foi $0,22 em vez de $0) e estavam à espera de entregar 15% a 20% mais no 4º trimestre, porém a procura mais fraca e principalmente a falta de chips vai fazer com que só consigam entregar cerca de 90 mil smart beds:

Sleep Number cortou guidance, mas mantenho confiança 5 - Borja On Stocks

Sleep Number cortou guidance, mas mantenho confiança 6 - Borja On Stocks

Se eles tivessem os chips, mesmo com a procura mais fraca, provavelmente conseguiriam obter os tais $3 a $4 de EPS em 22, porque ainda têm $100 M de backlog para entregar.

Antigamente a Sleep Number nunca tinha backlog, porque conseguia entregar imediatamente as smart beds que vendia. Agora a cadeia de aprovisionamento está mais lenta e complexa, o que também afeta um pouco a procura e as vendas… dantes os consumidores tinham logo as smart beds, agora têm de esperar duas a três semanas e isso afeta a procura, pelo menos na margem.

Dizem que a cadeia de aprovisionamento melhorou em todos os componentes, menos nos semiconductor chips, que são essenciais para as smart beds funcionarem. Dizem que a oferta de chips em princípio vai melhorar em 23.

Lançaram a Climate 360 no dia 4 de outubro e será sobre essa plataforma que as smart beds do futuro irão assentar:

Sleep Number cortou guidance, mas mantenho confiança 7 - Borja On Stocks

Quem me dera ter uma, mas a Catarina já disse que ainda não vai ser este Natal.

Em termos gerais mantenho-me otimista com a Sleep Number em termos de longo prazo.

A falha que se espera no 4º trimestre não me parece grave, mas claro, a tendência da ação é descendente, os investidores estão pessimistas, pelo que sabe-se lá onde é que vai ser o fundo… o que é pena é que a Sleep Number já não está a comprar ações próprias, porque não tem dinheiro para isso.

Foi um erro ter gasto o lucro todo dos últimos anos a comprar ações próprias… a 1 de outubro de 22 a Sleep Number tinha apenas $1,3 M em cash e $406,3 M de dívida financeira, pelo que a dívida líquida está nos $405 M.

Tem $410 M de linhas de crédito aprovadas, que dantes não podiam ser utilizadas para comprar ações próprias, mas entretanto fizeram uma renegociação, subiram o covenant de 4,5 para 5 vezes a net debt to EBITDA (pelas minhas contas estão em 2,8) e puseram lá uma permissão para comprar ações próprias, mas apenas para compensar as novas ações emitidas para os gestores e empregados.

Mas, se formos ver, em 2016 a Sleep Number tinha 46 milhões de ações emitidas e agora tem 22 milhões. Isto significa que a cotação de $27,66 de agora representa um valor de mercado de menos de metade dos $27,66 de 2016.

E agora a Sleep Number tem um track record de sucesso e mantém todo o seu potencial, pois isto é como os iPhones (comprei o meu primeiro este mês e enfim, não é mau), quem tem um depois quer outro, e outro, e outro. Eu diria que uma smart bed dura uns 10 anos e ainda espero que a Sleep Number avance com um plano de expansão global.

Na conference call também falaram num modelo de subscrição de saúde integrada, que dizem que estará mais perto com a Climate 360, mas não adiantaram pormenores nem fizeram qualquer projeção.

Conclusão

A Sleep Number mantém-se no TOP20 Small Caps US e o PAQVH mantém-se nos $1.240.

Sleep Number cortou guidance, mas mantenho confiança 8 - Borja On Stocks

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão