Com um Valor de Mercado de €425 mil milhões a Amazon é atualmente a 4ª maior empresa do mundo:
Nota: os valores da tabela referem-se a 30 de março de 2017 – mas as posições relativas das cinco maiores mantém-se – e as dez maiores empresas do mundo por Capitalização Bolsista são todas norte-americanas.
Jeff Bezos, o CEO e fundador da Amazon, ainda detém cerca de 17% do capital …
… e já é o 2º homem mais rico do planeta, aproximando-se a passos largos da liderança de Bill Gates:
Aos 53 anos Bezos continua ambicioso como sempre e nos últimos dias lançou uma ofensiva sobre todo o setor dos supermercados, ao avançar com uma OPA sobre a WholeFoods:
A estratégia da Amazon é investir tudo o que ganha e não querer saber dos lucros a curto prazo. Wall Street apoia, com as ações perto do máximo histórico:
Esta estratégia de margem de lucro zero é devastadora para a concorrência, que precisa de lucrar, pagar dividendos e recomprar ações.
Bezos não se lançou apenas contra os supermercados que vendem alimentos frescos. Nas últimas horas atacou a indústria dos retalhistas de roupa, novamente com uma estratégia arrasadora:

Está visto que a visão de Bezos para a Amazon é ser a vendedora de tudo, em todo o lado. Primeiro destrói completamente a concorrência …
… e depois logo dá o Lucro que quiser!
John D. Rockefeller (o homem mais rico de todos os tempos, com uma fortuna de $392 mil milhões a dólares de 2016) também utilizou esta estratégia.
Esta ofensiva da Amazon terá implicações a longo prazo para a valorização de todos os retalhistas.