Retirei ações de certas indústrias e ilíquidas, passando de 508 para 442 candidatas

Bom dia caros Subscritores,

Após o último artigo…

…ficámos com 508 ações na lista, mas agora temos a indústria exata de cada uma, o que vai permitir várias iniciativas de “desbaste”.

Por exemplo, estão ali 3 ações de Blockchain & Cryptocurrency, que saltam fora. Não vamos perder tempo a analisar ações de uma indústria que, no meu entender, vai ser regulada até à extinção. Também tinha escapado 1 closed end fund, que sai agora. A seguir, 3 ações da indústria do carvão (coal), que por ser extremamente poluente, é indesejável em termos de longo prazo.

E depois o elefante na sala, toda a indústria de Oil & Gas, que a meu ver também tem os anos contados. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia deverá ter sido o canto do cisne dessa indústria, um evento que só irá contribuir para acelerar ainda mais os investimentos em energias limpas e renováveis.

Saltam fora 34 ações das indústrias Integrated Oil & Gas, Oil & Gas Exploration and Production, Oil & Gas Refining and Marketing, Oil & Gas Transportation Services e Oil & Gas Services and Equipment.

Finalmente, 1 ação da indústria do tabaco, que também não me interessa investir.

Com estas subtrações as 508 ações iniciais passam a 466.

E agora?

Agora vou fazer uma base de dados com os gráficos destas 466 ações. Quero eliminar as que são extremamente ilíquidas, tipo, que transacionem menos de 10 mil ações por sessão de bolsa. É capaz de demorar um bocado a criar esta BD no Metastock, pelo que vou partir o trabalho em dois, criando primeiro os gráficos para 233 ações.

Já está! (quer dizer, demorou mais de uma hora)

Correndo um filtro que me dá o volume médio diário das últimas 5 sessões, encontrei as seguintes que transacionaram menos de 10 mil ações por sessão:

Retirei ações de certas indústrias e ilíquidas, passando de 508 para 442 candidatas 1 - Borja On Stocks

Custa-me um pouco excluir ações com base neste critério, pois segundo este estudo, quanto menor a liquidez, maior a probabilidade de retornos elevados, porém a liquidez também é importante, especialmente no caso do Borja on Stocks. Se fosse para eu investir sozinho não excluiria ações pelo motivo da falta de liquidez, mas como somos muitos… é melhor ter algum cuidado com a liquidez das ações.

Retirei então aquelas 23 ações da lista, mais 1 que entretanto caiu para as Pink Sheets, tendo ficado com 442 ações na lista.

O próximo passo é colocar as ações que faltam no Metastock e correr novamente o filtro da liquidez, eliminando mais ações demasiado ilíquidas.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão