1. Contexto Histórico

A Sleep Number foi analisada em julho de 2020:

Nem todas as camas são iguais: Sleep Number

O César demonstrou interesse no produto e na ação!

Se vos mostrar o gráfico de longo prazo da cotação…

… sem os valores em cima, talvez não fosse possível averiguar qual a cotação atual. Ampliando o gráfico a situação é a seguinte:

Após a leitura da análise e do respetivo tópico do fórum retiro que tenho de ver a evolução do número de ações, os movimentos dos insiders, dos fluxos de caixa e a evolução da dívida.

2. Resultados

Os resultados apresentados podem ser consultados através do seguinte link:

Sleep Number Announces Record Fourth-Quarter and Full-Year 2020 Results

Os analistas apontavam para os $1.838 M de vendas e para um lucro de $117 M, desta forma a margem líquida apontada era de 6,4% – a mais alta desde 2014.

A gestão apresentou vendas de $1.857 M e um lucro de $139 M, pelo que a margem líquida é de 7,5% – a mais alta desde 2012.

3. Pontos Positivos

O outlook para 2021 é fortíssimo:

Conteúdo Exclusivo a Subscritores

Se já é membro

Preparado para INVESTIR nas MELHORES AÇÕES?

Tenha acesso ilimitado a conteúdo exclusivo. Mais de 1.900 análises a ações do mercado Europeu e Americano.

A gestão aponta para um lucro por ação diluted de, pelo menos, $6!

À cotação de $135,7 (After hours) o PER21 é precisamente 23, o crescimento do EPS entre 2020 e 2021, ou seja, de $4,9 para $6 é de 22,4%.

A gestão recomprou $228 M de ações ao longo de 2020, sendo que foram recomprados $190 M de ações ao longo do quarto trimestre:

Podemos assim concluir que as ações foram recompradas acima dos $50. Ao longo dos últimos 6 anos já foram recomprados mais de $1.000 M e a Sleep Number poderá recomprar mais $247 M de ações.

A margem bruta expandiu-se e a margem operacional também:

A expansão da margem operacional é explicada pelos seguintes dois fatores:

As vendas online passaram a representar 14,5% do total das vendas, contra os 7,6% de 2019, e durante o período foram abertas 30 lojas e fechadas 39, pelo que a quantidade de lojas existentes diminuiu em 9.

4. Pontos Negativos

O lucro apresentado pela Sleep Number foi de $139 M, enquanto os fluxos operacionais foram de $280 M! Os fluxos de caixa referentes às atividades de financiamento demonstram que a empresa recomprou $235 M de ações e os fluxos de caixa das atividades de investimento demonstram que foram investidos $39 M em aquisições.

O resultado final destas operações é um incremento de apenas $2,7 M de cash. A gestão continua a manter a liquidez em níveis extremamente baixos. O cash apresentado no balanço é de apenas $4,2 M.

A dívida contraída em 2018 continua por pagar e é agora de $244 M.

Consigo explicar esta estratégia adotada pela gestão de duas formas: crença inabalável no futuro da economia e na capacidade de compra dos clientes, ou então, algo que me parece mais credível, na vontade da gestão “amealhar algum dinheiro para a reforma”.

Ao analisar o comportamento dos insiders ao longo dos últimos meses temos o seguinte panorama:

Se a gestão pretendesse abater a dívida, de certeza que os insiders não venderiam 168.119 ações ao preço médio de $72 e não arrecadariam $12 M… talvez levassem para casa $6 M – $8 M através da venda de ações.

Estas são as explicações que eu encontro para esta recompra agressiva de ações.

5. Perspetivas

Eu não considero que a Sleep Number seja uma empresa problemática, mas na primeira análise a política de recompra de ações já me tinha deixado com um pé atrás e com esta alocação dos resultados de 2020 continuo a duvidar na sustentabilidade desta estratégia.

Uma coisa é “fechar” as pessoas em casa, não permitir viagens e estimular a procura com cheques e outra completamente diferente será quando as pessoas conseguirem viajar, precisarem de pagar o que gastaram e perderem capacidade de compra.

As estimativas dos analistas estão muito desajustadas comparativamente às estimativas anunciadas pela empresa:

6. Conclusão

A cotação da Sleep Number foi do 8 ao 80 em pouco menos de um ano e tendo em conta o outlook apresentado pela gestão até nem está sobreavaliada, porém a forma como o capital é alocado causa-me muito desconforto.

Para quem considera que a economia está no ponto de inflexão e que este está a ser adiado de forma artificial, a Sleep Number é um mau investimento porque já possui divida, mantem uma política de pouca liquidez e o produto é sensível ao ciclos económicos.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do BorjaOnStocks. 

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O BorjaOnStocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação. 

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site BorjaOnStocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

mercado americano

Preparado para INVESTIR nas MELHORES AÇÕES?