Receitas a cair na Coca-Cola? So what?

Boa tarde, caros subscritores.

The Coca-Cola Company e a melhor bebida do mundo (com açúcar, se faz favor):

As pessoas estão a beber menos coca-cola? Será? Porque as Receitas estão há 8 anos a cair…

Receitas da Coca-Cola desde 2005

… e as acções continuam com força na sua trajectória ascendente…

Gráfico das ações da Coca-cola desde 1980

… estando a cotação quase a chegar ao máximo histórico?

Gráfico de um ano da cotação das ações Coca-cola (KO)

Já vou explicar porque é necessário olhar além da queda da Receita e do elevado Price-to-Sales (cujos valores actuais não são comparáveis com os valores dos anos passados):

Evolução do Price to Sales Ratio da Coca-Cola (KO)

Apresentação

A Coca-Cola Company está quase a fazer anos, pois foi fundada em 29 de Janeiro de 1892 na Geórgia (EUA). São 128 anos de história:

Actualmente, a empresa vende bebidas quentes e frias, com gás e sem gás, chá e café, entre outras…

… de marcas muito conhecidas…

… em todo o mundo:

Em alguns negócios (subsidiárias) a empresa consolida integralmente os lucros, noutros cobra royalty fees:

A empresa vende concentrados a engarrafadoras e bebidas a distribuidoras…

– concentrados e xaropes de bebidas
– bebidas acabadas (incluindo refrigerantes com gás; água e bebidas desportivas; sumos, lacticínios e bebidas à base de plantas; e chá e café)

… através de um sistema de gestão chamado The Coca-Cola System:

O processo de refranchising permitiu à empresa transferir as suas operações de engarrafamento para seus parceiros locais (a nível mundial), cobrando deles franshising fees

… possibilitando a melhoria da sua eficiência – essa restruturação implicou uma diminuição da Receita, mas também dos custos, melhorando as Margens Operacionais…

… e os Lucros:

Aquela quebra em 2017 esteve relacionada com pesados acréscimos de passivos por impostos diferidos (não vou agora explicar o que isto é) devido ao Tax Reform Act (ganhos offshore que não foram repatriados para os EUA… e o fisco caiu em cima):

Accrued income taxes includes $4,623 million related to the one-time transition tax required by the Tax Reform Act.

Principais Accionistas

A filha do Buffett diz que ele bebe 4 coca-colas por dia. Acredito (9,31%)…

Principais Accionistas Coca-cola (KO)

Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

A empresa vale $215 B. O programa de recompra de acções próprias é para continuar; portanto, o número de acções vai continuar a cair, o que é bom para os accionistas (se o preço pago não for elevado):

Desenvolvimento

O novo sistema de gestão (The Coca-Cola System) está a começar a dar frutos…

… e a excelente geração de caixa vai continuar a permitir expandir o negócio da companhia, pagar dividendos e recomprar acções próprias:

Um processo de adaptação aos efeitos da pandemia também está em curso.

O PER actual está ligeiramente acima do PER médio dos últimos 15 anos (22,67)…

… mas o dividend yield de 3,29% está a indicar um bom ponto de entrada na acção (tenho quase a certeza que a Geraldine Weiss já está a comprar):

A empresa é uma Dividend King, pois já aumenta o dividendo há 58 anos. Não há muitas empresas com este histórico de distribuição; em 2020 eram apenas 28.

Os analistas prevêem o aumento da Receita e do Lucro até 2024. O EPS24 de $2,82 coloca o PER24 perto dos 17,7:

Conclusão

A Coca-Cola Company é uma das melhores empresas do mundo. Acredito que a acção seja capaz de superar ligeiramente os retornos da Bolsa no longo prazo (sem falar no mercado de obrigações corporativas triple A) e que as vendas de refrigerantes não vão cair a nível mundial (apesar dos avisos saudáveis). Era importante analisar os riscos e oportunidades de todo o segmento de bebidas – por exemplo, o segmento das bebidas saudáveis, dos chás e dos cafés, como a Costa, um dos últimos grandes investimentos da Coca-Cola:

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do BorjaOnStocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O BorjaOnStocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site BorjaOnStocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Deixe uma resposta

Preparado para INVESTIR nas MELHORES AÇÕES?