Próximos passos para a criação do TOP5 Tenbagger

Bom dia caros Subscritores,

Bem sei que o tema atual é a guerra na Ucrânia, as possíveis ramificações e o efeito no mercado em geral e em ações particulares, mas eu vou continuar o caminho que tenho percorrido, investindo e desinvestindo das ações por razões específicas e motivos economicamente racionais, ignorando as (por vezes grandes) oscilações de curto prazo das cotações.

Paralelamente pretendo prosseguir o estudo de micro-caps que tenho feito e que levará à criação do TOP5 Tenbagger. No texto mais recente sobre este tema…

…escrevi que o Artur me entregou uma base de dados com 2.195 ações, que irei depurando, primeiro com uma estratégia top to bottom para ficar com “apenas” 125 ações e de seguida com uma estratégia bottom up para ficar com as 5 que irão compor o TOP5 Tenbagger.

Ontem tive uma reunião presencial com o Artur e o Paiva (e mais alguns colaboradores que contribuem nos bastidores para o serviço que prestamos no Borja on Stocks) e uma pergunta que me colocaram foi se irei esperar até analisarmos as 125 ações para dar início ao TOP5 Tenbagger, ou se irá ser como na criação dos outros TOPs, em que, quando encontrarmos uma muito atrativa, essa será selecionada?

Respondi afirmativamente a esta segunda hipótese, mas a 1ª escolha terá obrigatoriamente de ser após as primeiras 25 análises.

Mas ainda há um caminho mais ou menos longo a percorrer até lá chegarmos, isto é uma maratona, não é um sprint. Vejamos os passos que já foram dados:

– Das 2.195 ações, exclui as que não são sediadas nos Estados Unidos, ficando com 1.694;

– De seguida estabeleci o critério de que as empresas teriam de ter tido uma receita superior a $10 M nos últimos 12 meses reportados (ttm), o me permitiu excluir 317 SPAC, 227 títulos que na realidade não eram ações, mas unidades de participação em fundos de investimento, 38 ações para as quais não existiam dados na Refinitiv e, finalmente, 296 empresas que tiveram uma receita ttm inferior a $10 M;

– Restaram 816 ações que cumpriram os critérios definidos, pelo que ainda falta excluir 691 para ficarmos com 125 para analisar.

A questão que se coloca agora é: qual é o próximo critério de eliminação?

Enquanto fui retirando os dados da receita ttm de cada empresa, à mão, reparei que existiam muitos bancos com fundamentais muito semelhantes e muitas empresas biotecnológicas que, mesmo tendo algumas receitas, perdiam dezenas de milhões, ou mesmo centenas de milhões de dólares por ano. É provável que nestes bancos e biotecnológicas existam algumas potenciais tenbaggers, mas acho que a probabilidade de um analista não especializado nesses setores as identificar é muito reduzida.

Decido então excluir da participação nas 125 finais as ações de bancos e biotecnológicas.

– O setor Financial está bem definido na Base de Dados, mas as indústrias que o compõem não estão bem definidas, pelo que vai ser preciso fazer esse trabalho de campo, à mão, para identificar claramente o que são bancos;

– A mesma coisa para o setor Health Care… vai ser preciso ver ação a ação quais é que são mesmo biotecnológicas e quais é que são apenas do setor da saúde e por isso continuarão elegíveis para a próxima fase.

Durante a próxima semana vou fazer este trabalho e depois publico novo texto a dizer com quantas ficámos e qual o passo seguinte. Quem quiser ir acompanhando cada passo, pode seguir este tópico no Fórum, onde também irei atualizando a base de dados.

Mais logo, ou amanhã de manhã, virei fazer o Fecho Semanal… apesar da semana ter sido negativa a contabilidade semanal, ininterrupta desde novembro de 2015, é obrigatória.

Bom fim-de-semana!

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão