O Grupo Procter & Gamble é Rei dos dividendos

Boa tarde, caros Subscritores.

Como muitos sabem, estou a analisar, em ordem decrescente do Valor de Mercado, as empresas do S&P 500. Chegou a vez da Procter & Gamble, uma empresa que paga dividendos há 130 anos, desde que entrou em Bolsa, em 1890, e que tem aumentado o seu dividendo há 64 anos consecutivos (é uma Dividend Aristocrat e Dividend King):

Apresentação

A Procter & Gamble Company foi fundada em 1837 por William Procter e James Gamble. A companhia fornece em todo o mundo produtos do dia-a-dia dos consumidores, cujas marcas são reconhecidas pela sua qualidade superior. O seu portefólio está dividido em 10 categorias:

As categorias encaixam-se em cinco segmentos:

O segmento principal é o Fabric & Home Care, seguido pelo Baby, Feminine & Family Care. As marcas e produtos de cada segmento podem ser consultados na seguinte tabela:

O Grupo Procter & Gamble está presente em mais de 180 países…

… principalmente nos EUA, onde as vendas na Walmart (já analisada por mim) representam 15% do total (dados de 2020, 2019 e 2018).

Principais Accionistas

Entre os principais accionistas temos fundos de investimento:

Gráfico de Longo Prazo

Este panorama mostra-nos uma grande empresa. Considerando o actual valuation (de que já irei falar), a próxima década pode vir a ter contornos semelhantes aos dos anos 2000-2010, em que a acção voltou ao ponto onde estava:

Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

O Market Cap está no seu máximo histórico ($340 B):

Informação Financeira

Os homens já quiseram barbear-se com giletes, mas agora usam produtos de marca branca e máquinas de barbear. Todos os produtos da Procter & Gamble sofrem com o mercado concorrencial, que é um dos principais factores de risco. Por isso é que é difícil tirar a Receita do sofá, que se encontra estagnada há 15 anos (isto é importante para a leitura do Price-to-Sales, que já irei analisar):

O histórico do Lucro também não tem tido um crescimento expressivo. Ali destaca-se a quebra do ano de 2019…

… que foi motivada pelas perdas por imparidade de $8,3 B…

…do segmento Shave Care, em destaque na nota 4 do Relatório e Contas do ano passado (2019):

No Relatório e Contas deste ano (o ano fiscal de 2020 termina no mês de Julho) a dívida de curto prazo estava em $11 B…

… abaixo do valor em Caixa ($16 B)…

… e a dívida de longo prazo estava em $23,5 B:

O Net Debt/EBITDA apresenta-se em valores confortáveis (1,0):

Desenvolvimento

As estratégias do Grupo visam sempre o longo prazo, com o objectivo de entregar retorno total aos accionistas, procurando criar mais valor através da inovação e (principalmente) da comunicação, surfando as actuais tendências (muitas vezes polémicas):

As acções deram um esticanço nos últimos anos, e nem o corona-crash impediu a acção de continuar a subir:

O Price-to-Sales está altíssimo…

… o Price-to-Earnings encontra-se acima da média…

… e o Dividend Yield está no valor mais baixo da última década:

As acções não estão baratas. E como esta é uma empresa madura, não se espera um crescimento estratosférico:

Com um PER23 elevado (22,6), posso considerar que, neste momento, este não é um investimento atractivo para o pequeno e médio investidor.

Conclusão

A Procter & Gamble é uma das principais multinacionais orientadas à vida do dia-a-dia dos consumidores. A empresa é, aborrecidamente, boa pagadora de dividendos (Dividend King), mas está claramente sobreavaliada. Além disso, actua num sector altamente competitivo, tendo talvez por isso motivado Warren Buffett a vender a maioria das acções

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

 

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do BorjaOnStocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O BorjaOnStocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site BorjaOnStocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

mercado americano

Preparado para INVESTIR nas MELHORES AÇÕES?