Porquê o Russell 2000?

1. Introdução

Na passada sexta-feira, dia 22 de março de 2019, decidi que iria investir em ações norte-americanas e mais do que isso, criar um serviço profissional de análises fundamentais e recomendações de ações cotadas nos Estados Unidos.

Para fazer isso necessito de estudar muitas empresas, de forma a selecionar aquelas que se apresentam com melhores perspetivas para investimentos a longo prazo. No meu método não utilizo qualquer filtro ou screener, porque considero que a história de investimento numa empresa não se pode resumir ou simplificar através de umas contas de dividir, que são os rácios de Análise Financeira.

Antes de avaliar o preço tenho de ver se a visão de futuro é apelativa e para isso necessito de começar por construir uma história de investimento, que será tanto baseada em critérios objetivos como subjetivos. Depois, tendo em conta a evolução a longo prazo que prevejo para a empresa, logo vejo o preço a que quero comprar…

Para escolher as melhores ações preciso de analisar muitas, quantas mais melhor… mas não todas, pois isso seria impossível, uma vez que existem mais de 10 mil empresas cotadas nos Estados Unidos (se contarmos com o OTCBB e as Pink Sheets). Então, dentro da vastidão do mercado americano, escolhi analisar as empresas que pertencem ao Russell 2000, excepto as que pertencem a algumas indústrias que optarei por ignorar.

O que é o Russell 2000? Penso que se explica melhor percebendo o que é o Russell 3000… está a ver o S&P500, que reúne as 500 maiores empresas cotadas nos Estados Unidos? O Russell 3000 segue o mesmo princípio, só que são as 3000 maiores. Depois o Russell 3000 parte-se em dois, o Russell 1000, que contém as mil maiores, e o Russell 2000, que tem as duas mil mais pequenas das três mil maiores!

Esclarecido? Se não pense antes assim: o Russell 3000 tem as três mil maiores dos Estados Unidos e se lhe retirar as mil maiores, fica com o Russell 2000.

2. Menos cobertura

As empresas que estão no índice Dow Jones, no S&P100, no S&P500 e no Russell 1000, têm muitos analistas a acompanhá-las… empresas como a Coca-Cola, a Apple, a Amazon, o Bank of America, a McDonalds terão centenas de analistas a cobri-las, pelo que eu seria apenas mais um. Que vantagem teria? Provavelmente… nenhuma. Tudo o que havia para saber sobre essas empresas já foi descoberto e está documentado. Neste campo o mercado é bastante eficiente.

3. Mais ineficiências

Como as empresas do Russell 2000 são mais pequenas, têm menos acionistas (menos público, portanto) e muito menos analistas a acompanhá-las. Algumas nem sequer um analista têm. Isto significa que, nas ações do Russell 2000, existem mais ineficiências de mercado, que no meu livro significam oportunidades de investimento.

No Russell 2000 posso descobrir verdadeiras pérolas que os analistas e o público em geral ainda não viram e que por tal estarão subavaliadas.


Continue a ler...

Faça o seu registo gratuito para ter acesso a informação exclusiva a registados.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises:

Análises Relacionadas

Outras análises:

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão