Pinterest. Como está a PINS desde a última análise?

A Pinterest foi analisada uma única vez, pelo Hélder Pereira.

Mas já estava a ser acompanhada no fórum desde 2019 e após uma enorme subida da cotação devido aos confinamentos que colocaram as pessoas mais tempo nas redes sociais…

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 1 - Borja On Stocks

… a cotação já corrigiu quase 70% desde os $90 atingidos no início de 2021.

Em Outubro de 2020 o César revelou que gostava de comprar a Pinterest por menos de metade do valor que ela estava a transacionar.

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 2 - Borja On Stocks

Nesse dia a capitalização bolsista era de $30,7 B e considerando as atuais 644 milhões de ações teremos metade dessa capitalização bolsista quando a cotação chegar aos $23,85. Já faltou mais!

A Pinterest tornar-se-ia uma small cap à cotação de $15,53 e para isso ainda teria de cair quase 50% face à cotação atual, o que não é impossível mas até aqui tinha reportado prejuízos de forma recorrente e recentemente começou a dar lucro. Citando Peter Lynch, “Wait for the profits“. Vamos ver se esta seria uma boa altura para ter a PINS em atenção.

1. Apresentação

Com mais de 444 milhões de utilizadores ativos mensais (71% são mulheres), presumo que a Pinterest não vos será completamente desconhecida. Vou saltar a apresentação desta rede social porque prefiro focar a análise nos acontecimentos recentes, na evolução dos resultados e dos fundamentais desde a última análise. Mas deixo este link para quem tiver curiosidade de navegar pelo site e saber mais sobre a empresa.

No entanto devemos ter em conta que a Pinterest não joga no mesmo campeonato do Facebook ou do Instagram. O próprio conceito de rede social e as finalidades são diferentes.

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 3 - Borja On Stocks

1.2. Estrutura acionista

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 4 - Borja On Stocks

Temos apenas fundos de investimento nos principais acionistas. No entanto a PINS tem duas classes de ações sendo que as ações de classe A, que são transacionadas no mercado, dão direito a um voto por ação e as ações de classe B dão direito a 20 votos por ação. Cerca de 76% dos direitos de voto estão concentrados nos detentores das ações de classe B.

1.3. Notícias recentes

Em Outubro de 2021 surgiram notícias relativamente ao interesse da Paypal comprar a Pinterest e a cotação reagiu com uma subida de quase 13%…

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 5 - Borja On Stocks

…mas foi sol de pouca dura. Poucos dias depois a notícia foi desmentida…

…e a cotação regressou à sua tendência descendente.

A notícia refere que a Paypal não está interessada em comprar a Pinterest de momento. E isso é totalmente diferente de dizer que não está interessada em comprar. Pode ser apenas uma questão de semântica mas também pode indicar que a PayPal poderá estar a aguardar que a tendência descendente da cotação jogue a seu favor e consiga concretizar uma OPA bem sucedida a um valor mais baixo.

De qualquer forma, quem detém as ações de classe B controla cerca de 76% dos direitos de voto e são apenas esses que a PayPal precisa de convencer. A divisão das ações em duas classes tem como propósito evitar aquisições hostis.

Em Junho de 2021 a Google alterou o seu algoritmo de procura e prejudicou a procura dos serviços da Pinterest na versão web mas cerca de 75% do tráfego da Pinterest provém da sua app e por isso não sofreu grandes danos.

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 6 - Borja On Stocks

Por fim, no que às notícias diz respeito, os insiders venderam cerca de $200 M em ações nos últimos 12 meses e têm estado a vender há 9 trimestres consecutivos. Mas isto pode não querer dizer absolutamente nada pois normalmente há apenas um motivo para comprar e muitos motivos para vender. Além disso eles sabiam que a Pinterest estava sobreavaliada e que haveria de sofrer uma correção mais cedo ou mais tarde.

2. Top line

Em Novembro a empresa apresentou os resultados do 3Q2021 e as receitas foram de $633 M nesse trimestre. Houve uma subida das receitas em 43% face ao período homólogo de 2020 que tinha tido receitas de $443 M.

Considerando os primeiros 9 meses do ano, a Pinterest teve receitas de $1,73 B em 2021 e tinha tido em 2020 cerca de $987 M, pelo que se verifica um crescimento de 75%. Se anualizarmos as receitas temos cerca de $2,31 B mas o quarto trimestre costuma ser o mais forte e talvez consigam atingir o valor estimado pelos analistas que é de $2,56 B.

Devemos ter em conta que o levantamento das restrições relacionada com a pandemia influenciou o número de utilizadores.

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 7 - Borja On Stocks

O PSR22 está nos 5,8 e o PSR25 é de 3,1. Desde que é cotada em bolsa, o PSR médio tem sido de 15,2 pelo que estamos a assistir a uma compressão de múltiplos para valores mais racionais.

2.1. Utilizadores ativos mensais

Não é só a cotação que tem vindo a corrigir desde o início de 2021. O número de utilizadores ativos mensais também tem vindo a diminuir nos últimos trimestres:

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 8 - Borja On Stocks

Depois do boom de utilizadores na altura dos confinamentos, é natural que tenha havido uma correção. A gestão espera que no 4Q2021 o número médio de utilizadores ativos (MAU) fique nos 430 milhões mas consideram que a partir daí a tendência será crescente e que o crescimento seja mais rápido fora dos EUA.

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 9 - Borja On Stocks

2.2. Receita média por utilizador

Aqui há um fator importante a ter em conta. É que nos EUA o mercado de publicidade digital está muito mais consolidado e maduro do que nos restantes países onde a Pinterest obtém receitas. Como podemos ver na imagem seguinte, a discrepância é enorme:

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 10 - Borja On Stocks

Sendo que no 3Q2021 cada utilizador nos EUA gerou em média $5,55 de receita e os restantes geraram apenas $0,38. Se olharmos para o gráfico da esquerda numa perspetiva year-over-year conseguimos ver uma tendência crescente da receita média por utilizador (ARPU) que pode compensar a diminuição do número de utilizadores. A ARPU cresceu 37% no 3Q2021 face ao período homólogo de 2020, de $1,03 para $1,41.

Se tivermos em conta que dos 444 milhões de utilizadores ativos do 3Q2021, cerca de 89 milhões são dos EUA e os restantes 356 milhões foram fora, verificamos que 20% dos utilizadores são responsáveis por quase 94% das receitas. Assim, o segredo estará precisamente em conseguir aumentar a ARPU fora dos EUA.

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 11 - Borja On Stocks

No entanto, a gestão afirma que a baixa receita por utilizador fora do EUA deve-se a opção própria:

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 12 - Borja On Stocks

3. Bottom line

A Pinterest reportou um resultado líquido GAAP positivo pela primeira vez em 2021. Nos primeiros 9 meses de 2021 o resultado líquido foi de $141,7 M comparado com um prejuízo de $336,2 M no período homólogo de 2020. Estamos perante um ponto de viragem e a cotação está mais baixa do que quando a empresa só dava prejuízo.

Os analistas estimam um resultado líquido reported de $325,6 M para o ano de 2021 que me parece difícil de atingir embora o quarto trimestre costume ser o mais forte. Considerando o EPS de $0,74 que os analistas estimam para 2022, à cotação atual de $28,5 o PER22 é de 38,5 e o PER25 está nos 15.

Se considerarmos o resultado líquido que os analistas estimam para 2025 de $1,75 B temos o resultado líquido a crescer a 52% CAGR até lá. Quando calculei este valor lembrei-me de uma coisa que li no One Up on Wall Street do Peter Lynch sobre ser normalmente um bom negócio comprar empresas com PER inferior à taxa de crescimento do lucro, como é este o caso.

O EBITDA ttm é de $384,1 M e coloca o EV-to-EBITDA nos 44,5. Ainda é elevado mas é normal tanto este rácio como o PER assumirem valores elevados quando começam a aparecer os lucros e torna-se possível calculá-los.

3.1. Margens

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 13 - Borja On StocksA margem bruta média tem sido cerca de 70% e desde finais de 2020 que tem estado consistentemente acima desse valor. As estimativas dos analistas apontam para margens brutas na casa dos 80% para os próximos anos. O facto de a margem bruta ser elevada e estável significa pelo menos que a empresa não está a gastar demasiado em marketing ao ponto de comprar a receita.

Retirei os valores das margens operacional e líquida do segundo trimestre de 2019 para não desvirtuar o gráfico. A margem bruta e operacional têm andado juntas, o que é ótimo. Em 2021 houve pela primeira vez dois trimestres consecutivos com margens operacional e líquida positivas. Outra prova de que podemos estar perante um ponto de viragem nos fundamentais da Pinterest.

4. Estimativas dos analistas

Deixo em baixo as estimativas dos analistas:Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 14 - Borja On Stocks

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 15 - Borja On Stocks

Mas estas são as estimativas atuais. Fui analisar as estimativas dos analistas no passado, nomeadamente as que o César publicou no fórum aqui em Dezembro de 2019, aqui em Junho de 2020 e na análise do Hélder em Fevereiro de 2021. Comparei-as com as estimativas atuais na seguinte tabela:

Pinterest. Como está a PINS desde a última análise? 16 - Borja On Stocks

Podemos ver que, de um modo geral as estimativas mais recentes, de 2021 e 2022 têm-se tornado mais otimistas face às estimativas antigas quando a empresa ainda dava prejuízos.

As stock based compensations têm sido em média cerca de 32% das receitas desde que a Pinterest está cotada em bolsa mas, de acordo com as estimativas dos analistas teremos no futuro valores mais conservadores, entre os 7% e os 12% das receitas.

5. Balanço

Por fim temos a 30 de Setembro de 2021 uma posição de cash & cash equivalents de $1,24 B e zero de dívida líquida, pelo que tem uma boa posição de net cash.

Nessa data o total do ativo era de $3,15 B, sendo que as principais rúbricas eram ativos de curto prazo, nomeadamente o cash & cash equivalents com 39% e os marketable securities com 34%.

Relativamente ao passivo temos apenas $424 M, sendo a maioria passivo de curto prazo composto por accounts payable e other current liabilities. current ratio é de 11,9.

O capital próprio é de $2,7 B e tem ainda $2,19 B em défices acumulados que deverão agora começar a diminuir conforme a empresa vá reportando resultados líquidos positivos. Considerando o resultado líquido dos primeiros 9 meses de 2021 o ROE é de apenas 5,2%.

6. Conclusão

Gostei de analisar a Pinterest e achei-a interessante. Tem um balanço sólido e começou recentemente a dar lucro. A cotação tem tido uma fase descendente desde o início de 2021 mas os fundamentais têm vindo a melhorar, pelo que a empresa está a tornar-se cada vez mais atrativa para investir.

A diminuição do número médio de utilizadores poderia ser um aspeto preocupante se a comparação não fosse as condições extraordinárias dos confinamentos que deixaram as pessoas mais ligadas às redes sociais. Não dá para comparar através dessa base e a Pinterest está a conseguir consolidar a sua base de utilizadores, sobretudo fora dos EUA onde o potencial de crescimento da receita por utilizador é maior, visto que a indústria de publicidade digital é muito menos madura.

Do meu ponto de vista pessoal, vou acompanhar atentamente a Pinterest e os seus resultados trimestrais. Seria ótimo apanhá-la como small cap por menos de $10B mas de qualquer forma acho que estamos perante o ponto de viragem da empresa, em que os lucros começam a aparecer e na próxima fase ascendente a cotação poderia bater os máximos históricos sem que os múltiplos ficassem tão elevados como já foram anteriormente.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão