PFOF na Virtu Financial e na Flow Traders

Boa tarde caros Subscritores,

Vinha com ganas de estudar rapidamente 20 small caps, mas o GGStocks pediu “por favor”, pelo que parei tudo para tentar responder às questões que ele colocou:

PFOF na Virtu Financial e na Flow Traders 1 - Borja On Stocks

Já o 123 e o dom79trader tinham colocado o mesmo género de questões e a minha resposta foi:

Não é possível saber qual será o impacto que essas “ideias”, se algum dia forem implementadas, poderão vir a ter nos fundamentais da Virtu Financial e da Flow Traders.

Perante a insistência mergulhei a fundo nas 424 páginas do 10-K de 2021 da Virtu Financial e nas 179 páginas do Annual Report de 2021 da Flow Traders e a resposta, infelizmente, continua a ser:

Não é possível saber o impacto que o final do Payment For Order Flow (PFOF) irá ter nestas empresas. 

A informação não é prestada porque provavelmente nem a própria gestão das empresas sabe qual vai ser o impacto.

De qualquer modo esta “investigação” permitiu-me compreender um pouco melhor a situação, pelo que vou expor o caso de seguida. Quem quiser ter um entendimento mais completo deverá ler, no relatório da Virtu Financial, as páginas 53, 56, 58 e 129 e no relatório da Flow Traders considerei relevantes as páginas 114, 127 e 133.

Antes de prosseguir, há que referir que o PFOF é um custo, quer para a Virtu Financial, quer para a Flow Traders, pelo que a sua proibição até poderá beneficiar as duas empresas.

Naturalmente as duas firmas pagam pelo order flow para daí obter vantagens, mas não quer dizer que, mesmo não pagando, não continuem a obter as mesmíssimas vantagens, porque entretanto as corretoras já estabeleceram os sistemas para enviarem as ordens para estes market makers, pelo que, é possível e até provável, que continuem a fazê-lo, mesmo de borla. Porque a proibição – a acontecer – é para todos, pelo que não haverá quem esteja disponível para comprar esse order flow, de modo que as ordens irão para onde for mais eficiente enviá-las.

A Virtu Financial põe o PFOF no mesmo saco que as despesas com comissões, de corretagem, de bolsa e de clearing, pelo que não dá para saber quanto é que efetivamente paga pelo order flow:

PFOF na Virtu Financial e na Flow Traders 2 - Borja On Stocks

E a Flow Traders não menciona o PFOF em nenhum local do relatório e contas, dando apenas a seguinte informação:

PFOF na Virtu Financial e na Flow Traders 3 - Borja On Stocks

Caso tenham ficado a pensar que a nota 9 dá mais informação, não dá:

PFOF na Virtu Financial e na Flow Traders 4 - Borja On Stocks

Em suma, o pagamento pelo order flow é uma despesa da Virtu Financial e da Flow Traders, e uma receita de corretoras e bancos.

A sua proibição parece ser mais um problema para estes segundos intermediários financeiros, ainda que me pareça ter uma dimensão pouco relevante. Parece mais uma questão mediática que fundamental, mas teremos de ver os próximos desenvolvimentos.

Agora lembrei-me de fazer uma coisa, por isso é que a conclusão desta análise passou da manhã para a tarde, que é ir aos relatórios e contas da InterActive Brokers e da Robinhood Markets ver quanto é que estas corretoras recebem pelo order flow.

A InterActive Brokers faz o mesmo que os market makers, ou seja, inclui os recebimentos por order flows nas commissions, sem desagregar (ver páginas 43 e 44 do 10-K). Em relação à Robinhood Markets, também não desagrega…

PFOF na Virtu Financial e na Flow Traders 5 - Borja On Stocks

…mas do que li pareceu-me que o PFOF é uma receita importante para a Robinhood:

PFOF na Virtu Financial e na Flow Traders 6 - Borja On Stocks

Enfim, se banirem o PFOF as corretoras perderão uma fonte de receitas (e provavelmente tenderão a aumentar as comissões, acabando com o modelo de comissão zero) e os market makers deixarão de ter um custo e provavelmente certas vantagens, mas continuarão a ser market makers.

Conclusão

A Virtu Financial mantém-se no TOP20 Small Caps US e a Flow Traders mantém-se no TOP10 Amesterdão e os PAQVH mantém-se nos $200 e nos 222,22 €, respetivamente. 

PFOF na Virtu Financial e na Flow Traders 7 - Borja On Stocks

PFOF na Virtu Financial e na Flow Traders 8 - Borja On Stocks

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão