O IPO da Roblox… o novo Minecraft !?

Bom dia, caros subscritores.

Enquanto estava a ver este vídeo, do jogo Roblox…

… da empresa com o mesmo nome, que lançou o IPO há umas semanas, no dia 10 de Março, o meu filho entrou no escritório e disse-me que o primo costuma jogá-lo – que era o “novo minecraft”, embora eles preferissem o “verdadeiro minecraft”.

Fiquei logo com o pé atrás. Além disso, a Microsoft comprou, em 2014, o Minecraft (o jogo mais vendido de sempre) por $2,5 B…

Microsoft buys Minecraft for $2.5 billion

… sendo o Market Cap actual da Roblox de quase $40 B. Já esteve ligeiramente acima desse valor:

Apresentação

A história da Roblox começou em 1989, quando os fundadores, David Baszucki e Erik Cassel, programaram um laboratório de física simulada em 2D chamado Interactive Physics, que influenciou a construção das bases do universo Roblox. Hoje, cerca de 37,1 milhões de pessoas em todo o mundo jogam Roblox todos os dias conectados com amigos. Juntos, eles brincam, aprendem, comunicam-se, exploram e expandem as suas amizades nos mundos digitais 3D que são inteiramente gerados pelo usuário, construídos pela comunidade de mais de 8 milhões de programadores. Já existem jogadores que ficaram muito ricos com a criação de jogos, cujo universo é gigantesco, pelo que vi:

A sua plataforma é constituída por três elementos:

  • Roblox Client – o aplicativo que permite aos usuários explorar mundos digitais em 3D;
  • Roblox Studio – o conjunto de ferramentas que permite aos desenvolvedores e criadores construir, publicar e operar experiências 3D e outros conteúdos disponibilizados pelo Roblox Client;
  • Roblox Cloud – inclui os serviços e a infra-estrutura que alimentam todo o jogo.

Os sucessivos confinamentos, provocados pela pandemia, potenciaram ainda mais o crescimento do número de usuários activos:

O site de jogos TheGamer considera (por vezes de forma subjectiva) que há aspectos em relação aos quais o Minecraft é superior ao Roblox, e vice-versa…

5 Reasons Minecraft Is The Best (And 5 Reasons Roblox Has Them Beat)

… tais como:

  • A adaptação aos mais novos (Minecraft)
  • A diversidade de gameplays (Roblox)
  • A adaptação às mentes criativas (Minecraft)
  • O aspecto freemium (Roblox)
  • A ausência de marketing (Minecraft)
  • Controlo parental (Roblox)
  • As baixas microtransactions (Minecraft)
  • A popularidade recente (Roblox)
  • A qualidade do jogo (Minecraft)
  • A facilidade de programação em código (Roblox)

No entanto, há outros jogos concorrentes, dentro da mesma tipologia, como o Fortnite, por exemplo:

Alguns pais insurgiram-se contra a empresa, por esta ter permitido conteúdo para adultos, de carácter pornográfico, num jogo que (supostamente) é adequado para crianças:

Isto é preocupante, considerando que a maioria dos users são crianças com menos de 13 anos, e 25% têm menos de 9 anos:

Principais Accionistas

Entre os principais accionistas, encontram-se algumas firmas de capital de risco, como a Altos Ventures, a Meritech e a Index Ventures:

Evolução do Número de Acções

Com o IPO, foram emitidas algumas acções, mas o historial é recente:

Informação Financeira

A Receita cresceu muito em 2020, impulsionada pelos efeitos da Covid-19…

… e os prejuízos são cada vez maiores…

… apesar da empresa conseguir gerar free cash flows positivos e crescentes (que têm sido usados no desenvolvimento da plataforma):

A liquidez da empresa é muito boa:

Ainda teremos de esperar pelo Form 10-K, pois a empresa apenas dispõe do Form S-1, o formulário específico que contém as informações básicas do emissor, antes de realizar a oferta de valores mobiliários.

Desenvolvimento

Consultando o Google Trends (vale o que vale) verifiquei que a popularidade do Minecraft caiu, enquanto a do Roblox cresceu, apesar de ambos terem crescido ao mesmo ritmo desde o final de 2018 até aos dias de hoje:

A empresa entrou em 2020 com um forte crescimento orgânico, reforçado pelo confinamento. À medida que essas restrições diminuem, os resultados deverão desacelerar. Em 2021, a companhia espera que as taxas de crescimento fiquem bem abaixo das taxas de 2020. No entanto, a empresa acredita que as principais métricas deverão crescer este ano, com a ampliação das faixas etárias e o aumento da actividade na Europa Ocidental e no Leste asiático. Na próxima semana (no dia 10 de Maio) vão sair os resultados do primeiro trimestre de 2021, mas a empresa já espera uma Receita de $1.440 M – $1.515 M para o ano de 2021:

Os analistas estão ainda mais optimistas:

O EPS23 de $1,21 coloca o PER23 perto dos 59.

Conclusão

O Roblox é um jogo da moda, com concorrentes à altura (Minecraft, Fortnite, etc.), apesar de distintos. A empresa proprietária do jogo tem o mesmo nome. O IPO recente lançou a acção para um patamar demasiado sobreavaliado (assim me parece… aproveitaram bem a boleia da febre das SPACs). É muito difícil antecipar os resultados do negócio desta empresa no longo prazo.

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

 

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do BorjaOnStocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O BorjaOnStocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site BorjaOnStocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Deixe uma resposta