Novabase americana: Computer Task Group

A Computer Task Group é uma empresa de IT Services & Consulting ao estilo da “nossa” Novabase.

Tem feito algumas aquisições na Europa…

Novabase americana: Computer Task Group 1 - Borja On Stocks

…e em setembro deste ano comprou mais uma empresa, a Eleviant, por $18,6 M em cash mais 200 mil stock options.

Como começa a ser habitual vou percorrer a lista de 10 critérios identificados no e-book Padrões das Ações que Sobem 1000%.

1. Gestão Acionista

O CEO atual, Filip Gydé, é o 8º maior acionista, com 2,16% do capital:

Novabase americana: Computer Task Group 2 - Borja On Stocks

2. Balanço Saudável

A 30 de junho de 22 a Computer Task Group (CTG) tinha $35,5 M em cash e investimentos de curto prazo e $0 de dívida financeira.

Como em setembro adquiriu a Eleviant por $18,6 M em cash é provável que o balanço a 30 de setembro não tenha tanto cash.

3. Barreiras à Entrada

O mercado da CTG é muito fragmentado, com centenas de empresas cotadas a operar na indústria dos IT Services & Consulting. A CTG especializa-se na “transformação digital”.

Não parece ter barreiras à entrada relevantes.

4. Possibilidade de margens gordas

É dífícil.

No trimestre de 22 a margem EBITDA ajustada foi de apenas 5,1%…

Novabase americana: Computer Task Group 3 - Borja On Stocks

…e a ambição da gestão, para 23, é obter uma margem EBITDA entre 7% e 8%:

Novabase americana: Computer Task Group 4 - Borja On Stocks

A fotografia é clara: muita gente a trabalhar (3.450 empregados no total) significam muitos salários e impostos para pagar, o que infelizmente, normalmente, leva a margens reduzidas.

5. Grande Mercado Potencial

Sim, o TAM é enorme, mas já ocupado, muito competitivo e fragmentado.

6. Não Queremos Dividendos

Desde 2016 que a CTG não paga dividendos. Neste aspeto é diferente da Novabase.

7. Baixos Múltiplos de Valorização

À cotação atual de $6,81 a CTG está com um valor de mercado de $103,2 M e um EV de $86,3 M.

Considerando as estimativas para o ano fiscal de 22…

Novabase americana: Computer Task Group 5 - Borja On Stocks

…o PSR está nos 0,31, o EV/EBITDA nos 5,2 e o PER nos 11,5.

São múltiplos um pouco abaixo da média do mercado em geral.

8. Preferência pelas Pequenas

Não tenho grande apetência por empresas de IT Services & Consulting (vem-me à memória o episódio da Atos, em França, da qual me escapei de boa), mas enfim, a investir preferiria sempre uma small cap como esta CTG ou a Novabase, que já deu boas mais-valias e dividendos ao TOP10 Lisboa.

9. Já foi uma Tenbagger? 

Sim, por duas vezes, embora esteja no mesmo nível de há quase 40 anos:

Novabase americana: Computer Task Group 6 - Borja On Stocks

Isto das small caps tem muito que se lhe diga… por cada uma que sobe muito e se torna numa large cap (por exemplo uma constituinte do índice Russell 1000), há uma série delas que sobem e descem, sobem e descem. E outras tantas que descambam para o OTCBB e Pink Sheets.

É por causa desta realidade que a minha estratégia com o TOP5 Tenbagger é procurar investir em potenciais Tenbaggers, sacar-lhes a mais-valia e partir para a próxima Tenbagger.

10. Estamos num Bear Market?

Sim, os meus posts no Linkedin esta semana têm sido todos sobre este tema… se ainda não me acompanha no Linkedin, pode começar a fazê-lo agora. Ative o sininho para receber as notificações. Posto diariamente (aos dias úteis) às 7 horas.

Conclusão

Para além da indústria fortemente competitiva – ou melhor, em consequência desta – há um fator que afasta a CTG da possibilidade de ser a escolhida para ocupar a 2ª vaga do TOP5 Tenbagger: são as margens baixas.

Este género de negócios são obviamente necessários, mas são tristes, pelo menos para os acionistas… vendem muito mas lucram pouco.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão