Ninguém quis comprar a United-Guardian

Bom dia caros Subscritores,

A United-Guardian é a 14ª da lista de candidatas à 1ª vaga no TOP5 Tenbagger.

A empresa foi fundada em 1942 por Alfred R. Globus e quando ele morreu, em 2009, a liderança passou para o seu filho, Ken Globus, que agora, com 71 anos e após 39 de serviço na United-Guardian, decidiu reformar-se no final deste ano:

O Ken é o maior acionista, com 28,7% do capital…

Ninguém quis comprar a United-Guardian 1 - Borja On Stocks

…e pelos vistos, antes da sua reforma procurou, desde janeiro deste ano, vender a empresa. O valor da sua participação está nos $20,5 M, pelo que seria uma reforma dourada.

Porém, aparentemente não apareceram compradores aos preços desejados.

E o que é que costuma acontecer quando uma empresa se coloca à venda e depois não há qualquer proposta de compra? Naturalmente, desvaloriza:

Ninguém quis comprar a United-Guardian 2 - Borja On Stocks

Nos primeiros meses do ano houve algum entusiasmo com a perspetiva de OPA, ao que se seguiu o desalento por nada ter acontecido.

O board of directors está ativamente à procura de um substituto para o Ken, que irá continuar a executar as suas funções até ao final de 2022 e a partir daí ficará num papel consultivo enquanto for necessário.

À cotação de fecho de ontem, nos $15,57, o valor de mercado é de $71,5 M. Em 2021 as vendas foram de $13,9 M e o lucro de $4,7 M, ou seja, a margem líquida foi de 33,8%, o que é realmente impressionante, tal como referi na aproximação, onde também fiz o seguinte comentário:

Na United Guardian o que seria preciso para ser uma 10-bagger do ponto atual, claramente, seria um aumento expressivo das Vendas, mantendo a margem de lucro.

Estive a ver os produtos da empresa e são essencialmente da marca Lubrajel, que é um produto usado em cosméticos para hidratação da pele…

Ninguém quis comprar a United-Guardian 3 - Borja On Stocks

…e é usado também como lubrificante em diversos aparelhos médicos.

Em 2011 as Vendas foram de $14,3 M e em 2021 foram de $13,9 M, ou seja, não houve crescimento nos últimos dez anos e não parece que vá haver muito crescimento nos próximos dez, a não ser que o substituto do Ken apareça com uma nova estratégia de crescimento.

O problema será se a nova gestão, na busca do crescimento, for para áreas fora da competência da United-Guardian e por causa disso a margem líquida se contraia… os próprios investimentos podem fazê-la diminuir e isso poderá ser desmotivador para os investidores de longo prazo nesta ação.

Já com a queda recente, o PSR é de 5,1, o PBV de 6,7, o PER de 15,2 e o dividend yield de 2,4%, ou seja, o preço não é nada baixo e deve ser por isso que não apareceram propostas de compra aceitáveis.

O mercado deve ter algum fascínio com aquela margem líquida consistentemente acima dos 30%, porém sem crescimento das vendas será difícil a ação valorizar.

Conclusão

A United-Guardian não será a escolhida para estrear o TOP5 Tenbagger.

Ninguém quis comprar a United-Guardian 4 - Borja On Stocks

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão