National Presto: resultados 3º trimestre de 2021

Boa tarde, caros Subscritores,

Dentro das empresas pertencentes ao TOP20 Small Caps temos a JinkoSolar que apresenta os resultados referentes ao terceiro trimestre de 2021 amanhã:

Para a sessão de hoje decidi trazer uma empresa já analisada no passado…

…que desde a análise inicial deslizou 26%. O Google mostra-me um dividend yield na ordem dos 14,75%:

National Presto: resultados 3º trimestre de 2021 1 - Borja On Stocks

1. Evolução

Em primeiro lugar peço para relerem a análise indicada anteriormente porque eu vou abordar os aspetos apontados pelo César na sua análise. A evolução dos diferentes segmentos operacionais foi a seguinte:

National Presto: resultados 3º trimestre de 2021 2 - Borja On Stocks

As vendas do segmento dos aparelhos de cozinha aumentaram 25,5% desde 2018 para os $117,6 M, tendo representado 33% do total das vendas.

O resultado operacional continua a ser maioritariamente representado pelo segmento da defesa.

A quantidade de ativos do segmento de defesa aumentou em 24,4%, enquanto o valor dos ativos do segmento dos aparelhos de cozinha diminuiu 8,3%.

De seguida apresento os resultados dos primeiros nove meses de 2021:

National Presto: resultados 3º trimestre de 2021 3 - Borja On Stocks

O resultado operacional do segmento dos aparelhos de cozinha foi negativo, sendo que o resultado operacional conjunto diminuiu 31% em comparação ao período homólogo de 2020. A explicação apresentada para a diminuição do resultado bruto é a seguinte:

National Presto: resultados 3º trimestre de 2021 4 - Borja On Stocks

Esta situação significa que a National Presto não conseguiu passar o aumento dos custos para o consumidor final, o que é mau para a empresa.

O balanço conta com $91 M em cash mais $33,3 M em marketable securities. A empresa continua a não ter nenhum tipo de dívida financeira…

National Presto: resultados 3º trimestre de 2021 5 - Borja On Stocks

…sendo que o total do passivo é de $72 M.

A CEO continua a controlar mais de 25% das ações:

National Presto: resultados 3º trimestre de 2021 6 - Borja On Stocks

Podemos dizer que a CEO continua a estar interessada nos dividendos da empresa.

Apesar da oscilação verificada ao nível das vendas, o resultado líquido numa ótica ttm tem oscilado entre os $33 M e os $49 M ao longo dos últimos 5 anos:

National Presto: resultados 3º trimestre de 2021 7 - Borja On Stocks

A empresa tem vindo a pagar anualmente um dividendo de $1 por ação desde 2015, porém, por norma, distribui um dividendo especial anualmente:

National Presto: resultados 3º trimestre de 2021 8 - Borja On Stocks

Reparem que a empresa costuma pagar dividendos bastante elevados…

National Presto: resultados 3º trimestre de 2021 9 - Borja On Stocks

…ao longo da última década apenas não foram pagos em 2013 porque os mesmos foram pagos duas vezes em 2012:

National Presto: resultados 3º trimestre de 2021 10 - Borja On Stocks

Até que ponto isto é sustentável? Vamos ver.

Já sabemos que a National Presto não possui nenhum tipo de dívida financeira, sendo que o valor total pago em forma de dividendos…

National Presto: resultados 3º trimestre de 2021 11 - Borja On Stocks

…por vezes é superior, outras vezes inferior ao resultado líquido alcançado. Contudo, o balanço não se tem deteriorado ao longo da última década:

National Presto: resultados 3º trimestre de 2021 12 - Borja On Stocks

Sendo que no último trimestre a empresa tinha $124,3 M de meios líquidos no balanço.

2. Perspetivas

De momento não consegui encontrar estimativas dos analistas. O resultado operacional dos primeiros nove meses de 2021 foi de $26,9 M e sabendo nós que os custos do transporte marítimo de mercadorias continuam elevados não espero que o quarto trimestre traga alguma surpresa positiva até porque o prejuízo do segmento dos aparelhos de cozinha tem aumentado de trimestre para trimestre ao longo de 2021.

Eu aponto para um resultado operacional na ordem dos $32 M e para um resultado líquido na ordem dos $25 M. A National Presto possui 7,04 milhões de ações emitidas, pelo que ao preço de $83,31 o valor de mercado é de $586 M e o PER21 anda por volta dos 23.

Tendo em conta um resultado líquido de $25 M, será de esperar um dividendo por ação na ordem dos $3,55, pelo que o dividend yield apontado é de 4,26% e não os 14,7% apontados no início da análise.

3. Conclusão

O risco de concentração de vendas mantém-se, a quantidade de cash em balanço diminuiu 35% e não se sabe ao certo até que ponto o segmento dos aparelhos de cozinha poderá influenciar negativamente os resultados de 2021. Considero que o melhor é aguardar pelos resultados de final de ano.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão