Johnson & Johnson na luta contra a Covid-19

O Credo da Johnson & Johnson é um texto constitucional que declara a missão e os princípios orientadores da empresa…

… mas a confiança pública de que a marca goza há mais de 100 anos tem sido, nos últimos anos, manchada por escândalos. A sua reputação caiu do 9º para o 57º lugar, desde 2014.

Apresentação

A Johnson & Johnson (JNJ) é uma empresa americana fundada em 1886, com quase 133 mil colaboradores, especializada na produção de produtos farmacêuticos, produtos de higiene pessoal e utensílios médicos. Todos conhecem, certamente, alguns dos seus produtos:

A empresa está organizada em três segmentos de negócio: Consumidor, Farmacêutico e Dispositivos Médicos:

O segmento Consumer inclui uma ampla gama de produtos orientados à saúde pessoal – à beleza, aos cuidados infantis, à higiene bucal, à saúde feminina, ao tratamento de feridas, entre outros:

O segmento Pharmaceutical concentra-se em seis áreas terapêuticas – imunologia, doenças infecciosas (HIV, por exemplo), neurociência (por exemplo, transtornos do humor, distúrbios neurodegenerativos e esquizofrenia), oncologia (por exemplo, cancro da próstata), cardiovascular e metabolismo:

O segmento de Medical Devices inclui uma ampla gama de produtos usados nas seguintes áreas: ortopédica, cirurgia, soluções intervencionistas (cardiovascular e neurovascular) e saúde ocular:

Esses dispositivos são distribuídos para grossistas, hospitais e retalhistas e utilizados, principalmente, na área profissional por médicos, enfermeiras, hospitais, oftalmologistas e clínicas.

Mais de metade das vendas é realizada nos EUA:

As despesas com as Vendas, com o Marketing, Administrativas e com a Pesquisa e Desenvolvimento absorvem mais de 40% do Lucro Bruto…

… sendo a pesquisa da área farmacêutica a mais relevante em termos de custo…

… tendo a empresa sempre novos produtos em várias fases de desenvolvimento.

Principais Accionistas

O capital está disperso por vários fundos de investimento:

Gráfico de Longo Prazo

Se o padrão se verificar, na próxima década a cotação vai lateralizar:

Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

A empresa tem vindo a realizar buybacks. O seu Market Cap é de $405 B:

Informação Financeira

A Receita tem crescido 3,5% ao ano:

O Lucro apresenta uma tendência ascendente, mas ali em 2017 caiu bastante…

… por causa de uma provisão relativa a impostos (a nova lei fiscal do Trump sacou $13,6 B à JNJ):

A dívida financeira está controlada; corresponde a 2x o valor do free cash flow e está bem coberta pelo valor em Caixa:

Desenvolvimento

Antes da queda das acções em Março deste ano…

… já se sabia que a JNJ andava a desenvolver uma vacina contra a Covid-19. Um estudo pré-clínico publicado recentemente na revista Nature mostrou que a vacina experimental da empresa teve resultados iniciais positivos na resposta contra o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19.

O Governo americano pediu aos Estados para prepararem a distribuição de uma possível vacina contra a Covid-19 a partir do dia 1 de Novembro, dois dias antes das eleições presidenciais. Além da JNJ, há outras empresas a concorrer no desenvolvimento da vacina (Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Novavax e Sanofi), mas o risco do lançamento prematuro pode vir a pesar nos bolsos destas empresas, se as coisas correrem mal. Vamos ver…

Os rácios de valorização estão acima da média:

  • PER (ignorei o PER de 2017, pois chegou a ir acima de 300):

  • EV/EBITDA:

Até 2024, o crescimento da Receita esperado pelos analistas é de 4,8% CAGR (acima do crescimento dos últimos 15 anos):

À cotação actual de $150, o PER24 corresponde a 13,78. Considerando o PER médio dos últimos 15 anos (19), o preço em 2024 acumulado pelos dividendos seria igual a:

19 x $10,88 + dividendos ($3,96 + $4,21 + $4,37 + $4,65 + $4,90) = $228,81 em 2024

A cotação da JNJ não está tão alta como o preço das acções da Apple ou da Tesla, mas não tão boa quanto há uns meses:

Quem a comprou a esse preço tem grandes chances de conseguir uma rentabilidade superior a 15% ano (até 2024, pelo menos). As blue-chip stocks também podem gerar excelentes resultados.

Conclusão

A Johnson & Johnson (JNJ) é famosa pela produção de produtos farmacêuticos, de produtos de higiene pessoal (que todos, certamente, reconhecem das prateleiras dos supermercados) e de utensílios médicos. Actualmente está a desenvolver uma vacina contra a Covid-19, mas a concorrência é forte e o risco elevado. Grandes oportunidades podem trazer grandes custos. 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

 

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do BorjaOnStocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O BorjaOnStocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site BorjaOnStocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

mercado americano

Preparado para INVESTIR nas MELHORES AÇÕES?