IZEA tem demasiada concorrência

Bom dia caros Subscritores,

A 12ª da lista de 25 candidatas à 1ª vaga do TOP5 Tenbagger é a IZEA, que tal como descrevi aqui, foi uma 100-bagger no passado recente…

IZEA tem demasiada concorrência 1 - Borja On Stocks

…tendo depois quase regressado à base.

O negócio da IZEA é daqueles que enche o olho aos investidores:

IZEA tem demasiada concorrência 2 - Borja On Stocks

Na ressaca da covid-19 houve um grande entusiasmo pelos negócios online e a IZEA estava no sweet spot, porque era uma nano-cap ativa no marketing de influencers, um hot topic.

Aquele rally todo, dos $0,07 até aos $7,45, teve pouco reflexo nos fundamentais da empresa (em 2019 teve um prejuízo de $7,3 M e em 2021 de $3,1 M), exceto no seguinte: a IZEA tinha uma ATM (at-the-market offering) e emitiu e vendeu novas ações a muito bons preços, angariando cerca de $80 M no mercado.

A 31 de março de 2022 a IZEA tinha $73 M em cash e equivalentes e $0 de dívida financeira, o que compara favoravelmente com a capitalização bolsista neste momento, que está nos $55 M.

À parte disso, o negócio é essencialmente uma agência de publicidade, pois 94,4% da receita advém desse segmento (Managed Services)…

IZEA tem demasiada concorrência 3 - Borja On Stocks

…numa indústria muito fragmentada e crowded.

Segundo este report, no final de 2021 existiam 18.900 empresas no mundo que prestam serviços relacionados com marketing de influencers

IZEA tem demasiada concorrência 4 - Borja On Stocks

…das quais 7.300 nos Estados Unidos.

No 10-K mencionam as fracas barreiras à entrada – realmente, a Catarina numa manhã era capaz de fazer um site dedicado ao marketing de influencers – e a impossibilidade de se protegerem da concorrência através de patentes.

A IZEA foi fundada em 2006 e, sendo cotada desde 2011, deu prejuízo em todos os anos e foi sobrevivendo à custa da emissão de novas ações, com o n.º de ações emitidas a subir de 0,1 milhões (reverse split adjusted) em 2011 para 62,2 milhões atualmente.

Na conference call do trimestre de 2022 disseram que têm uma ATM de $100 M ativa, mas que não têm vendido novas ações no mercado, porque, pelo menos por enquanto, não precisam. Podem usar essa capacidade de emitir novas ações para financiar uma aquisição relevante.

Às perguntas acerca do break even point, ou sobre quando é que pensam tornar-se lucrativos, foram evasivos, dizendo que estão focados no crescimento. Querem que as receitas cresçam 30% este ano, de $30 M para $39 M e não estão preocupados em dar lucro neste momento. Dizem também que a concorrência está mais feroz que nunca.

A questão é se alguma vez a IZEA irá ser lucrativa?

O co-fundador e CEO, Ted Murphy, ganha $625.610 por ano e tem apenas 1,12% do capital da empresa, ou 700 mil ações, que atualmente valem $616.000, ou seja, ele ganha mais de salário num ano do que vale a sua participação na empresa. E aqueles $73 M em cash dão para pagar muitos anos de salários, dele e dos seus companheiros na gestão.

Os gestores estão numa posição confortável, mas não se pode dizer o mesmo dos acionistas.

A minha perspetiva é que a IZEA irá continuar a dar prejuízo nos próximos 10 ou 15 anos e os $73 M deverão ir minguando com o tempo.

Conclusão

A IZEA Worldwide não será a escolhida para ocupar a 1ª vaga do TOP5 Tenbagger, mas mantê-la-ei na watch list, assim como todas as 25 primeiras candidatas, nem que seja para ver o que acontece no futuro.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão