Genie Energy está fora!

Bom dia caros Subscritores,

Estive cerca de uma hora a estudar a Genie Energy e foi suficiente para a excluir da possibilidade de ser a primeira ação a entrar no TOP5 Tenbagger, devido a alguns problemas que iriam sempre gerar alguma insegurança.

A Genie Energy é uma small cap ($229 M), mas é complexa, com uma série de subsidiárias relacionadas com a distribuição de energia, nos Estados Unidos e em dois países do norte da Europa, a Suécia e a Finlândia.

Houve três fatores que me levaram a integrá-la na lista das primeiras 25 candidatas:

– O lucro dos dois últimos trimestres foi muito forte, nos $29,2 M no 4º trimestre de 2021 e de $17,5 M no trimestre de 2022:

Genie Energy está fora! 1 - Borja On Stocks

O EPS dos últimos 6 meses reportados foi de $1,79, o que dá $3,58 anualizados, pelo que com a cotação nos $8,75…

Genie Energy está fora! 2 - Borja On Stocks

…o PER estimado seria de apenas 2,4.

– O Balanço a 31 de março de 2022 mostra $88,8 M em cash e equivalentes e $0 de dívida financeira

– O Chairman e o CEO estão na estrutura acionista:

Genie Energy está fora! 3 - Borja On Stocks

Compreende-se porque é que na primeira triagem a Genie Energy me pareceu apelativa.

Analisando cada ponto com maior profundidade os motivos de atração tornam-se inválidos, pelo seguinte:

– O lucro do 4º trimestre teve a ver com a declaração de falência de uma subsidiária (Orbit Energy) no Reino Unido:

Genie Energy está fora! 4 - Borja On Stocks

Aparentemente essa declaração de falência serviu para a Genie Energy ficar com os ativos – principalmente o cash – e apagar da consolidação as dívidas da Orbit. Dos $29,2 M de lucro do 4º trimestre, $26,3 M vieram da subsidiária britânica falida (!)

Este tipo de práticas faz com que a Genie Energy venha cometendo talvez o maior dos pecados, que é ter deficiências materiais ao nível do controlo interno sobre o reporte financeiro:

Genie Energy está fora! 5 - Borja On Stocks

Isto era o que eu costumava ver nas ações do OTCBB… na NYSE, que é onde a Genie Energy é cotada, não é costume.

Em relação ao lucro do 1º trimestre de 2022, nos $17,5 M, teve a ver principalmente com o spike na cotação do gás natural nos mercados internacionais…

Genie Energy está fora! 6 - Borja On Stocks

…derivado da guerra na Ucrânia. O efeito entretanto parece estar a dissipar-se e poderá haver um crash com o eventual fim da guerra.

– Aquele cash no balanço adveio parcialmente da apropriação do cash da Orbit e como o controlo sobre o relato financeiro é fraco, os montantes inscritos no balanço não são inteiramente credíveis;

– O Chairman (Howard S. Jonas) tem poder a mais, porque detém uma classe de ações que lhe dá 30 vezes mais votos por ação que os acionistas comuns. Ele tem 8 filhos e filhas e parece ter-lhes assegurado a vida através do controlo efetivo da Genie Energy:

Genie Energy está fora! 7 - Borja On Stocks

Pelo exposto, a minha expetativa é que a Genie Energy continue por onde tem andado desde o seu spin off da IDT (empresa cujo maior acionista também é Howard S. Jonas), em 2011…

Genie Energy está fora! 8 - Borja On Stocks

…e que não vá ser uma Tenbagger a partir do ponto atual.

A próxima da lista é a Intevac, pois estou a caminhar da 25ª para a 1ª.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão