Fathom é simpática para os agentes imobiliários

Tenho plena confiança que vou conseguir identificar e investir em Tenbaggers do futuro.

E não vou permitir que me desviem do caminho.

Das 25 candidatas à 2ª vaga no TOP5 Tenbagger, o plano para esta semana é analisar estas:

Fathom é simpática para os agentes imobiliários 1 - Borja On Stocks

A Fathom Holdings é (mais) uma empresa que “promete” disromper o mercado imobiliário nos Estados Unidos, que é naturalmente um mercado gigante, com 7,2 milhões de transações em 2021, por um valor global de $2,9 Trillion.

A Fathom é uma espécie de Remax, ou ERA, mas em que os agentes imobiliários pagam apenas uma flat fee, um montante fixo, à agência (eles chamam-lhe broker)…

Fathom é simpática para os agentes imobiliários 2 - Borja On Stocks

…ficando os agentes com a quase totalidade da comissão de intermediação.

Teoricamente isto faz com que os melhores agentes, os que vendem mais casas, vão gravitando para a Fathom, porque assim ficam com uma fatia maior da comissão cobrada ao cliente:

Fathom é simpática para os agentes imobiliários 3 - Borja On Stocks

O n.º de agentes que trabalha com a Fathom tem estado a aumentar e atingiu 9600 no 2º trimestre de 22:

Fathom é simpática para os agentes imobiliários 4 - Borja On Stocks

Vejamos de que forma encaixa nos Padrões das Ações que Sobem 1000%.

1. Gestão Acionista

O CEO Joshua Harley é o maior acionista, com 31,5% do capital:

Fathom é simpática para os agentes imobiliários 5 - Borja On Stocks

E o CFO, Marco Fregenal, é o 4º maior acionista, com 6,8%.

2. Balanço Saudável

A 30 de junho de 22 a Fathom tinha $19,5 M em cash e equivalentes e $6,6 M em dívida financeira, pelo que a posição de net cash era de $12,9 M.

3. Barreiras à Entrada

Existem muitíssimas agências e redes imobiliárias, pelo que as barreiras à entrada neste mercado são baixas.

4. Possibilidade de Margens Gordas

A ideia da Fathom é ficar com uma relação privilegiada com os compradores de casas, de forma a oferecer-lhes outros serviços, como empréstimos hipotecários (neste caso atua apenas como intermediário de bancos), seguros, etc.

Também está a construir portais imobiliários…

Fathom é simpática para os agentes imobiliários 6 - Borja On Stocks

…para depois vender leads a agentes imobiliários.

Desta forma apresenta o seguinte modelo de receitas hipotético, com margens muito díspares nos vários segmentos:

Fathom é simpática para os agentes imobiliários 7 - Borja On Stocks

A ideia da Fathom é atrair os melhores agentes para a sua rede e depois dar-lhes a possibilidade de venderem uma série de serviços adicionais aos compradores de casas, ficando a Fathom com uma parte de cada transação.

5. Grande Mercado Potencial

No ano passado o valor imobiliário transacionado nos Estados Unidos foi de $2,9 T e a comissão média foi de 2,7%, o que dá $78 B por ano em comissões de agentes imobiliários.

Porém a Fathom só fica com $500 por transação (e no total foram 7,2 milhões de transações), pelo que neste segmento da intermediação de casas o seu mercado potencial é de apenas $3,6 B.

É difícil calcular o mercado potencial dos outros segmentos, mas é sem dúvida grande.

6. Não Queremos Dividendos

De certeza que este tópico faz confusão aos recém-chegados ao BoS, mas o que procuro são empresas que consigam obter um Return On Invested Capital bastante elevado, pelo que para essas o que faz sentido é investir o mais que puderem no crescimento da sua atividade.

Seria um desperdício pagar dividendos aos acionistas quando poderiam obter uma remuneração muito superior investindo no seu próprio crescimento e dessa forma indireta valorizarem o património dos acionistas.

Grandes empresas como a Amazon, a Alphabet e a Berkshire Hathaway nunca pagaram um dividendo na vida e são das empresas que mais retorno deram aos acionistas ao longo dos anos, sendo atualmente das mais valiosas do mundo.

Porém, claro, muitas empresas não pagam dividendos porque… não podem, seja porque têm balanços fracos, seja porque só dão prejuízos.

É o caso da Fathom, não paga dividendos porque dá prejuízo:

Fathom é simpática para os agentes imobiliários 8 - Borja On Stocks

7. Baixos Múltiplos de Valorização

A Fathom fechou na sexta-feira, dia 14 de outubro, a valer apenas $71,8 M no Nasdaq. O EV está nos $58,9 M.

Tendo em conta as estimativas médias dos analistas para 22…

Fathom é simpática para os agentes imobiliários 9 - Borja On Stocks

…o PSR está nos 0,16, porém neste caso o PSR perde valor como indicador porque a margem bruta é muito baixa. O valor da comissão de intermediação entra na Fathom pelo seu valor global, mas depois a Fathom só fica com $500 desse valor, entregando a maior parte ao agente imobiliário.

Talvez a Fathom devesse considerar como receita apenas os $500, mas isso levantaria uma série de problemas (principalmente fiscais) aos agentes imobiliários e por isso é que deve preferir encaixar a receita toda à cabeça.

O EBITDA e o RL são negativos, pelo que não faz sentido calcular os rácios EV/EBITDA e PER.

8. Preferência Pelas Pequenas

A Fathom Holdings ($72 M) é certamente mais pequena que a Opendoor Technologies ($1.538 M), mas também menos revolucionária.

Enquanto a Fathom quer dar melhores condições aos agentes imobiliários, a Opendoor quer torná-los obsoletos.

9. Já foi uma Tenbagger?

Não:

Fathom é simpática para os agentes imobiliários 10 - Borja On Stocks

10. Estamos num Bear Market?

Sim, a inflação e a consequente subida das taxas de juro trouxe uma correção de 33,3% ao índice de small caps Russell 2000…

Fathom é simpática para os agentes imobiliários 11 - Borja On Stocks

…que deve ser aproveitada para procurar, selecionar e investir em potenciais Tenbaggers do futuro.

Conclusão

Estou cético em relação a estas “disruptoras” do mercado imobiliário porque se deram prejuízo enquanto o mercado estava on fire, o que irá acontecer-lhes no mercado gélido que se adivinha para os próximos tempos?

A Fathom este ano deve dar $22,6 M de prejuízo e só tem $12,9 M em net cash.

Só levantou $34 M no IPO e o dinheiro está-se a acabar.

Os bancos provavelmente irão torcer o nariz a emprestar dinheiro a esta empresa, pelo que o que lhe resta será emitir novas ações a estes preços deprimidos.

Como o CEO é o maior acionista poderá não querer fazer uma secondary offering, pois a sua posição será fortemente diluída (a não ser que ele acompanhe o aumento de capital, mas duvido que tenha capacidade), mas provavelmente não terá outra opção.

Há muitas empresas deficitárias que aparecem na bolsa, têm algum período de graça por causa das expetativas futuras, mas depois descem, descem, descem e… morrem no cemitério das Pink Sheets e nunca mais se ouve falar delas.

À partida a Fathom Holdings será uma dessas, pelo que a sua candidatura à 2ª vaga no TOP5 Tenbagger está anulada.

 

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão