É o fim do Facebook, pois o Orkut ressuscitou:
Só falta o Hi5! Mas a melhor rede social de sempre foi o mIRQ:
Brincadeiras à parte (que ainda vão ser úteis), agora é a vez do Facebook…
… que também é dono do Instagram, do WhatsApp e do Messenger.
Apresentação
O Facebook foi fundado por Mark Zuckerberg e pelos seus colegas de quarto da faculdade – Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.
O site foi inicialmente lançado em 4 de Fevereiro de 2004 e limitado aos estudantes da Universidade Harvard, tendo posteriormente sido expandido para outras faculdades na área de Boston. Hoje é uma das maiores empresas do mundo, administrando redes sociais (Facebook e Instagram) e aplicações de mensagens instantâneas (Messenger e Whatsapp), bem como vários projectos relacionados com hardware (Oculus VR), realidade aumentada, inteligência artificial, etc..
A rede social Facebook tem, actualmente, o domínio do mercado com 67% do market share…
… e o Whatsapp é o mais bem posicionado entre as apps de mensagens:
O número de usuários da rede social Facebook não tem parado de aumentar:
Os dados relativos ao conjunto de todos os serviços fornecido pela empresa (“Family of products”) também mostram o crescimento do número de utilizadores, tanto a nível diário (DAP) como mensal (MAP):
We define a monthly active person (MAP) as a registered and logged-in user of Facebook, Instagram, Messenger, and/or WhatsApp (collectively, our “Family” of products) who visited at least one of these Family products through a mobile device application or using a web or mobile browser in the last 30 days as of the date of measurement.
A Receita média gerada por utilizador (total revenue during a given quarter, divided by the average of the number of MAP) corresponde a um pouco mais de $ 6…
… e o dinheiro vem, quase totalmente, da receita com publicidade:
A região dos EUA e Canadá é a que mais contribui para a Receita (quase 50%):
Os dados disponibilizados pelo Facebook aos accionistas, relativos ao número de utilizadores, têm sérias limitações. As métricas utilizadas são baseadas em amostras que permitem ao Facebook estimar o número de utilizadores duplicados e falsos…
… mas muitos questionam-se acerca dessas estimativas.
Principais Accionistas
Institutional sponsorship:
Gráfico de Longo Prazo
Quem disse que as blue chips não se mexem?
Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado
A empresa tem um Market Cap de $ 740 M:
Informação Financeira
No último ano, a Receita subiu 26,61%…
… e o Lucro da publicidade atingiu o seu máximo histórico – $ 23,5 B:
O Balanço é muito saudável. Só o Cash e as Marketable securities…
… cobrem a totalidade do Passivo:
Desenvolvimento
Ali no final de 2018, os múltiplos denunciavam uma situação de desvalorização:
Teria sido uma excelente compra, pois entretanto a acção (que não distribui dividendos) subiu mais de 100%:
Os principais riscos do Facebook são as leis e regulamentações dos países…
… que temem as questões relativas à privacidade (o Facebook ganha muito dinheiro porque é eficiente a optimizar o alvo da publicidade, através da recolha de dados privados dos utilizadores). Este problema motivou a ida do Mark Zuckerberg ao Senado americano:

Naturalmente, o Facebook espera que a taxa de crescimento de utilizadores vá cair…
… e como este segmento é muito volátil (veja-se o que aconteceu às empresas da brincadeira inicial e a outras – ICQ, MSN Messenger, My Space, etc.) eu não consigo imaginar como estará o Facebook daqui a 10 anos. Eu uso profissionalmente todos os serviços do Facebook (gasto centenas de € por ano), mas já começo a olhar para o Parler e para o Telegram (já não tenho paciência para arbitrariedade da censura do Facebook).
Conclusão
O Facebook é a maior rede social do mundo. É também proprietário do Instagram, do WhatsApp e do Messenger. É um excelente negócio que gera billions de cash por ano, mas eu não sei onde vai estar daqui a 10 anos.
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico