Depuração da Base de Dados com vista ao TOP5 Tenbagger

Boa tarde caros Subscritores,

Como ficou determinado neste artigo/sondagem…

…tenho a intenção de criar um novo TOP no BoS, o TOP5 Tenbagger.

As primeiras cinco slots deverão ser preenchidas com micro-caps com um valor de mercado entre $50 M e $500 M. Pedi ao Artur que construísse uma base de dados com todas as empresas, cotadas na NYSE e no Nasdaq, com um valor de mercado neste intervalo e ele forneceu o seguinte documento com 2.195 ações.

Preciso de depurar esta base de dados até ficar com apenas 125 ações para analisar do ponto de vista fundamental, pelo que vou estabelecer algumas regras de eliminação, explicando-as. Penso que este processo poderá ser útil para os Subscritores que, eventualmente, se deparem com um problema semelhante.

Em primeiro lugar vou eliminar todas as empresas que não sejam dos Estados Unidos, pelo motivo que as estrangeiras muitas vezes apresentam resultados com uma frequência inferior à trimestral e porque utilizam formulários de reporte diferentes. Também porque as empresas estrangeiras cotadas em Wall Street são potencialmente mais arriscadas, por terem riscos específicos que têm a ver com o país de origem.

O Artur à cabeça retirou logo as empresas chinesas, mas estão lá empresas de muitos outros países, nomeadamente: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bermuda, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chipre, Dinamarca, França, Grécia, Hong Kong, Ilhas Caimão, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Jersey, Jordânia, Luxemburgo, Malásia, Malta, México, Mónaco, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Portugal (é a Fusion Fuel), Reino Unido, Singapura, Suécia, Suíça e Taiwan.

Retirando estas estrangeiras todas fico com 1.694 ações.

Em segundo lugar gostaria de retirar todas as ações de empresas que têm um volume de Receita anual inferior a $10 M. Para isso vou criar uma coluna e escrever o valor da Receita dos últimos 12 meses reportados de cada uma destas 1.694 empresas. É capaz de demorar umas horas… fiz para as primeiras 100 que tinham o valor de mercado mais baixo e eliminei 47 que tinham receitas inferiores a $10 M.

Vou ver as 100 seguintes… é curioso, eliminei mais 47, ou seja, das 200 empresas mais pequenas (ainda que com um valor de mercado superior a $50 M), 94 tiveram receitas inferiores a $10 M nos últimos 12 meses reportados. Das 200 primeiras ações, ficaram 106 candidatas… falta ver as outras todas.

Algumas daquelas “ações” eram na realidade unidades de participação em fundos de investimento e outras eram SPACs que ainda não tinham feito qualquer aquisição.

Bem sei que existem filtros automáticos que fazem este trabalho, mas não confio totalmente neles e prefiro fazer assim, à mão, porque vou começando a conhecer as empresas… já vi uma ou outra interessantes, mas até agora, a maioria, é lixo.

Vou ter de continuar este trabalho amanhã porque o meu filho comprou bilhetes para o Sporting vs Manchester City, pelo que daqui a pouco vou ter de rumar a Lisboa.

Até amanhã!

César Borja

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão