De volta à Sandstorm Gold

Bom dia caros Subscritores,

Na sexta-feira deixei a análise à Sandstorm Gold…

…em aberto, dizendo que continuava à tarde, porém tive de passar toda a tarde no hospital com a minha avó e só cheguei às 21 horas a Óbidos, lamento.

Entretanto a Sandstorm Gold, em reação aos resultados apresentados, valorizou cerca de 0,6% na sessão de sexta-feira:

De volta à Sandstorm Gold 1 - Borja On Stocks

Neste ponto interessa-me ver duas situações.

A primeira é qual é o método de valorização dos ativos no Balanço, nomeadamente estes dois que assinalei:

De volta à Sandstorm Gold 2 - Borja On Stocks

Verifiquei que as Stream, royalty and other interests, que estão com um valor de $356,6 M no Balanço, são valorizadas ao preço de custo:

De volta à Sandstorm Gold 3 - Borja On Stocks

É provável que estes ativos na realidade valham mais em termos de valor de mercado.

Em relação ao investimento na Hod Maden, são 30% de uma mina no norte da Turquia. Este analista do Seeking Alpha dá muita relevância a este investimento (ele conhece a Sandstorm Gold mais profundamente do que eu) e escalpeliza a situação, concluindo que o investimento está relativamente seguro…

…porque o parceiro é um grande conglomerado turco, que inclusivamente é sócio da SSR Mining na mina Çopler:

De volta à Sandstorm Gold 4 - Borja On Stocks

Agora fiquei a pensar se a SSR Mining não terá descido também por causa desta ligação à Turquia, que está instável em termos políticos.

O relatório menciona valores de $1,4 B para esta mina (não consegui perceber em tempo útil se este é o valor dos 30% ou dos 100%)…

De volta à Sandstorm Gold 5 - Borja On Stocks

…enquanto que o valor inscrito no Balanço da Sandstorm Gold está nos $96,7 M:

De volta à Sandstorm Gold 6 - Borja On Stocks

Nota: a desvalorização do ativo teve a ver com a desvalorização da lira turca, mas isso não faz sentido em termos económicos, porque a mina irá produzir Ouro que é vendido em USD.

A segunda situação é o vídeo do CEO:

É interessante a parte em que ele explica as páginas 15, 16 e 17 desta apresentação. Resumindo, quando a Sandstorm compra uma royalty ou stream de uma mina, adquire também o direito às explorações nos terrenos adjacentes, que são grandes massas de terra, onde são descobertas mais onças de Ouro que, quando forem minadas, renderão mais royalties e streams à Sandstorm:

De volta à Sandstorm Gold 7 - Borja On Stocks

Nos últimos quatro anos foram descobertas mais onças do que as que foram minadas nas propriedades em que a Sandstorm tem royalties e streams. Estas onças eventualmente fluirão para a Sandstorm, sem que esta tenha de investir mais para as obter. Por exemplo, as 71.000 onças descobertas em 2019 valem, à cotação atual de $1.823 por oz…

De volta à Sandstorm Gold 8 - Borja On Stocks

…cerca de $129 M.

Conclusão

A Sandstorm Gold mantém-se no TOP20 Small Caps US. O PAQVH mantém-se nos $27,06. 

De volta à Sandstorm Gold 9 - Borja On Stocks

 

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão