D.R. Horton: “buy when there’s blood in the streets”

A D.R. Horton é a…

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 1 - Borja On Stocks

… maior construtora de casas da América. Como todas as empresas do seu segmento, a Horton sofreu com a crise do subprime, na qual a Receita caiu mais de 75%…

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 2 - Borja On Stocks

… os prejuízos foram de quase $4 B, ao longo de 3 anos…

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 3 - Borja On Stocks

… e o Market Cap caiu abaixo dos $3 B (actualmente está quase nos $20 B)…

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 4 - Borja On Stocks

… tendo a empresa conseguido não emitir muitas acções e não se endividar (a dívida total até caiu bastante entre 2006 e 2011, contrariamente ao que acontece hoje):

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 5 - Borja On Stocks

Actualmente, a dívida de longo prazo (principalmente) está novamente a aumentar (ponto negativo), bem como a Receita, o Lucro, a Capitalização Bolsista e as Margens Operacionais (ponto positivo)…

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 6 - Borja On Stocks

… e, também, o ROI (Return on Inventory =  pre‐tax income for the year divided by average homebuilding inventory), que é superior a 20%.

Com o desemprego nos EUA a aumentar (e os non farm payrolls a surpreender pela positiva… neste aspecto, a América é muito dinâmica), será que o preço das casas, que já superou o valor de 2008, estando mais alto do que nunca, vai continuar a subir?

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 7 - Borja On Stocks

Apresentação

A D.R. A Horton, Inc. é a maior construtora residencial (em volume de vendas, desde 2002) dos Estados Unidos. Fundada em 1978, no Texas, a companhia opera em 89 mercados (29 Estados, nos EUA), e vendeu um record de 59.493 residências nos 12 meses anteriores à publicação do Relatório e Contas de Março de 2020. O seu portefólio diversificado (desde o segmento low cost ao segmento de luxo) é representado pelas seguintes marcas:

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 8 - Borja On Stocks

Os preços de venda variam entre $100.000 e $1.000.000 (ou mais). O foco da Receita está no segmento médio quality and value (Horton) e no segmento low cost (Express):

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 9 - Borja On Stocks

A empresa também fornece financiamento hipotecário, emissão títulos de dívida (notes) e seguros para os compradores de imóveis, através das suas subsidiárias. Esta é uma componente secundária e acessória à sua actividade principal; corresponde a 10% do pre-tax income:

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 10 - Borja On Stocks

As hipotecas realizadas pelas subsidiárias da empresa aos clientes são posteriormente vendidas…

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 11 - Borja On Stocks

… a entidades financeiras (FRD, FNMA… ah!! os tickers). Ainda me lembro que em 2008 ganhei, para um cliente que era meu amigo, mais de 150%, depois do bailout de $3 trillions do Obama à Fannie Mae e Freddie Mac. Mas na altura eu era um trader técnico e fundamentalista ao estilo de William O’Neil. Felizmente nunca perdi dinheiro no trading (mas também não ganhava muito… fazia uma boa gestão do risco e, por conseguinte, dos ganhos), mas os dias sem dormir a pensar na irracionalidade das decisões baseadas naquele estilo de investimento e o exemplo dos investidores de sucesso fizeram-me mudar: investimento só com mentalidade de longo prazo e baseado em análise fundamental. Voltando à D.R. Horton; o Lucro Operacional e o valor total em Caixa dão uma boa almofada financeira às hipotecas mantidas para venda e aos títulos de dívida…

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 12 - Borja On Stocks

… embora seja necessário acompanhar o aumento e a tendência da dívida de longo prazo. Apesar da guidance para este ano ter ido à vida (covid-19), os relatórios da empresa mostram que os gestores estão com os pés no chão, atentos à situação da companhia e dos accionistas – à saúde do Balanço, à baixa alavancagem (para suportar as condições económicas mais difíceis), à regular distribuição de dividendos e aos (futuros) buybacks.

Equipa de Gestão

Os managers são experientes… já estão há muitos anos a partir pedra:

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 13 - Borja On Stocks

Principais Accionistas

A Vanguard é a principal accionista:

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 14 - Borja On Stocks

O título constitui parte dos seus ETFs de acções e imóveis. Aliás, esta acção é uma boa alternativa (volátil) aos fundos imobiliários e ETFs de REITs:

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 15 - Borja On Stocks

Gráfico de Longo Prazo

A performance da acção é muito boa. O gráfico de longo prazo mostra que…

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 16 - Borja On Stocks

… devemos considerar o preço, bem como os rácios de valorização…

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 17 - Borja On Stocks

… no momento de investir. Hoje o preço está um pouco alto ($54), mas há uns meses, no crash de Março, foi possível apanhar a cotação a $25:

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 18 - Borja On Stocks

O mercado foi muito rápido e as oportunidades perdidas foram inúmeras. Neste caso… que pena!

Conclusão

O elimaster propôs a acção e questionou acerca do “movimento crescente” do sector americano de construção de moradias individuais:

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 19 - Borja On Stocks

Confirma-se, elimaster. Os números referentes à venda de casas novas, de facto, têm aumentado. No entanto, o mercado americano ainda não superou os valores de 2005, embora a empresa tenha ganhado quota de mercado e atingido, em 2019, o seu máximo histórico de casas vendidas:

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 20 - Borja On Stocks

Só uma nota: a distinção entre “sold” e”closed” corresponde à distinção entre o “contrato de encomenda da casa” e o “contrato de propriedade”, respectivamente.

“Sales order backlog represents homes under contract but not yet closed at the end of the period.”

Anual Report, 2019

Concluindo: esta é uma empresa líder com uma excelente equipa de gestão, um balanço saudável, boas margens de lucro (dentro do sector) e sem activos tóxicos (as hipotecas são vendidas na totalidade às empresas de crédito hipotecário). Agora talvez não, mas é uma boa compra quando a cotação for abaixo do capital próprio:

D.R. Horton: "buy when there's blood in the streets" 21 - Borja On Stocks

Como dizia o Baron Rothschild, membro da família Rothchild:

“the time to buy is when there’s blood in the streets.”

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão