Como é que a Trina Solar passou da NYSE para o Shangai STAR Market? E como vai ser o IPO da Canadian Solar?

Tal como a JA Solar, cujo caso analisei ontem…

…a Trina Solar também já foi cotada nos Estados Unidos, mais especificamente na NYSE, entre o final de 2006 e o início de 2017:

A saída de bolsa processou-se da seguinte forma: o CEO – Jifan Gao – organizou um consórcio para tornar a empresa privada, lançando uma OPA (neste caso a designação mais correta seria um LBO, Leveraged Buy Out da gestão) sobre a Trina Solar por $11,6 por ADS, numa valorização total de $1,1 B.

Este valor é cerca do triplo do valor de saída da JA Solar, que foi $359 M, como vimos.

Três anos mais tarde, num processo mais limpo e regular que o da JA Solar, a Trina Solar lançou um IPO na Shangai Stock Exchange, com as ações a valorizarem mais de 100% na estreia:

Nota: o Shangai STAR Market é onde a Canadian Solar e a Jinko Solar planeiam fazer os seus IPOs.

As ações da Trina Solar foram vendidas no IPO a 8,15 RMB e agora estão cotadas nos…

…58,82 RMB.

A cavalgada desde meados de maio deste ano tem sido impressionante:

Atualmente a Trina Solar tem um valor de mercado de $16,8 B, ou seja, 15 vezes mais do que à saída da NYSE. Desde o IPO na bolsa de Xangai as ações subiram cerca de 7,2 bags, pelo que metade da valorização terá ocorrido nos três anos em que a Trina Solar foi uma empresa privada.

O CEO Jifan Gao continua a ser o maior acionista, com 17% do capital:

Na segunda parte desta análise quero fazer uma comparação rápida das principais métricas fundamentais da JA Solar, Trina Solar, Canadian Solar e Jinko Solar.

Quer Saber Mais?

Faça o seu registo gratuito para ter acesso a informação exclusiva a registados

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do BorjaOnStocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O BorjaOnStocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site BorjaOnStocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

análises relacionadas

Deixe uma resposta