Chewy: tudo para animais de estimação!

Boa tarde, caros Subscritores.

Para a sessão de hoje trago uma empresa que já foi comentada no fórum e cujo fundador foi abordado nas análises à GameStop. Talvez alguns Subscritores ainda não saibam, mas a família Borja tem 6 cães e pelo menos 2 gatas – a mim já me chega um cão – pelo que acredito que seja necessário adquirir muita ração animal e é muito prático quando existe um serviço que traz a ração para casa. Acredito que alguns Subscritores já tenham percebido que hoje analisaremos a Chewy:

Chewy: tudo para animais de estimação! 1 - Borja On Stocks

1. Apresentação

Em agosto de 2020 a Forbes entrevistou o fundador da Chewy…

…o qual vendeu a sua posição em 2017 e posteriormente abandonou o cargo de CEO. A entrevista explica o porquê da Chewy ter aparecido…

I was going to the neighborhood pet store for my dog food but because I was busy building a business, I didn’t always have the time to make the trip. I tried Amazon and the big box retailers, but they were all missing the specialized experience and their customer service sucked. Try calling them.

…e também aborda os principais receios dos investidores:

Most investors couldn’t get past two hurdles: competing head-on with Amazon and the pets.com failure during the dot com bubble.

A pets.com tinha um negócio muito parecido com o da Chewy, mas foi criada demasiado cedo (no início do século XXI):

A Chewy vende comida, acessórios, medicamentos e outros produtos relacionados para cães, gatos, pequenos animais de estimação (coelhos, hamsters, ratos, ouriços, etc.), pássaros, peixes, répteis, cavalos, animais da quinta, etc.

Digamos que o site da Chewy vende tudo o que é necessário para os animais e oferece mais de 2.000 marcas à escolha. Realço que a Chewy comercializa algumas marcas próprias…

Chewy: tudo para animais de estimação! 2 - Borja On Stocks

…e também cobra uma taxa pela distribuição dos produtos pelas casas dos clientes. O nome do serviço é Autoship

Chewy: tudo para animais de estimação! 3 - Borja On Stocks

…e a maioria dos produtos comercializados pela Chewy são entregues em casa do cliente:

Chewy: tudo para animais de estimação! 4 - Borja On Stocks

Em meados de 2021 a Chewy anunciou uma colaboração com a Trupanion que oferece seguros para os animais de estimação:

Este serviço ficará disponível durante a primavera de 2022.

2. Principais Acionistas

A Chewy tem duas classes de ações:

Chewy: tudo para animais de estimação! 5 - Borja On Stocks

Em bolsa são transacionadas as ações classe A e cada ação dá direito a 1 voto, enquanto cada ação classe B dá direito a 10 votos. A BC Partners controla mais de 95% dos direitos de voto.

Os principais detentores das ações classe A são os seguintes:

Chewy: tudo para animais de estimação! 6 - Borja On Stocks

3. Contexto Histórico

A estreia da Chewy em bolsa deu-se em meados de 2019…

…e todos os relatórios trimestrais e anuais podem ser consultados no site da SEC. A empresa não confirmou, mas espera-se que os resultados anuais sejam apresentados no final de março. O ano fiscal acabou a 31 de janeiro.

3.1 Número de Ações e Valor de Mercado

O número de ações emitidas aumentou dos 398,4 milhões em maio de 2019 para os 418 milhões em outubro de 2021. Houve uma evolução positiva no sentido de que a quantidade de ações classe A aumentou dos 53,8 milhões para os 106,8 milhões devido à conversão das ações classe B que diminuíram dos 345,1 milhões para os 311,2 milhões.

Multiplicando os 418 milhões de ações pelo preço de $47,86 obtemos um valor de mercado de $20.000 M:

Chewy: tudo para animais de estimação! 7 - Borja On Stocks

3.2 Top Line

Tendo em conta que o historial ainda é curto, de seguida apresento as vendas da Chewy numa ótica ttm:

Chewy: tudo para animais de estimação! 8 - Borja On Stocks

Como podemos observar a tendência é claramente ascendente e o CAGR das vendas entre 2017 e as estimativas dos analistas para 2022 é de 58,2%! A Chewy já tem vendas relevantes e as estimativas dos analistas apontam para um crescimento médio anual das vendas entre 2022 e 2026 de 16,7%:

Chewy: tudo para animais de estimação! 9 - Borja On Stocks

De momento o PSR22 é 2,2, mas vejam que os investidores já chegaram a avaliar a Chewy com um PSR acima de 6…

Chewy: tudo para animais de estimação! 10 - Borja On Stocks

…e reparem que o múltiplo PSRttm está muito perto dos seus valores mínimos.

3.3 Bottom Line

Na entrevista ao fundador temos esta informação:

We prioritized long term growth over short term profitability. The last thing you want to be is a subscale e-commerce company. You’re a dead man walking, and Amazon will crush you. We rapidly expanded our product offering to include all pet food and supplies so there was never a reason to shop elsewhere. By 2018, 90% of our revenue was from repeat customers.

O seguinte gráfico mostra a evolução trimestral do resultado líquido:

Chewy: tudo para animais de estimação! 11 - Borja On Stocks

A Chewy foi lucrativa no último trimestre do ano passado e no primeiro trimestre do ano fiscal de 2022. Para se tornar marginalmente lucrativa a Chewy poderia diminuir ligeiramente os gastos com publicidade que representaram 7% do total das vendas dos primeiros três trimestres de 2022.

Sabendo que a Chewy é essencialmente um intermediário entre os produtores e os clientes, não devemos esperar margens líquidas muito elevadas.

Os analistas já elevaram as suas estimativas para o lucro esperado em 2024:

Chewy: tudo para animais de estimação! 12 - Borja On Stocks

O PER24 situa-se nos 171 e o PER26 é 41.

3.4 Margens

As economias de escala permitiram o crescimento do resultado bruto e como podemos observar o resultado operacional passou de negativo a positivo (ttm):

Chewy: tudo para animais de estimação! 13 - Borja On Stocks

Relativamente às margens a situação é a seguinte:

Chewy: tudo para animais de estimação! 14 - Borja On Stocks

As margens operacional e líquida andam “de mãos dadas”. As estimativas dos analistas apontam para uma margem líquida na ordem dos 2,9% em 2026.

3.5 Balanço e Fluxos de Caixa

O último balanço é de 31 de outubro de 2021 e conta com $727 M em cash e não há nenhum tipo de dívida financeira. O capital próprio é de apenas $66 M e os prejuízos acumulados são de $1.947 M.

Os fluxos de caixa mostram que a Chewy não tem perdido dinheiro em termos operacionais desde meados de 2019:

Chewy: tudo para animais de estimação! 15 - Borja On Stocks

4. Desenvolvimento

Segundo os dados fornecidos pela empresa, o mercado potencial da Chewy estava avaliado em $98 B em 2020 e era expectável um crescimento médio anual de 6% até 2024. Assumindo um CAGR de 5% (tal como entre 2014 e 2020) para o período entre 2024 e 2030 obtemos um mercado potencial em 2030 de $165,8 B.

Num cenário otimista a Chewy poderá atingir um market share na ordem 35% – 40%, mas considero que até 2030 não será possível. 35% – 40% do mercado potencial implicaria vendas na ordem dos $58 B – $66,3 B, ou seja, um CAGR das vendas entre 2022 e 2030 na ordem dos 26,3% – 28,5%.

Ao ritmo projetado pelos analistas até 2026 podemos apontar para os $31 B de vendas em 2030 – market share de 18,7%. Aplicando uma margem líquida de 4% obtemos um resultado líquido de $1.229 M, ou seja, um PER30 de 16.

Aplicando um PER de uma empresa que ainda estará em crescimento de 30 obtemos um valor de mercado de $49.191 M, pelo que o preço por ação será de $118. Sabendo que o preço atual é de $47,86 a valorização anual seria de 11,9%.

Tendo em conta os pressupostos assumidos, a Chewy seria interessante por volta dos $35 por ação porque já poderia dar mais de 15% ao ano.

5. Conclusão

A Chewy tem sem dúvida potencial e aparentemente o negócio relacionado com os animais domésticos é resiliente face às crises financeiras porque atualmente os animais são considerados verdadeiros membros da família. Esta ideia não é minha, está apresentada no relatório anual.

Tendo em conta os dados atuais, considero que a Chewy poderá ser interessante para um investidor que tenha um horizonte temporal de investimento alargado – superior a 10 anos.

Chewy: tudo para animais de estimação! 16 - Borja On Stocks

6. Comentário do César

Obrigado Artur, era exatamente este tipo de análise que pretendia.

Os quatro aspetos mais relevantes são a existência de duas classes de ações, a posição da Chewy na sua indústria em termos de quota de mercado, as margens e os rácios de valorização.

Penso que será apropriado continuar a observá-la de fora, esperando por valores abaixo dos $35 por ação.

 

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão