Brick & Mortar: Academy Sports + Outdoor

1. Contexto

Antes de voltar às análises das empresas que foram abordados no seguinte artigo:

Que empresas analisar?

Decidi dar uma vista de olhos nas propostas dos nossos Subscritores e escolhi a proposta do Mcindause.

2. Apresentação

A análise de hoje recairá sobre a Academy Sports + Outdoors que realizou o seu IPO em Outubro de 2020.

Pelo nome pensei que fosse algo mais do que uma retalhista de roupa desportiva, de artigos para campismo e passatempos outdoor. Digamos que são lojas do tipo da Decathlon. A Academy Sports não tem nenhuma apresentação no site e também não tem um canal oficial no Youtube, mas temos aqui um vídeo da abertura de uma das lojas:

Estive a vaguear um pouco pelo site e confirma-se. É bastante parecida com a Decathlon. Lembro-me de um dos nossos subscritores ter falado de “coronatenbaggers”… a ver se encontro no fórum. Foi Subscritor eloycorreia que tinha falado da Camping World que também atua no segmento outdoor, porém também tem um segmento RV.

Desde que se estreou em bolsa, a Academy Sports + Outdoors tem vindo a apresentar resultados acima das estimativas:

Brick & Mortar: Academy Sports + Outdoor 1 - Borja On Stocks

2.1 Acionistas

Brick & Mortar: Academy Sports + Outdoor 2 - Borja On Stocks

A Kohlberg Kravis Roberts foi a investment firm que adquiriu a Academy Sports em 2011 (a KKR é cotada em bolsa e o valor de mercado é de $51 B):

KKR To Acquire Academy Sports + Outdoors

Pelo que a Academy Sports não é uma empresa nova e já em 2011 o volume de negócios era de $2.700 M.

3. Contexto Histórico

No site da SEC temos apenas um 10-K, mas conseguimos recolher dados desde 2018.

3.1 Gráfico da Cotação

Devido ao facto da Academy Sports ter-se estreado recentemente, a evolução histórica do valor do mercado faria pouco sentido. Desde o IPO a evolução da cotação foi a seguinte:

Brick & Mortar: Academy Sports + Outdoor 3 - Borja On Stocks

Na sessão de ontem, a ação fechou nos $40,47 e de momento existem 92,1 milhões de ações, pelo que o valor de mercado é de $3.727 M.

3.2 Top Line

O período em análise é curto, mas sabemos que em 2011 as vendas eram de $2.700 M e que havia 131 lojas abertas. No relatório referente a 2021 (que acabou a 30 de janeiro de 2020) as vendas foram de $5.689 M e havia 259 lojas abertas. O CAGR das vendas é de 7,7%. Em 2011 cada loja gerava cerca de $20,6 M de vendas, enquanto em 2021 cada loja gerou cerca de $22 M.

Brick & Mortar: Academy Sports + Outdoor 4 - Borja On Stocks

O plano da gestão passa por abrir entre 8 a 10 lojas anualmente:

Brick & Mortar: Academy Sports + Outdoor 5 - Borja On Stocks

Tendo em conta que até 2025 serão abertas mais 40 lojas, ou seja, o número total de lojas será de 299 unidades  e que cada loja vende sensivelmente $22 M, o volume total de vendas em 2025 rondará os $6.578 M, enquanto os analistas apontam para os $7.051 M, ou seja, $23,5 M de vendas por loja, em média.

3.3 Bottom Line

A Academy Sports and Outdoor (ASO) tem vindo a ser lucrativa:

Brick & Mortar: Academy Sports + Outdoor 6 - Borja On Stocks

Apesar dos PER´s futuros serem contraídos, é de estranhar o facto do resultado líquido ter aumentado mais de 5 vezes em apenas 3 anos.

3.4 Margens

Brick & Mortar: Academy Sports + Outdoor 7 - Borja On Stocks

A margem bruta tem vindo a aumentar gradualmente, enquanto que o aumento das margens operacional e líquida foi espontâneo. O mais provável é a ASO ter um bom controlo de custos, pelo que, quando as vendas aumentaram, os custos aumentaram consideravelmente menos. Já vamos ver de seguida:

Brick & Mortar: Academy Sports + Outdoor 8 - Borja On Stocks

Reparem que entre 2019 e 2021 as vendas aumentaram 18,9%, por sua vez, os gastos operacionais aumentaram apenas 6%. Desta forma, o peso dos gastos operacionais baixou dos 26% para os 23%.

Como já vimos, os analistas projetam um crescimento das vendas e pelos dados trimestrais apresentados, as vendas continuam em alta.

3.5 Balanço e Fluxos de Caixa

O balanço de 1 de maio de 2021 mostra $593 M em cash e $781 M de dívida financeira não corrente com os seguintes prazos de maturidade:

Brick & Mortar: Academy Sports + Outdoor 9 - Borja On Stocks

Eu diria que tenho algum receio no que toca ao passivo corrente da ASO, já que a rúbrica Accounts Payable aumentou fortemente entre 2020 e 2021. No primeiro período o valor era de $411 M e no segundo já era de $865 M. Tendo em conta que a ASO tem $603 M de meios líquidos, a situação de curto prazo parece-me débil. Grande parte do ativo corrente são inventários no valor de $1.080 M. Ao longo das primeiras treze semanas de 2021 (ano fiscal 2022), a ASO pagou $91 M de inventários, mas continuou a aumentar a rúbrica Accounts Payable.

Os fluxos de caixa operacionais foram positivamente influenciados pelo não pagamento a fornecedores. Por exemplo, os fluxos de caixa operacionais no último 10-K foram de $1.012 M, parcialmente porque o Resultado Liquido foi de $309 M, mas também porque não foram pagos $362 M a fornecedores que passaram para o balanço para a rúbrica Accounts Payable, os inventários aumentaram $110 M e houve ainda mais rúbricas que inflacionaram os fluxos de caixa desse período.

No balanço mais recente, o capital próprio era de $1.314 M, ou seja, o PBV é de 2,82. O mesmo, é composto maioritariamente por ganhos acumulados.

4. Conclusão

Tal como escreveu o meu colega Hélder Pereira numa das análises, estou com a sensação que tentaram embelezar a noiva antes do IPO e o momento do IPO foi bem escolhido. Os prazos de pagamento estão a alargar, passaram dos 46 dias em janeiro de 2019 para os 72 dias atualmente, enquanto que os dias em inventário diminuíram dos 121 dias em janeiro de 2019 para os 89 dias atualmente.

No final de contas a ASO é uma retalhista que pretende abrir novas lojas a um ritmo de 4% ao ano e que aparenta estar subavaliada perante os resultados apresentados durante a pandemia. Grande parte dos retalhistas que sobreviveram ao confinamento, apresentaram resultados acima das estimativas, tudo isto pelos motivos já apresentados em análises anteriores.

 

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão