Boa notícia para a Canadian Solar: Administração Biden alivia tarifas sobre importações de painéis solares.

Boa tarde caros Subscritores,

Às 16 horas tenho consulta de alergologia em Lisboa e depois a última aula – pelo menos deste ano letivo – da pós-graduação em Análise Financeira! No exame mais recente tive 14 valores (nada mau, tendo em conta que só estudei quatro horas), no dia 17 de junho tenho novo exame de duas cadeiras (Risk Management e Taxation) e depois, já no próximo ano letivo, só tenho de fazer mais duas cadeiras (quando me inscrevi este ano essas já tinham passado) e está feito!

Acho que depois desta não me meto noutra, aos 46 anos penso que já estudei o suficiente, pelo menos de teoria académica…

Isto para dizer que tenho pouco tempo para produzir esta “análise”, pelo que escolhi debruçar-me sobre uma notícia positiva que o julioj57 partilhou no Fórum:

Esta segunda-feira será anunciada uma isenção de tarifas sobre painéis solares, pelo prazo de 24 meses, das importações dos seguintes países: Cambodja, Malásia, Tailândia e Vietname.

Algumas empresas chinesas usavam estes países terceiros de forma a triangularem as exportações para os Estados Unidos e dessa forma escaparem às tarifas, pelo que foi lançada uma investigação que fixou tarifas também para estes países, que foram agora levantadas.

Adicionalmente, durante o fim-de-semana, a Secretária do Comércio, Gina Raimondo, admitiu que seria uma boa ideia levantar uma série de tarifas e restrições às importações da China e que essa ideia está a ser considerada pela Administração Biden.

Segundo a notícia, a motivação dos responsáveis norte-americanos tem a ver com o aliviar da pressão sobre os preços no consumidor norte-americano, mas penso que também poderá estar relacionada com esta outra história:

Tenho a sensação que, nos bastidores, os norte-americanos estão a tentar que a China não apoie a Rússia no seu esforço de guerra na Ucrânia e para isso estão dispostos a fazer algumas concessões, nomeadamente em termos das tarifas sobre as importações da China.

Esta evolução positiva da política externa norte-americana – pelo menos na ótica das empresas que produzem na China – é uma boa notícia para as ações chinesas cotadas em Wall Street, sendo que, atualmente no TOP20 Small Caps US, restam apenas duas, a Canadian Solar e a Douyu.

A Canadian Solar, que vende 31% da sua produção nos Estados Unidos, está a subir 7,3% no pre:

Boa notícia para a Canadian Solar: Administração Biden alivia tarifas sobre importações de painéis solares. 1 - Borja On Stocks

E a Douyu International, cujas receitas são praticamente todas na China, também sobe 7,3% no pre:

Boa notícia para a Canadian Solar: Administração Biden alivia tarifas sobre importações de painéis solares. 2 - Borja On Stocks

Qualquer aligeirar das relações bilaterais entre os Estados Unidos e a China são boas notícias para as empresas chinesas cotadas em Nova Iorque que, em muitos casos, como é um bom exemplo a Douyu, estão com valorizações muito deprimidas.

É verdade que deitei a toalha ao chão na Jinko Solar (ainda que a saída tenha sido a ganhar 39,1%, agora está significativamente mais alta), mas isso não quer dizer que faça o mesmo na Canadian Solar, porque cada caso é um caso e, como referi algures, a Canadian Solar não é canadiana só no nome, a sua sede também é no estado canadiano de British Columbia e tem lá ativos operacionais, ainda que a maior parte da produção seja na China.

Além disso, na Jinko Solar não se veem elementos da equipa de gestão no quadro dos maiores acionistas, enquanto que na Canadian Solar, o fundador e CEO Shawn Qu é o maior acionista, com 21,37% do capital:

Boa notícia para a Canadian Solar: Administração Biden alivia tarifas sobre importações de painéis solares. 3 - Borja On Stocks

As 13,73 milhões de ações da Canadian Solar que o Shawn Qu detém valem atualmente $487 M, pelo que é provável que ele não tenha interesse em desvalorizar estas ações, passando a sua fortuna para uma empresa na China, que mais cedo ou mais tarde o Chairman de TUDO irá querer abarbatar.

Entretanto a Canadian Solar apresentou os seus resultados do 1º trimestre de 2022, que superaram as estimativas em termos de EPS. As estimativas para os próximos anos apontam para um bom aumento do EPS, dos $1,46 de 2021 para os $3,83 em 2023:

Boa notícia para a Canadian Solar: Administração Biden alivia tarifas sobre importações de painéis solares. 4 - Borja On Stocks
Boa notícia para a Canadian Solar: Administração Biden alivia tarifas sobre importações de painéis solares. 5 - Borja On Stocks

Conclusão

A Canadian Solar mantém-se no TOP20 Small Caps US e o PAQVH mantém-se nos $490.

Boa notícia para a Canadian Solar: Administração Biden alivia tarifas sobre importações de painéis solares. 6 - Borja On Stocks

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão