Baggers: Ambarella

1. Introdução

Prossigo na caminho pelo estudo das multibaggers do passado, com a expetativa de encontrar padrões que me levem a compreender melhor o contexto fundamental das ações nos fundos e nos topos.

Estou a escolher ações para “analisar” em que o fundo foi há menos de 20 anos, para que os dados fundamentais sejam facilmente acessíveis. Hoje vou investigar a Ambarella.

2. O Movimento

Para que não se diga que as ações são sempre vendidas caras nos IPOs e depois caem de forma quase inevitável, a Ambarella contraria essa ideia:

Ambarella Ações

Desde o IPO em outubro de 2012, até ao máximo em dezembro de 2021, a Ambarella subiu 41 bags, ou seja, agora  vale 41 vezes mais. A taxa média anual de retorno destas ações tem sido de 51%!

Esta valorização estupenda foi obtida apesar dos violentos drawdowns, por duas vezes superiores a -50% desde o máximo recente.

3. Descrição do Negócio

A Ambarella é uma empresa israelita, sedeada em Tel-Aviv, que se dedica principalmente à visão computacional, muito útil para sistemas de assistência aos condutores e desenvolvimento de carros autónomos. Os chips e câmaras da Ambarella, instalados em automóveis, gravam vídeo de alta resolução de onde é extraída informação valiosa que é utilizada na criação de redes de inteligência artificial.

4. Situação Fundamental no Fundo

Ambarella Situação Fundamental no Fundo

5. Situação Fundamental no Topo

Ambarella (Nasdaq: AMBA) - Situação Fundamental no Topo

6. História breve

Em 2012 o sentimento dos investidores ainda estava muito deprimido (depois da crise de 2008 – 9) e isso poderá explicar a incrível subavaliação da Ambarella no seu IPO.

Quando entrou em bolsa a Ambarella ficou com $100,5 M em net cash e o seu valor de mercado era de apenas $150 M, ou seja, descontando o net cash, ficamos com uma valorização de apenas $50 M. Paralelamente, no ano fiscal terminado em 31 de janeiro de 2013, deu um lucro de $18,2 M, o que coloca o seu PER descontando o net cash em apenas 2,7.

Uma empresa de alta tecnologia, com balanço saudável, em forte crescimento, por apenas 2,7 vezes o lucro é surreal.

Talvez o que esteja a acontecer aqui é um look ahead bias. O que é que isto significa? Que eu agora estou a utilizar informação que os investidores da altura não tinham… eles não sabiam que a Ambarella iria lucrar $18,2 M naquele ano, só souberam uns meses mais tarde.

Atualmente a Ambarella continua com uma situação financeira bastante saudável ($457,8 M em net cash), mas o PER saltou de menos de 3 para mais de 130.

Enquanto as Vendas cresceram à taxa média anual de 11,9% e o EPS cresceu à taxa média anual de 10,7%, a cotação subiu ao ritmo médio anual de 51%!!

A subavaliação extrema à partida, conjugada com uma melhoria nos fundamentais que podemos considerar normal, produziu esta fantástica outperformer.

7. Conclusão

A evolução futura dos fundamentais é importante, mas a valorização à partida poderá ser ainda mais importante. Temos verificado que as ações vão até extremos quase incompreensíveis. Sendo extraordinariamente difícil comprar perto do fundo e vender perto do topo, há que tentar não comprar perto do topo e vender perto do fundo.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão