Baggers: Accenture Plc

1. O Movimento

A Accenture Plc subiu cerca de 18 bags de uma forma mais ou menos linear:

Baggers: Accenture Plc 1 - Borja On Stocks

O drawdown mais severo foram os -39% entre o máximo de 2007 e o mínimo de 2009.

2. Descrição do Negócio

A Accenture é uma empresa global de serviços profissionais às empresas, providenciando um conjunto alargado de serviços e soluções que têm a ver com estratégia empresarial, consultoria, transformação digital, tecnologia e operações. Combinando uma experiência inigualável e skills especializados em mais de 40 indústrias e em todas as funções dos negócios – potenciada pela maior rede de distribuição do mundo – a Accenture trabalha na intersecção entre os negócios e a tecnologia, de forma a ajudar os clientes a melhorarem a sua performance e a criarem valor sustentável para os seus stakeholders. Com 505.000 colaboradores a servir clientes em mais de 120 países, a Accenture lidera na inovação para melhorar a forma como se vive e trabalha no Mundo. Se desejar mais informação, visite o site www.accenture.com.

3. Situação Fundamental no Fundo e no Topo

Baggers: Accenture Plc 2 - Borja On Stocks

4. História breve

Este mini-estudo da Accenture é útil para mostrar que uma tenbagger pode começar o seu movimento a partir de uma capitalização bolsista superior a 10 mil milhões de dólares, ou $10 B. Já em 2002 a empresa tinha um Balanço forte, com uma posição de Net Cash de $1,25 B.

Nos mínimos a ação transacionava com um PER de 21 e um Price to Book de 6,1, portanto, não estava barata. A Accenture foi sempre muito lucrativa e nunca transacionou com múltiplos de valorização baixos… por vezes não é possível comprar ações de empresas de alta qualidade por preços de saldo. Quem quer ser acionista o melhor que pode conseguir é comprar a preços razoáveis.

A Accenture fortaleceu ainda mais do seu Balanço ao longo dos anos e atualmente tem quase $6 B em Net Cash, ainda que tenha recomprado cerca de 1/3 das ações que tinha emitidas e tenha pago bons dividendos anuais. Também houve alguma expansão de múltiplos e agora seria preciso pagar 28 vezes o lucro anual para entrar na ação.

A Accenture parece um excelente negócio, com barreiras à entrada muito altas… esta situação agora pôs-me a pensar que deveria adicionar outra métrica aos meus estudos das baggers do passado, que é a margem de lucro. Provavelmente muitas baggers do passado tiveram uma expansão de margens. Em 2002 a margem líquida da Accenture foi de 3,8% e nos últimos 12 meses reportados foi de 11,1%!

5. Conclusão

Uma tenbagger pode partir de qualquer valor, pode ser acima de $10 B e até pode ser acima de $100 B, uma vez que qualquer empresa que hoje em dia valha $1 T (Alphabet, Amazon, Apple e Microsoft) um dia já valeu “apenas” $100 B.

Nota: T = Trillion, o que em português seria qualquer coisa como “milhão de milhões”, acho. 

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão