Baggers: Acadia Healthcare

1. O Movimento

A Acadia Healthcare subiu cerca de 15 bags entre o final de 2011 e agosto de 2015:

Acadia Healthcare - gráfico das ações

2. Descrição do Negócio

A Acadia providencia serviços de saúde comportamental, isto é, opera clínicas de reabilitação para viciados em droga, álcool, medicamentos e outras patologias. A 30 de setembro de 2019 operava uma rede de 589 centros de reabilitação com cerca de 18.000 camas em 40 estados dos Estados Unidos, no Reino Unido e em Porto Rico. A Acadia providencia os seus serviços numa série de instalações, tais como hospitais psiquiátricos, clínicas para tratamentos especiais, centros residenciais de tratamento e clínicas de ambulatório.

3. Situação Fundamental no Fundo e no Topo

Acadia Healthcare - fundamentais no fundo e no topo

4. História breve

A Acadia Healthcare contraiu muito financiamento, quer através de Dívida, quer através da emissão de novas ações de forma a expandir-se muito rapidamente, com as Receitas a crescerem dos $216 M em 2011 para os $1.794 M em 2015. Isto é 70% CAGR (!)

A Capitalização Bolsista aumentou quase 34 vezes, porém a cotação subiu “apenas” 15 vezes, porque entretanto o n.º de ações emitidas mais do que duplicou.

A Acadia Healthcare é mais uma história de uma empresa que estava a perder dinheiro, quer ao nível do EBITDA, quer ao nível do Resultado Líquido. Mas depois as Vendas cresceram tão depressa que os Lucros lá apareceram. Como é costume, os investidores ficaram super-entusiasmados com o crescimento dos anos anteriores e puxaram pelas ações até um PER de 52, que foi o topo da ação.

5. Conclusão

Aparentemente a Acadia cresceu depressa demais e nos últimos tempos tem tentado recuar de alguns dos seus negócios, nomeadamente a unidade no Reino Unido. A cotação desceu substancialmente desde aquele máximo de agosto de 2015:

Acadia Healthcare - gráfico das ações - subida de 15 bags

É importante conhecer os planos de crescimento da gestão, independentemente dos Prejuízos num ano ou noutro, porque, muitas vezes, o crescimento rápido acaba por produzir Lucros. Para além disso os investidores costumam ficar excitados com empresas que passam dos Prejuízos aos Lucros anuais e expandem os múltiplos de valorização até níveis que podemos considerar irracionais.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão