Baggers: Abiomed

1. O Movimento

O mínimo histórico da Abiomed ocorreu em 14 de dezembro de 1994, nos $2 por ação:

Baggers: Abiomed 1 - Borja On Stocks

No entanto, considero que será mais útil estudar a situação no mínimo de março de 2009, nos $4,67:

Baggers: Abiomed 2 - Borja On Stocks

Mesmo contando a partir desse mínimo a Abiomed foi quase uma 100-bagger!

2. Descrição do Negócio

Baseada em Danvers, no estado do Massachusetts, Estados Unidos, a Abiomed, Inc. é uma empresa líder no desenvolvimento de dispositivos médicos que providenciam suporte circulatório ao corpo humano. Os produtos da Abiomed servem para permitir que o coração descanse, ao incrementarem o fluxo de sangue e/ou o bombeamento do coração. Para informação adicional, visite o site da empresa: www.abiomed.com.

3. Situação Fundamental no Fundo de 2009

Baggers: Abiomed 3 - Borja On Stocks

4. Situação Fundamental no Topo de 2018

Baggers: Abiomed 4 - Borja On Stocks

5. História breve

No fundo de 2009 a Abiomed tinha Receitas anuais relevantes, nos $73 M, que estavam a crescer cerca de 18% ao ano, em média. O Price to Sales Ratio era razoável, nas 2,2 vezes, e podemos dizer o mesmo acerca do Price to Book Value, que estava em 1,4. O Balanço era saudável, com uma posição de Net Cash de $57 M.

No entanto, a empresa dava Prejuízos algo pesados, quer em termos de EBITDA, quer em termos de Resultado Líquido.

As Vendas continuaram a crescer ano após ano (26,5% CAGR de 2009 a 2019) e a Abiomed passou a ser marginalmente lucrativa em 2012 (apenas $1,5 M de Lucro) e nesse ano a ação fechou nos $13,44. No ano de 2013 o Lucro decuplicou e continou a crescer até aos $259 M no ano fiscal de 2019, que terminou a 31 de março de 2019.

Como acontece tantas vezes, os investidores entusiasmaram-se muitíssimo, uma vez que, no topo, o múltiplo das vendas estava nos 27, o múltiplo dos lucros nos 82 e o Price to Book Value nos 23!

6. Conclusão

O que tínhamos no mínimo de 2009 era uma empresa com forte crescimento das Receitas, um Balanço saudável, com múltiplos de valorização razoáveis, mas a perder muito dinheiro.

Quando a Abiomed se tornou lucrativa já tinha subido consideravelmente desde o mínimo, mas como o crescimento continuou a ser muito acelerado, os múltiplos de valorização expandiram-se até níveis que podemos considerar estratosféricos, ou ridículos.

Nesta altura a Abiomed está a sofrer um drawdown severo, com a ação 63% abaixo do máximo:

Baggers: Abiomed 5 - Borja On Stocks

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão