Advanced Emissions Solutions: ótimos lucros no passado, mas com doença terminal

Bom dia caros Subscritores,

Ontem, provavelmente por causa do excesso de calor, não me estava a sentir bem, mas hoje estou a prosseguir com as análises, passando algum tempo com a próxima da lista de candidatas à primeira vaga no TOP5 Tenbagger, a Advanced Emissions Solutions, que comentei sucintamente aqui.

Reparem nos comentários anteriores:

Advanced Emissions Solutions: ótimos lucros no passado, mas com doença terminal 1 - Borja On Stocks Advanced Emissions Solutions: ótimos lucros no passado, mas com doença terminal 2 - Borja On Stocks

À primeira vista a situação é de uma subavaliação inconcebível, a empresa tem $79,8 M em cash e equivalentes e mais $10 M de restricted cash (é dinheiro em que não pode mexer durante mais de um ano, por isso não é considerado ativo líquido)…

Advanced Emissions Solutions: ótimos lucros no passado, mas com doença terminal 3 - Borja On Stocks

…ou seja, $89,8 M em cash (e $3,9 M de dívida financeira), enquanto que a sua capitalização bolsista, à cotação de fecho de ontem, nos $4,5…

Advanced Emissions Solutions: ótimos lucros no passado, mas com doença terminal 4 - Borja On Stocks

…está nos $85,9 M.

A empresa vale exatamente o mesmo que o seu Net Cash e isto normalmente só acontece com empresas que dão prejuízo, ou que estão ali no break even point e que têm perspetivas sombrias.

Ora, a Advanced Emissions Solutions lucrou $60,4 M em 2021, pelo que o PER é de apenas 1,4.

Ao preço atual não só se compra uma empresa pelo mesmo valor que ela tem no banco, mas que ainda dá $60 M de lucro por ano, pelo que a subavaliação é mesmo inacreditável!

Qual é a catch?

Estamos perante a armadilha do negócio terminal, que não me lembro de ver nos últimos anos, mas que é sempre interessante.

Como vimos, aqueles $60 M de lucro vinham essencialmente das participações que a Advanced Emissions Solutions tinha noutras empresas, mais especificamente os 42,5% no Tinuum Group e 50% na Tinuum Services, mas vejam esta informação presente no último form 10-K:

As of December 31, 2021 and 2020, we held equity interests of 42.5% and 50.0% in Tinuum Group, LLC (“Tinuum Group”) and Tinuum Services, LLC (“Tinuum Services”), respectively, which are both unconsolidated entities, and historically have both contributed significantly to our financial position and results of operations. We account for Tinuum Group and Tinuum Services under the equity method of accounting. As a result of the expiration of Internal Revenue Code (“IRC”) Section 45 – Production Tax Credit (“Section 45”) refined coal tax credit program effective December 31, 2021, both Tinuum Group and Tinuum Services have substantially ceased operations as of December 31, 2021, and Tinuum Group is in the process of completing reclamation activities.

Do que me é dado entender sobre a Section 45 – Production Tax Credit, as centrais de produção de energia elétrica a carvão recebiam um subsídio por usarem as soluções de mitigação da poluição oferecidas pela Tinuum Group e Tinuum Services, só que esses subsídios expiraram em dezembro de 2021 e as duas empresas (que como o nome indica pertencem ao mesmo grupo) praticamente cessaram operações.

Reparem no efeito que isso teve nos resultados do trimestre de 2022 da Advanced Emissions Solutions (ADES):

Advanced Emissions Solutions: ótimos lucros no passado, mas com doença terminal 5 - Borja On Stocks

Os ganhos oriundos da Tinuum diminuíram de $22,4 M no 1º trimestre de 2021 para apenas $0,8 M no 1º trimestre de 2022 e consequentemente a ADES deu um prejuízo de cerca de $3 M no trimestre.

Ou seja, passámos de uma empresa que dava $60 M de lucro por ano para uma que dá prejuízo e desta forma a valorização atribuída pelo mercado já faz muito mais sentido.

Do que estive a ver nesta apresentação e no 10-K não senti confiança, nem segurança, que a ADES vai ser lucrativa no futuro… eles basicamente têm uma mina de carvão e uma fábrica na Louisiana que usa esse carvão para fazer “activated carbon”…

Advanced Emissions Solutions: ótimos lucros no passado, mas com doença terminal 6 - Borja On Stocks

…que é um material usado em filtros, por exemplo filtros de purificação de água. Este artigo explica como funciona.

Do que estive a ver existem muitas empresas que fazem este material – é uma commodity – e a ADES não parece ser das mais eficientes a produzi-la, possivelmente porque durante muitos anos viveu dos lucros chorudos da Tinuum e não precisou.

Conclusão

A Advanced Emissions Solutions não será a escolhida para o TOP5 Tenbagger.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão