Bom dia, caros subscritores.
O (fenómeno) “Covid” acelerou o processo de digitalização que já vinha a ocorrer há uns anos nas empresas…
… e elevou as acções da Adobe para novos máximos:
Li alguns relatórios de research a indicar que, mesmo assim, as acções estavam baratas. Vamos ver…
Apresentação
A Adobe Inc. foi fundada em 1982, e é uma das maiores e mais diversificadas empresas de software do mundo. Programas como o Acrobat Reader, Photoshop, Premiere Pro, Dreamweaver, entre outros, que constituem parte do seu portefólio, são-nos muito familiares:
Os seus produtos e serviços são usados por profissionais criativos, tais como fotógrafos, editores de vídeo, designers e developers; comunicadores, tais como criadores de conteúdo, estudantes e profissionais de marketing; empresas de todos os tamanhos; e simples consumidores; em todo o mundo:
As licenças do software são disponibilizadas nas lojas de aplicativos e no próprio website da empresa, e distribuídas através de um modelo do tipo Software as a Service (SaaS) a pessoas individuais e colectivas…
… a retalhistas, a fabricantes de equipamentos (OEMs), entre outros. O modelo por subscrição (na cloud) foi o que mais cresceu:
A evolução dos processadores dos tablets e dos smartphone permitiu à Adobe explorar um novo mercado, ao qual tem dedicado muita atenção nos últimos anos – as Apps para iOS e Android -, isto sem falar no desenvolvimento das novas funções das aplicações para PC e Mac:

A empresa possui fortes vantagens competitivas; há inúmeras empresas que têm uma forte dependência do seu software:
Os programas são, na maioria, complexos, e exigem um grande período de adaptação e de formação, com custos elevados para as empresas. Mudar para a concorrência é extremamente difícil. As barreiras à entrada de concorrentes tornam a Adobe uma empresa de elevado moat. Ainda para mais, os clientes costumam subscrever mais do que uma aplicação:
Principais Accionistas
Os principais accionistas são grandes fundos de investimento:
Gráfico de Longo Prazo
Que subida!
Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado
O Market Cap é de $225 B:
O programa de recompra de acções próprias é para continuar:
O buyback yield ttm está em 1,23%.
Informação Financeira
A adopção do Adobe Creative Cloud (o maior bundle da empresa) fez aumentar muito a Receita, desde 2015…
The flagship of our Digital Media business is Adobe Creative Cloud — a subscription service that allows members to use Adobe’s creative products integrated with cloud-delivered services across desktop, web and mobile devices.
… bem como o Lucro…
… e as margens operacionais nunca foram tão altas:
Dívida? Net cash… sólida como uma rocha:
Desenvolvimento
Ao longo das últimas duas décadas, a Adobe realizou excelentes aquisições…
… e o número de subscritores da Creative Cloud não parou de aumentar:
Não vou ter tempo de aprofundar, mas o avanço do poder computacional e o desenvolvimento da inteligência artificial vai continuar a impactar o negócio da empresa:
É normal que os rácios estejam elevados, tal como o Price-to-Sales…
… e o Price-to-Earnings…
… mas os analistas esperam um aumento da Receita de 14% ao ano, até 2023…
… colocando o PER23 em 30,5. Mesmo com altos índices de valorização, é possível que as acções superem, nesse período, os $700.
Conclusão
A Adobe é dona do Acrobat Reader, Photoshop, Premiere Pro, entre outros. Tem uma estrutura financeira bastante sólida e um negócio com enormes vantagens competitivas e fortes barreiras à entrada de competidores. Quando é que um utilizador avançado, que demorou uma década a especializar-se em Photoshop, vai largar o programa?
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico