Ações Chinesas cotadas nos Estados Unidos? É melhor não.

Boa tarde caros Subscritores do BoS US,

Ontem o Senado norte-americano passou uma Lei que poderá ter implicações bastante graves para as ações de empresas chinesas cotadas nos Estados Unidos:

A seguinte lista oficial não abarca todas as empresas chinesas cotadas na NYSE e Nasdaq, mas aqui estão 156 ações em risco:

A minha experiência diz-me para não confiar nos números apresentados por empresas chinesas cotadas nos Estados Unidos – até porque já sofri na pele com essas ações, em 2010 – e porque vi o seguinte documentário: The China Hustle

Mas, para obter mais opiniões coloquei uma sondagem no Grupo Ações Americanas:

O resultado da votação foi 153 votos a favor de banir as empresas chinesas do BoS US e 40 votos contra, ou seja, 79% contra 21%.

Apesar de procurar ser um contrarian na maioria das ocasiões, desta vez concordo com a maioria dos votantes, pelas seguintes razões:

– Quando as empresas chinesas cotadas nos Estados Unidos são descobertas nas suas fraudes contabilísticas, não acontece nada aos gestores dessas empresas, porque os Tribunais Americanos não têm jurisdição sobre cidadãos chineses e os Tribunais Chineses não consideram ilegal defraudar investidores estrangeiros em bolsas estrangeiras;

– Para coadjuvar a análise dos relatórios & contas apreciamos ver as operações das empresas “no terreno”, que é como quem diz, ver os produtos/serviços à venda, as lojas, os clientes, os websites, as tecnologias, enfim, tudo o que existe sobre as empresas na economia real. E quem é que, dos Subscritores do BoS US, já alguma vez foi à China? Eu nunca fui, nem planeio ir nos próximos anos, pelo que nos falta o conhecimento das empresas no terreno, o que gera insegurança;

– A Análise Fundamental não funciona quando os dados financeiros das empresas são falsos. Mesmo que sejam verdadeiros a mera desconfiança fará com que essas ações tendam a transacionar com um desconto, em termos de múltiplos de valorização, face aos seus pares;

– Quando uma ação é delisted pela NYSE ou Nasdaq passa para o OTCBB ou Pink Sheets e na DeGiro não dá para negociar ações dessas “bolsas”, mesmo que tenham sido compradas previamente. No outro dia um Subscritor não conseguia vender uma ação que tinha comprado no Nasdaq porque ela tinha caído para as Pink Sheets e a DeGiro deu-lhe duas alternativas: transferir as ações para uma conta noutra instituição financeira que negociasse Pink Sheets ou cobrava-lhe 25 € para vender as ações;

– No BoS US só analisamos/recomendamos ações cotadas na NYSE ou Nasdaq;

– Exclusão do índice Russell 2000. Estive a ver bastantes ações da lista das 156 empresas chinesas cotadas na NYSE e Nasdaq e nenhuma das que vi pertence ao Russell 2000. Depois fui ver as regras de inclusão no Russell 2000 e apenas as empresas que são consideradas dos Estados Unidos podem ser incluídas no índice.

Conclusão

Concluo que não vale a pena analisar ações de empresas chinesas cotadas nos Estados Unidos, pois os 6 fatores acima fazem com que seja praticamente impossível que uma chegue ao TOP20 Small Caps US.

E se nunca vou recomendar, porque iria analisar?

Desta forma vamos também excluir todas as sugestões para análise de empresas chinesas fornecidas pelos Subscritores, com exceção da HUYA, pelo simples facto que o Artur já se deu ao trabalho de a analisar e já está em processo de revisão para publicação.

Uma palavra final: não se trata aqui de xenofobia contra chineses, se estivéssemos no BoS CN teria todo o gosto em analisar/recomendar empresas chinesas cotadas na China. Pode ser que estas medidas duras por parte dos americanos façam com que os chineses abram os seus mercados internos (Xangai e Shenzen) aos investidores particulares estrangeiros, nomeadamente aos europeus como nós. Mas provavelmente até isso acontecer ainda vão passar uns bons anos – ou mesmo décadas – e os ETFs… esses também não são o âmbito do BoS US e qualquer dia também lhes dedicarei um pequeno artigo do género deste.

César Borja

Este artigo tem um comentário

  1. paulodaxx

    Bom dia César! Ainda bem que este artigo foi feito, já que uma das minhas maiores esperanças e que foi bem comprada é a NIO, mas não aparece nessa listagem…. estou algo confuso, pois é chinesa.

Deixe uma resposta

Os 7 Segredos do Mercado de Ações

Receba este E-book Grátis

Receba as notícias e novidades do Borja On Stocks no seu email. 

Nome:
Email:

Preparado para INVESTIR nas MELHORES AÇÕES?