Na sexta-feira passada identifiquei as 25 candidatas à 2ª vaga no TOP5 Tenbagger:
Para obter estes 25 nomes fiz uma primeira triagem – necessariamente superficial – aos fundamentais de cada empresa.
Hoje vou iniciar a 2ª triagem, despendendo cerca de duas horas com cada ação.
A primeira da lista é a Acacia Research, que parece ser uma gestora de capital focada em adquirir negócios subavaliados:
À primeira vista a Acacia parece ser uma Berkshire Hathaway em ponto pequeno, o que é deveras interessante, mas não foi isso que a fez passar a primeira triagem: foi o facto de, segundo a Refinitiv, a 31 de março de 2022, ter uma posição de net cash de $403,8 M, o que compara com o valor de mercado atual nos $153,6 M.
Como é que é possível uma empresa valer apenas 38% do valor que tem em ativos líquidos, depois de descontada toda a sua dívida financeira?
A situação parece ser de subavaliação extrema pelo se justificam as fortes compras de ações próprias:
Apesar da aparente subavaliação, a ação está mais perto do mínimo histórico do que do máximo:
O que se passa?
Passam-se três coisas que me fazem afastar a Acacia Research da corrida pela 2ª vaga do TOP5 Tenbagger:
1ª – Tem uma carrada de “lixo” no balanço: warrants de série A, série B e ações preferenciais convertíveis.
Para ajudar os investidores a compreender uma situação extraordinariamente complexa a Acacia fornece o valor contabilístico por ação no caso de todos os instrumentos derivados convertíveis serem efetivamente convertidos:
The expected impact of this would be an incremental $643.1 million in book value, and an incremental 114.6 million of shares outstanding. Assuming such conversion and exercise, pro forma book value would be $911.3 million, and diluted shares outstanding would be 155.2 million, resulting in book value per share of $5.87, as compared to $5.91 as of March 31, 2022, and $6.51 as of December 31, 2021. The $5.25 per share cash exercise feature of 68.5 million Series B warrants will expire on August 25, 2022.
Sendo a Acacia uma espécie de gestora de participações sociais, é natural que seja avaliada perto do valor contabilístico por ação, que é $5,87, mas com algum desconto de holding, tal como acontece por exemplo com a Sonae SGPS.
Neste momento o desconto está nos 23,6% porque o valor das holdings (algumas empresas biotecnológicas cotadas, outras não cotadas) tem diminuído com a quebra no mercado em geral.
2ª – Nestes casos a play teria sempre necessariamente a ver com uma diminuição do desconto e aumento efetivo do valor contabilístico por ação, que por sua vez depende de uma carteira diversificada de ações e outros investimentos. O valor dessa carteira depende da evolução dos fundamentais dos negócios que a compõem e para mim seria difícil avaliar e acompanhar esses negócios, especialmente os que não são cotados. De qualquer modo, à partida, não sinto confiança que essa carteira de investimentos possa valorizar 1.000%…
3ª – Isto porque o track record é negativo. Neste aspeto a Acacia Research não é nada parecida com a Berkshire Hathaway.
Em toda a sua história a Acacia tem um prejuízo acumulado de $316,5 M e só tem um capital próprio positivo porque os investidores têm lá posto muito capital ao longo dos anos.
Olhando para o gráfico acima poderia pensar-se que se esta ação já foi duas vezes até aos $40 e tal, porque não uma terceira?
Porque a Acacia atual não tem nada a ver com a que proporcionou aquelas subidas no passado… por exemplo, em 2011 a Acacia era uma empresa tecnológica com patentes que licenciava, um modelo de negócio muito diferente do atual.
Conclusão
A Acacia Research está fora da corrida pela 2ª vaga no TOP5 Tenbagger.