Acacia Research não passou na 2ª triagem

Na sexta-feira passada identifiquei as 25 candidatas à 2ª vaga no TOP5 Tenbagger:

Para obter estes 25 nomes fiz uma primeira triagem – necessariamente superficial – aos fundamentais de cada empresa.

Hoje vou iniciar a 2ª triagem, despendendo cerca de duas horas com cada ação.

A primeira da lista é a Acacia Research, que parece ser uma gestora de capital focada em adquirir negócios subavaliados:

Acacia Research não passou na 2ª triagem 1 - Borja On Stocks

À primeira vista a Acacia parece ser uma Berkshire Hathaway em ponto pequeno, o que é deveras interessante, mas não foi isso que a fez passar a primeira triagem: foi o facto de, segundo a Refinitiv, a 31 de março de 2022, ter uma posição de net cash de $403,8 M, o que compara com o valor de mercado atual nos $153,6 M.

Como é que é possível uma empresa valer apenas 38% do valor que tem em ativos líquidos, depois de descontada toda a sua dívida financeira?

A situação parece ser de subavaliação extrema pelo se justificam as fortes compras de ações próprias:

Acacia Research não passou na 2ª triagem 2 - Borja On Stocks

Apesar da aparente subavaliação, a ação está mais perto do mínimo histórico do que do máximo:

Acacia Research não passou na 2ª triagem 3 - Borja On Stocks

O que se passa?

Passam-se três coisas que me fazem afastar a Acacia Research da corrida pela 2ª vaga do TOP5 Tenbagger:

– Tem uma carrada de “lixo” no balanço: warrants de série A, série B e ações preferenciais convertíveis.

Para ajudar os investidores a compreender uma situação extraordinariamente complexa a Acacia fornece o valor contabilístico por ação no caso de todos os instrumentos derivados convertíveis serem efetivamente convertidos:

The expected impact of this would be an incremental $643.1 million in book value, and an incremental 114.6 million of shares outstanding. Assuming such conversion and exercise, pro forma book value would be $911.3 million, and diluted shares outstanding would be 155.2 million, resulting in book value per share of $5.87, as compared to $5.91 as of March 31, 2022, and $6.51 as of December 31, 2021. The $5.25 per share cash exercise feature of 68.5 million Series B warrants will expire on August 25, 2022.

Sendo a Acacia uma espécie de gestora de participações sociais, é natural que seja avaliada perto do valor contabilístico por ação, que é $5,87, mas com algum desconto de holding, tal como acontece por exemplo com a Sonae SGPS.

Neste momento o desconto está nos 23,6% porque o valor das holdings (algumas empresas biotecnológicas cotadas, outras não cotadas) tem diminuído com a quebra no mercado em geral.

– Nestes casos a play teria sempre necessariamente a ver com uma diminuição do desconto e aumento efetivo do valor contabilístico por ação, que por sua vez depende de uma carteira diversificada de ações e outros investimentos. O valor dessa carteira depende da evolução dos fundamentais dos negócios que a compõem e para mim seria difícil avaliar e acompanhar esses negócios, especialmente os que não são cotados. De qualquer modo, à partida, não sinto confiança que essa carteira de investimentos possa valorizar 1.000%…

– Isto porque o track record é negativo. Neste aspeto a Acacia Research não é nada parecida com a Berkshire Hathaway.

Em toda a sua história a Acacia tem um prejuízo acumulado de $316,5 M e só tem um capital próprio positivo porque os investidores têm lá posto muito capital ao longo dos anos.

Olhando para o gráfico acima poderia pensar-se que se esta ação já foi duas vezes até aos $40 e tal, porque não uma terceira?

Porque a Acacia atual não tem nada a ver com a que proporcionou aquelas subidas no passado… por exemplo, em 2011 a Acacia era uma empresa tecnológica com patentes que licenciava, um modelo de negócio muito diferente do atual.

Conclusão

A Acacia Research está fora da corrida pela 2ª vaga no TOP5 Tenbagger.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão