Abbott Laboratories no combate à Covid-19

Boa tarde, caros subscritores.

Seguindo a lista das maiores empresas do SP 500, cheguei à Abbott Laboratories, uma empresa que atingiu um nível recorde de vendas em 2020 graças aos seus testes de diagnóstico para a Covid-19…

Abbott Laboratories - receitas relacionadas Covid19

… e por isso, as cotações subiram quase 100% desde o mínimo de Março:

Gráfico de um ano das ações da Abbott Laboratories

Apresentação

Em 1888 (há 133 anos), o Dr. Wallace Calvin fundou a Abbott Alkaloidal Company, uma empresa que fabricava alcalóides. Em 1915 mudou o nome para Abbott Laboratories. Actualmente, a empresa tem como principal negócio a descoberta, o desenvolvimento, a fabricação e a venda de produtos de saúde (dispositivos médicos, fármacos, produtos nutricionais, etc.) para consumidores…

… e para profissionais de saúde:

O presidente tem uma visão de longo prazo, e pretende tornar os seus produtos acessíveis a uma grande parte da população:

Os segmento de negócio são quatro: produtos nutricionais…

… soluções de diagnóstico…

… produtos farmacêuticos…

… e dispositivos médicos:

OS EUA respondem por quase 40% da Receita da empresa; o maior segmento é o dos dispositivos médicos, que em 2020 foi quase superado pelo segmento das soluções de diagnóstico, que cresceu 40,1%…

… graças à procura mundial por testes de diagnóstico para a Covid-19:

Principais Accionistas

Entre os principais accionistas só há grandes fundos:

Abbott Laboratories - principais acionistas

Gráfico de Longo Prazo

Houve ali uma década sem grande crescimento (2000-2010), mas antes e depois a subida foi enorme:

Gráfico de longo prazo das ações da Abbott Laboratories

Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

A empresa vale $227 B (houve um salto enorme nos últimos 5 anos):

Evolução da capitalização bolsista e valor de mercado da Abbott Laboratories

Informação Financeira

Aquela quebra da Receita em 2011…

… deveu-se ao spin-off

Abbott Labs to Split Into 2 Companies

… que deu origem, em 2012, à AbbVie:

A Abbott anunciou hoje que AbbVie será o nome da nova empresa farmacêutica independente dedicada a produtos de pesquisa e que deve iniciar suas operações por volta do final de 2012.

O Lucro Líquido tem lateralizado, nos últimos 10 anos:

O valor actual do Capital Próprio e o EBITDA esperado para 2021 ($11 B) suportam bem a Dívida Financeira Líquida ($14B):

Desenvolvimento

Já antes da pandemia, o Price-to-Sales estava elevado, acima da média…

… e o dívidend yield situava-se nos níveis mais baixos das últimas décadas (entre 2010 e 2012, acima de 6%, teria sido bom apanhar esta acção):

A acção está cara porque o Grupo espera crescer 35% em 2021, atingindo (pelo menos) $5,00 de EPS21 (adjusted diluted)…

… em linha com o esperado pelos analistas, estando o PER25 situado nos 17:

Conclusão

A Abbott Laboratories é uma empresa madura e saudável que aproveitou bem a procura mundial por teste de diagnóstico para a Covid-19. Como tal, as acções subiram, estando acima dos níveis passados, embora o PER21 de 25 não seja exageradamente alto.

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

 

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do BorjaOnStocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O BorjaOnStocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site BorjaOnStocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Deixe uma resposta

Preparado para INVESTIR nas MELHORES AÇÕES?