3D Systems

1. O Movimento

A 3D Systems subiu 194 bags, desde o mínimo de $0,5 em outubro de 1992 até ao máximo de $97,28 em janeiro de 2014:

3D Systems 1 - Borja On Stocks

A ação lateralizou entre os anos de 1992 e 2009, por isso penso que será mais útil considerar o movimento desde o mínimo de março 2009, nos $1,25, que deu 78 bags.

2. Descrição do Negócio

Há mais de 30 anos, a 3D Systems trouxe a inovação da impressão 3D para a indústria de transformação. Hoje, como empresa líder em soluções de Addictive Manufacturing, ela capacita os fabricantes a criar produtos e modelos de negócios nunca antes possíveis através de fluxos de trabalho transformados. Isso é alcançado com o melhor ecossistema de fabrico digital da empresa – composto por impressoras 3D de plástico e metal, materiais de impressão, serviços de fabrico a pedido e um portefólio de software de fabrico de ponta a ponta. Cada solução é alimentada pela experiência dos engenheiros de aplicação da empresa que colaboram com os clientes para transformar os ambientes de fabricação. As soluções da 3D Systems abordam uma variedade de aplicativos avançados para protótipos através da produção em mercados como aeroespacial, automóvel, médico, odontológico e bens de consumo. Mais informações sobre a empresa em www.3dsystems.com.

3. Situação Fundamental no Fundo de 2009

3D Systems 2 - Borja On Stocks

4. Situação Fundamental no Topo

3D Systems 3 - Borja On Stocks

5. História breve

No fundo de 2009 a 3D Systems era uma empresa de crescimento moderado (o CAGR das receitas da década anterior era de 3,5%), e tinha prejuízos anuais relativamente pequenos ao nível do Resultado Líquido. O Balanço era saudável, com um Net Cash de $22 M e a valorização era baixa para uma empresa numa indústria de crescimento como a impressão 3D, uma vez que o price to sales ratio era de apenas 0,6 e o price to book value de 0,8.

Entre 2008 e 2013, a receita multiplicou-se por 3,7 times (29,8% CAGR), o EBITDA cresceu de $1,2 M para $98 M e a empresa passou de prejuízos de $6,2 M para $44 M de lucro em 2013. A valorização disparou para um múltiplo de vendas de 19 e um PER de 217 e esse foi o topo.

6. Conclusão

A 3D Systems tinha uma receita significativa ($139 M) numa indústria de crescimento, sem dívida e múltiplos de valorização baixos. Quando a receita finalmente aumentou significativamente a empresa começou a dar lucro (e um lucro em crescimento) e os investidores ficaram muito entusiasmados, esticando o múltiplo de vendas e de lucros para níveis extremamente elevados. A 3D Systems não acompanhou estas expectativas inflacionadas (de facto voltou a perder dinheiro) e a ação voltou a descer.

3D Systems 4 - Borja On Stocks

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão