2ª visita à Sonos

1. Contexto Histórico

Regressado de férias estive a fazer uma ronda pelos gráficos de todas as ações já analisadas no BoS e realmente houve muitas que caíram significativamente, porém também houve algumas, poucas, que se destacaram pela positiva. Tomei nota dos desenvolvimentos, embora atualmente e depois de 23 anos a analisar ações, tenha tendência para desconsiderar as oscilações de curto prazo.

Fiquei curioso sobre os motivos de certos movimentos, nomeadamente o da Sonos, que subiu 21,5% nas últimas seis sessões…

2ª visita à Sonos 1 - Borja On Stocks

…enquanto que o Russell 2000 desceu 2,2% no mesmo período.

De qualquer modo o meu plano era (e é) fazer uma revisão a todas as holdings dos TOPs do BoS (Lisboa, Amesterdão, Paris e Nova Iorque) pelo que me pus a estudar informação adicional sobre a iRobot, a próxima da lista no US. Ao ler a seguinte apresentação…

…deparei-me com um novo sinal a apontar para a Sonos:

2ª visita à Sonos 2 - Borja On Stocks

A seguir à Apple, a Sonos é a empresa com mais patentes do mundo, o que é extraordinário para uma empresa que atualmente vale apenas $1 266 M.

Posto isto, fui reler a análise inicial à Sonos, que foi escrita no dia 12 de abril de 2019, quando a cotação estava exatamente no mesmo sítio em que está agora:

2. Perspetivas

A análise não foi lá muito simpática, essencialmente por três motivos:

– O John MacFarlane, que fundou a empresa, parecia estar de partida e a vender as suas ações

Efetivamente, nessa análise ele ainda tinha 7,22 milhões de ações, ou 7,16% do capital e agora já só tem…

2ª visita à Sonos 3 - Borja On Stocks

… 4,97 milhões, ou 4,73% do capital. Parece-me evidente que ele está de partida e vendedor de toda a sua posição. Mas, será que esta é uma má notícia? É que desde a fundação e durante a sua liderança a Sonos acumulou um Prejuízo de $203,6 M.

Possivelmente, pelo menos neste caso, depois dos empreendedores terem desenvolvido a empresa, talvez seja acertado entregá-la a gestores profissionais que consigam pô-la a dar dinheiro.

– A empresa só dava Prejuízo

Em 2013 a Sonos obteve Receitas de $441,9 M e um Lucro de $8,5 M. Cinco anos mais tarde, em 2018, obteve Receitas de $1 137 M e um Prejuízo de $15,6 M. Ou seja, as Vendas anuais aumentaram 157% e o Lucro em vez de aumentar também, passou a Prejuízo, o que é muito estranho.

Isto tornou a Sonos algo desinteressante para mim, porém, ao ler três novas informações, a carta aos acionistas do novo CEO da Sonos, Patrick Spence, referente aos resultados do 3º trimestre onde refere…

«Revenue from the sell-in of our technology modules to IKEA primarily drove 221% growth in our “other” category.»

…e as primeiras reviews dos novos produtos à venda na IKEA…

…que já estão à venda em Portugal…

…e ainda a previsão de Lucro já neste ano de 2019…

2ª visita à Sonos 4 - Borja On Stocks

…mudaram a minha perspetiva. O crescimento das Receitas é muito acelerado e os números trimestrais começam a passar de negativos a positivos…

2ª visita à Sonos 5 - Borja On Stocks

…pelo menos ao nível do EBITDA. A Sonos tem um montante em Caixa e Equivalentes de $338,3 M e uma Dívida Financeira de apenas $11,7 M, pelo que o Net Cash é positivo em $326,6 M. Os Prejuízos do passado não significaram uma deterioração do Balanço, pois foram financiados com capital próprio.

– A concorrência da Amazon, Apple e Alphabet (AAA)

Como sabemos estas são três das maiores empresas do mundo e também têm as suas soluções para som wireless em várias divisões da casa. É sempre difícil ir contra estes gigantes, por outro lado, por estarem demasiado diversificados, não ganham todas as batalhas… e eu já errei por dar demasiada importância à concorrência da AAA, especialmente no caso da Roku.

A Sonos tem vindo a aumentar as suas Receitas de forma muito expressiva e agora esta parceria com a IKEA poderá dar-lhe uma grande notoriedade junto do grande público a nível global. O CEO diz que estes produtos lançados com o IKEA poderão ser a porta de entrada de clientes para soluções mais sofisticadas de som e home theaters, nomeadamente as que são controladas por voz, tais como o Sonos One e o Sonos Beam.

Eu sou daqueles que há anos que não tem aparelhagem de som em casa (ainda não consegui adaptar-me às novas formas de ouvir música, fiquei parado nos CDs) e era capaz de comprar pelo menos dois destes candeeiros/coluna para pôr no quarto. E depois posso escolher a música no telemóvel? Grrr, não percebo nada disso, mas a Catarina percebe…

3. Conclusão

Esta 2ª visita à Sonos foi mais positiva, porém preciso de mais tempo para estudar melhor a empresa, nomeadamente ler o 10-K na sua plenitude, ouvir a conference call (as tarifas sobre a Sonos – que também produz tudo na China – vão começar a 1 de setembro de 2019 e quero tentar discernir o impacto) e estudar mais algumas informações para ter um quadro mais completo e seguro, antes de possivelmente recomendá-la para o TOP20 Small Caps US.

2ª visita à Sonos 6 - Borja On Stocks

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Outras análises à mesma empresa

Análises Relacionadas

ANÁLISES MAIS RECENTES

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão