Resultados 2020: OCI

1. Contexto

A OCI já foi analisada num total de 9 vezes desde janeiro de 2017:

Análises às ações da OCI

Desde a última análise, o principal acionista – Nassef Sawiris – aumentou a sua posição no capital da empresa…

…porém o seu irmão – Samih Sawiris – diminuiu consideravelmente. A posição do Bill Gates continua inalterada, sendo que agora é o terceiro maior acionista.

2. Resultados

Os analistas apontavam para os $3.275 M de vendas e para um prejuízo de $117 M.

Q4 2020 Results Report

As vendas alcançadas foram de $3.474 M e o prejuízo foi de $90,8 M.

3. Pontos Positivos

O volume de vendas dos produtos produzidos aumentou 23%:

Conteúdo Exclusivo a Subscritores



O outlook para o mercado do metanol, que representou 21% do total de vendas de 2020, é positivo…

…e os preços já quase triplicaram em comparação a junho de 2020:

O preço do Azoto já subiu mais de 30% desde o início de 2021:

A OCI refinanciou parte da dívida e aponta para uma poupança na ordem dos $32 M anuais:

Apesar do prejuízo apresentado, a dívida líquida diminuiu $331,5 M:

Esta situação foi possível porque ao longo de 2020 os investimentos na produção foram de $260 M (em linha com os investimentos realizados em 2019), enquanto os fluxos de caixa operacionais foram de $618 M, o que contrasta com os $337,5 M de 2019. Esta situação é explicada pelo prejuízo de 2020 ter sido muito menor ($94 M) em comparação ao apresentado em 2019 ($300 M).

4. Pontos Negativos

Em termos anuais os preços dos produtos comercializados pela OCI diminuíram significativamente:

Porém, em comparação com o terceiro trimestre de 2020 os preços já começaram a subir e reparem no aumento do preço do gás natural na Europa!

Ao contrário do que seria de esperar, o prejuízo ajustado imputável aos acionistas da empresa foi superior ao reportado (tendo em conta os interesses minoritários o prejuízo foi de $94 M enquanto o prejuízo sem os interesses minoritários foi de $177,7 M):

Ao longo do quarto trimestre as empresas nos Estados Unidos estiverem parcialmente fora de serviço:

5. Perspetivas

A gestão apresenta um outlook para os diferentes tipos de produtos comercializados, mas não apresenta números concretos para o total do negócio. As estimativas dos analistas são as seguintes:

Ao longo dos anos já deu para perceber que os analistas pecam bastante nas provisões da OCI que apesar de não possuir um negócio complexo, está dependente de inúmeros fatores globais de quase impossível previsão.

6. Conclusão

O balanço melhorou, a capacidade produtiva aumentou, o PER21 é 26 e as vendas aumentaram. Porém, a OCI é extremamente dependente de múltiplos fatores externos que conseguirão ser entendidos, acompanhados e projetados apenas por analistas especialistas na área.

7. Comentário do César

A OCI é uma cíclica que eu não consegui aguentar no último downturn, porque esperava um double dip macroeconómico, que aparentemente não irá acontecer, pelo menos não este ano.

Como explica o Artur, os fundamentais da OCI dependem muito mais de externalidades (preços de mercado das matérias primas produzidas) do que da capacidade da equipa de gestão.

Para acertar na direção futura da OCI seria necessário prever acertadamente a evolução dos preços do metanol, ureia, amoníaco, etc.

Penso que tenho de colocar a OCI no saco das “cíclicas complexas” e provavelmente descartá-la para sempre, ou pelo menos até ter acesso às análises dos especialistas nestes produtos/mercados.

8. Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do BorjaOnStocks. 

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O BorjaOnStocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação. 

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site BorjaOnStocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

análises relacionadas

Deixe uma resposta