Portugal e a Vantagem de ser Pequeno

Portugal, com 10,3 milhões de habitantes, é o 89º país mais populoso do mundo e a economia portuguesa é a 47ª maior do mundo.

A pequenez relativa do nosso mercado interno tem duas desvantagens principais para os investidores em ações:

– As empresas nacionais que não conseguem penetrar nos mercados externos têm um potencial de expansão limitado;

– A bolsa de valores de Lisboa, à imagem do País, é pouco atraente para os investidores, pois faltam-lhe muitos setores e escasseiam as oportunidades de investimento verdadeiramente atrativas.

Estas duas desvantagens podem ser desmotivadoras para a generalidade dos investidores, porém ser pequeno também pode ser uma vantagem!

E se nós, portugueses, conseguíssemos ir ao resto do mundo buscar um niquinho que fosse da sua vastíssima riqueza? Isso teria um impacto desproporcional e muito positivo na nossa riqueza.

E se atacássemos logo a maior economia e mercado do mundo, os Estados Unidos, com a nossa flexibilidade, a nossa humildade, o nosso trabalho e o nosso conhecimento?

E se reclamássemos um pouco do sonho americano para nós?

Felizmente, estas ideias já não são apenas um sonho, pois começámos a implementá-las há cerca de um ano e meio no Borja on Stocks US, tendo até à data publicado 264 análises e recomendações a ações americanas. Este esforço teve o seguinte resultado para os Subscritores que seguiram as nossas recomendações:

Performance das Ações Americanas recomendadas versus índice americano Russell 2000

Nota: atualizado a 4 de setembro de 2020 e medido em USD

+68,2% de retorno total (taxa média anual de 45%) contra um retorno de -2,8% do benchmark Russell 2000.

Atualmente o Borja on Stocks US tem 499 Subscritores e imaginando que em média cada um investe com 30 mil euros (na realidade não temos ideia acerca de quanto é que cada um investe), isso dá apenas cerca de 15 M€, ou seja, somos um micróbio no meio do mercado americano. Nem sequer contamos… nem sequer nos vêem!

Para “eles” praticamente não existimos, mas esta iniciativa é muito importante para nós, pequenos investidores portugueses.

E você, quer ser o Subscritor número 500? Quer reclamar para si uma minúscula parte do sonho americano?

Portugal e a Vantagem de ser Pequeno 1 - Borja On Stocks

 

 

 

 

 

Obrigado pela atenção, cumprimentos!

César Borja – Analista de Ações Independente

 

:

Resultados passados não são garantia de resultados futuros. 

Os investimentos em ações contém risco e não são apropriados para todos os perfis de investidor. As ações podem descer e os dividendos também. Os investimentos em ações individuais podem gerar perdas.

O Borja on Stocks não é regulado pela CMVM e não dá aconselhamento personalizado. Se necessitar de aconselhamento personalizado consulte um profissional devidamente autorizado pela CMVM.

César Borja é Licenciado em Economia pela Lisbon School of Economics and Management (ISEG) e está inscrito no CFA Program, tendo passado no exame de nível I e seguindo o código de ética e padrões de conduta profissional do CFA Institute.  

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Artigos Relacionados

Padroes das Acoes que sobem 1000 mockup

Ebook grátis

Qual é a probabilidade de uma ação valorizar 1000%, ou seja, ser uma 10-bagger? Descubra no ebook.

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão