O grande objetivo na viagem à Conquista da Euronext é encontrar as melhores ações da Euronext para criar o Portfolio TOP50 Euronext, que será uma junção do já existente Portfolio TOP10 Lisboa com o TOP10 Amesterdão, TOP10 Bruxelas e TOP20 Paris. O Portfolio TOP50 Euronext será integralmente composto por ações cotadas na Euronext e terá objetivos de investimento a longo prazo, com poucas transações, tipo, 3 ou 4 por mês;
Focando-me nesse objetivo, decidi apontar baterias à Euronext Amesterdão. No artigo O Peso de Lisboa na Euronext referi que existiam 141 empresas cotadas em Amesterdão, porém após filtragem cuidada, fiquei com apenas 86 ações que valem a pena analisar no âmbito da construção do Portfolio TOP10 Amesterdão.
É que, lá como cá, há ações que não são negociadas há uns tempos, ou ainda que tenham sido, têm uma liquidez média inferior a €1.000 por dia, por isso nunca poderiam pertencer ao Portfolio TOP10 Amesterdão, portanto nem vale a pena analisá-las.
Das 86 ações que ficaram há alguns nomes sonantes, tais como: Ajax, ASML Holdings, Altice, Heineken, ING Groep, Arcelormittal, Philips, Randstad, Royal Dutch Shell, TomTom e Unilever, mas desconheço a maior parte das empresas.
Vou tentar analisar pelo menos uma ação holandesa por dia.
Acompanhe esta iniciativa na secção Euronext Amesterdão.
Obrigado pelo seu interesse,
César Borja