Estratégias de Investimento e Perfis de Risco

Caro Leitor,

O principal objetivo de todos os investidores é ganhar dinheiro, porém temos vários parâmetros (capital inicial, experiência, capacidade mental e financeira de assumir perdas, horizonte temporal, etc.) que fazem com que os investidores difiram entre si.

Assim sendo, no mercado temos vários tipos de investidores com diferentes perfis de risco e que utilizam diferentes estratégias de investimento.

Qual a diferença entre investidores particulares e institucionais?

No mercado acionista podemos dividir todos os investidores em dois grandes grupos:

  • Investidores Particulares (Retail Investors) – Pessoas singulares que operam no mercado acionista habitualmente com os seus próprios fundos e para o seu próprio proveito. Este tipo de investidor gere os seus fundos.
  • Investidores Institucionais (Institutional Investors) – Pessoas coletivas como fundos de pensões, fundos de investimento, bancos, hedge funds, seguradoras, etc. São companhias ou organizações que investem os fundos de terceiros. Os investidores institucionais investem billions e trillions.

Quais as principais estratégias de investimento?

Cada um de nós pode adotar uma estratégia de investimento passiva, ativa, ou então um mix das duas.

Estratégia de Investimento Passiva

Provavelmente você sabe que pode investir no índice S&P500, Nasdaq-100, Nasdaq Composite, PSI, Russell2000, DAX, etc. Para isso basta adquirir um ETF que segue o desempenho de um índice, mercadoria, obrigação ou composição de produtos. Este é o tipo de investimento mais apropriado para os investidores que escolhem uma estratégia de investimento passiva.

Estratégia de Investimento Ativa

Os investidores que escolhem uma estratégia de investimento ativa almejam obter um retorno superior ao retorno médio do mercado. Para ultrapassar o mercado não podemos investir na média, ou seja, não podemos investir em ETF’s. Este tipo de estratégia exige um estudo mais detalhado e profundo das ações individuais que visa escolher aquelas que proporcionarão um retorno superior.

Um investidor que tenha investido no índice Russell2000 a 15 de abril de 2019 estaria a ganhar 27,2% à data de 15 de abril de 2022. Um investidor que tenha replicado a estratégia ativa do Borja On Stocks estaria agora a ganhar 84,2%:

Estratégias de Investimento e Perfis de Risco 1 - Borja On Stocks

Perfis de Risco

As designações mais comuns para o perfil de risco são: conservador, moderado e arrojado/agressivo. O seu perfil de risco dependerá da idade, da experiência nos mercados financeiros, da necessidade de articular as decisões com a família, das poupanças existentes, do tempo livre que conseguirá despender aos investimentos, dos objetivos, da capacidade financeira de assumir perdas e de vários outros fatores.

Um investidor de 25 anos, casado, com um filho e um crédito hipotecário tem um perfil de risco diferente de um investidor não casado que mora com os pais. Mesmo que ambos tenham a mesma vontade de correr riscos, a capacidade financeira de assumir perdas do primeiro é inferior à do segundo.

Os meus apontamentos mostram que em março de 2020 o meu portfólio perdeu 42% do seu valor inicial, certamente que um investidor conservador não está preparado para uma contração deste género.

Conservador

Este investidor não está disposto ou tem muita dificuldade em ver o seu capital diminuir. Esta situação pode ser explicada por um curto horizonte de investimento, por um capital investido relativamente baixo ou pela falta de experiência nos mercados financeiros. Este investidor procura obrigações, depósitos bancários ou ações de empresas sólidas conhecidas por todos. Alguns dos investimentos escolhidos apresentam rentabilidades nominais positivas, porém a sua rentabilidade real é negativa por causa da inflação.

Moderado

O investidor está disposto a assumir o risco de perda de capital em troca de um prémio que aumentará a rentabilidade. Este investidor faz uma gestão do seu portfólio onde inclui ações e obrigações. As ações potenciam os ganhos em fases expansionistas e as obrigações atenuam as perdas em momentos de crise. O investidor já tem alguma experiência de bolsa e percebe como esta funciona.

Agressivo ou Arrojado

Para além de comprar ações de empresas mais arriscadas e menos conhecidas, estes investidores costumam alavancar os seus investimentos. Esta situação aumenta os potenciais ganhos, mas também aumenta a probabilidade de ruína. Aqui falamos de investidores experientes que percebem os diversos mecanismos existentes na bolsa.

O perfil de risco é importante?

Os seus objetivos estão condicionados pelo risco que você está disposto a assumir. Se investe apenas em obrigações e depósitos bancários não pode esperar uma rentabilidade anual de 10% ao ano. Caso invista apenas em ETF’s não deverá obter uma rentabilidade anual superior a 10%/12% no longo prazo. Todos nós sabemos que por norma, quanto maior o risco, maior a potencial rentabilidade.

Como aumentar a tolerância ao risco?

Nós já escrevemos sobre os passos que precisa de dar antes de investir em ações:

Estratégias de Investimento e Perfis de Risco

Se der estes passos, a sua tolerância ao risco aumentará porque terá uma maior capacidade financeira de suportar as eventuais perdas que poderão acontecer no futuro.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender ações.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objetivos de cada um Subscritores do Borja on Stocks.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Borja on Stocks e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Borja on Stocks. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Borja on Stocks.

Artigos Relacionados

Download ebooks grátis

e-books sobre Investimento em Ações

Cinco e-books inspiradores e informativos sobre investimentos em ações

Bem-vindo de volta!

Recupere a sua palavra-passe

Por favor, insira o seu nome de utilizador ou email para redefinir a sua palavra-passe.

Iniciar sessão